Groaíras: Artista 'Tata Arrasa' lançará blog cultural no dia 3 de junho, às 19h, no Centro Cultural João Batista Feijão

🔺CLIQUE PARA AMPLIAR
FONTE DA MATÉRIA ORIGINAL:http://www.correiodasemana.com.br/ 

Existem mais motos que pessoas habilitadas no Ceará

Sobral tem uma frota de automóveis é 74.354, sendo que desses 37.048 são motos e apenas 40.131 são habilitados, de acordo com os dados oficiais do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-CE). Não é apenas no Interior que o fato ocorre, apesar de registrar o maior crescimento de frota. Em dez anos, a frota da Capital cresceu 108,52%, já a do Interior atingiu 240,84%. Esse crescimento não tem acompanhado as habilitações expedidas pelo Órgão. Para os 2.453.124 veículos registrados até maio deste ano, existem apenas 1.593.949 habilitados em todo o Estado.

Na Zona Norte do Estado, a Santa Casa de Misericórdia de Sobral, responsável por atender os municípios da Região, realizou, em 2015, cerca de 40 mil atendimentos na Emergência. Desses, 30% (aproximadamente 12 mil) foram ocasionados por acidentes de moto. De acordo com o coordenador da Emergência Adulta da Santa Casa, Jeferson Ponte, o aumento do número de acidentes é atribuído ao fato de não haver cobrança do uso de capacete na grande maioria dos municípios vizinhos. Além da falta de uso do capacete há também a ausência de habilitação. Dos 12 mil acidentes com motociclistas registrados pela Santa Casa, em 70% o maior impacto sofrido pelo envolvido é na cabeça.

Fechamento das unidades da "Farmácia Popular do Brasil" já causa preocupação aos moradores no Interior do Ceará

Iguatu/Sobral/Quixadá/Juazeiro do Norte. O Ministério da Saúde anunciou o fim do financiamento do programa “Farmácia Popular do Brasil”. Há em todo o país 393 unidades. No Ceará, são 27. A decisão foi da Comissão Intergestores Tripartite (CIT), que reúne representantes de estados, municípios e governo federal, a partir da competência de maio de 2017. Moradores das cidades onde há unidades mostram-se insatisfeitos com a medida e temem pagar mais caro por medicamentos básicos e de uso contínuo.
“O Ministério iria formar um grupo de estudo para definir um novo modelo de financiamento do programa, mas até agora não houve decisão”, frisou o secretário de Saúde de Iguatu, Marcelo Sobreira. “Inicialmente, iriam repassar os recursos para os municípios que fazem parte do programa, mas tudo indica que voltaram atrás”. Sobreira lamenta que o governo federal não quer mais manter a rede de Farmácias Populares. “É um grande programa social, que infelizmente tende a acabar”.

Secretaria da Agricultura de Cariré recebeu kits de irrigação por gotejamento, para os produtores rurais da agricultura familiar

🔺Da esquerda à direita: secretário do Meio Ambiente, Adauto Araújo; secretário da Agricultura, Romualdo Teles; vereador Eduardo Miranda, representando a Câmara Municipal de Cariré, exibem os kits de irrigação da agricultura familiar.

Os produtores rurais da agricultura familiar do município de Cariré foram contemplados com 100 kits de irrigação por gotejamento compostos cada um por 01 (uma) caixa d`água de 500L e todo o equipamento necessário para irrigar áreas de 500m². 

Os beneficiários farão a escolha das culturas a serem exploradas e receberão assistência técnica e gerencial por parte desta secretaria. Consideramos mais uma conquista para os produtores rurais do nosso município, para uma melhor convivência com o semiárido, promovendo a geração de emprego, renda, segurança alimentar e melhoria da qualidade de vida das famílias beneficiadas.

Referidos kits são objetos do contrato de cessão de uso, assinado pelo Prefeito Elmo Aguiar, junto a Superintendência Federal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Ceará, os quais já foram recebidos nesta data pela Secretaria de Agricultura de Cariré. Os beneficiários cadastrados devem comparecer na Secretaria de Agricultura para o agendamento da entrega dos kits.