STDS de Cariré promove a cerimônia de abertura do Curso de Mecânica de Motos do 'Programa Primeiro Passo' do Centro de Políticas Públicas de Juventude



A Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) de Cariré em parceria com o Governo do Ceará / Centro de Políticas Públicas de Juventude - Programa Primeiro Passo e Sociedade Para o Bem-Estar da Família (SOBEF) promoveu na última segunda-feira (17/08), a cerimônia de abertura do Curso de Mecânica de Motos, dirigido aos jovens de 16 a 24 anos, estudantes da rede pública de ensino, que estão cursando o Ensino Fundamental (8º ao 9º ano) Educação Especial, Ensino Médio ou que já tenham concluído o Ensino Médio.

O Curso de Mecânica de Motos tem ainda como objetivo capacitar jovens em condição de vulnerabilidade social para conquistar sua primeira oportunidade no mercado de trabalho. O jovem bolsista matriculado no referido curso receberá uma 'Bolsa Capacitação' no valor de R$ 100,00 mensal, auxílio transporte, material didático, fardamento padronizado do curso, lanche e certificado de 240h/aula (85% de frequência).

Segundo consta do cronograma do Curso de Mecânica de Motos, no período de 24 a 28 de agosto/2015, o jovem bolsista deverá comparecer ao Programa Primeiro Passo para a validação do perfil de bolsista, munido com os comprovantes de abertura de conta, declaração escolar atualizada e cópia dos documentos utilizados para o cadastro online dos jovens contemplados.

Já para o dia 20 de setembro/2015, a Entidade Executora entregará ao Programa Primeiro Passo, a primeira frequência para gerar o pagamento de Bolsa.

VEJA MAIS FOTOS DA ABERTURA DO CURSO, CLICANDO NO LINK ABAIXO:
https://www.facebook.com/media/set/?set=a.921199431286178.1073742022.100001883903125&type=3 

ACCOCA promove reunião para implantação de usina de beneficiamento do leite e a criação de cooperativa



No último dia 14 de agosto, às 20:00 horas, foi dado o 'ponta pé' inicial para a criação da primeira Usina de Beneficiamento do Leite da cidade de Cariré-CE. É que a Associação dos Criadores de Caprinos, Ovinos e Bovinos de Cariré (ACCOCA) realizou em sua sede própria, uma ampla reunião com todos os seus associados, a qual contou ainda com as presenças do prefeito Antônio Martins, do vice-prefeito Elmo Roberto Aguiar, do presidente da Câmara Municipal de Cariré, Doriedes Honório de Sousa, acompanhado dos vereadores Ozir Moreira Alves, Nery Neto, além do secretário municipal da Infraestrutura, Cícero Amâncio, e de Eduardo Miranda, secretário de Transportes. 

A reunião foi coordenada pelo presidente da ACCOCA, agropecuarista Romualdo Teles.
A pauta da referida reunião abordou os seguintes assuntos: 1) Relatório sobre a visita à indústria de laticínios, no município do Crato-CE, com apresentação de slides, realizada pela consultura do SEBRAE/Sobral, Ângela Valéria. 2) Instalação da usina de laticínios e a criação da cooperativa. 3) Produção de ensilagem de pastagens, com apresentação de técnico do BNB/Sobral. 4) Palestra sobre custeio pecuário e investimento, dentre outros assuntos.
Estiveram realizando palestras informativas sobre custeio pecuário e investimento, o gerente geral do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), Alan Maia; o gerente de Negócios, José Ary; os agentes de Desenvolvimento do BNB, Sr. Lima, Lúcia Sobreira, além de Hugo Macário, analista empresarial do SEBRAE/Escritório Região Norte e Ângela Valéria, consultora do SEBRAE. Todos fizeram explanações sobre as linhas de crédito que o BNB oferece aos clientes e as formalidades necessárias para a liberação da linha de crédito para a criação da futura cooperativa e os investimentos disponíveis para a compra de equipamentos e materiais que deverão ser empregados no funcionamento da nova indústria de laticínios.

Pronunciamento do prefeito Antônio Martins
O prefeito municipal de Cariré, Antônio Rufino Martins, que também é agropecuarista, fez um importante pronunciamento dirigido aos associados da ACOCCA: "Estou junto com vocês nessa, pois a união faz a força e temos que funcionar com todas as engrenagens, a exemplo de uma máquina. Aqui em Cariré temos que agir como os produtores do município de Aurora, no Ceará, que começaram a usina de beneficiamento de leite com apenas 20 sócios. E nos dias de hoje é a maior indústria de laticínios do Brasil e uma das maiores do mundo".

Vale destacar ainda que no empreendimento de custeio para a formação da cooperativa da primeira usina de beneficiamento de leite na cidade de Cariré, o prefeito Antônio Martins vai entrar com três cotas.