Iniciadas ontem à tarde, as obras de restauração da antiga estação ferroviária da cidade de Cariré (CE)

FOTOS EXCLUSIVAS: Vicente J.Rodrigues / Cariré em Revista


Ontem à tarde, dia 01 de julho de 2013, finalmente foram iniciadas as obras de restauração da antiga estação ferroviária de Cariré, com parecer favorável do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). A empresa Ágape Construções e Incorporação será a responsável pela execução das obras, conforme licitação já aprovada, com recursos oriundos do IPTU e orçados no valor de R$ 58.184,25.
 
FOTOS EXCLUSIVAS: Vicente J.Rodrigues / Cariré em Revista

O projeto que foi enviado ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), pela Prefeitura Municipal de Cariré, através da Secretaria de Cultura e Turismo, prevê "a reconstrução da coberta, reposição de esquadrias em madeiras e recomposição de revestimento (pisos e paredes), procurando restaurar a feição original da edificação, conforme registros fotográficos". Memorial Descritivo e Justificativo da arquiteta e urbanista Elisângela Renault Lopes sugere que sejam restauradas as instalações elétricas e hidráulicas.

Vicente José Rodrigues (Autor/Redator/Editor/Repórter fotográfico)
Categoria efetivo (matrícula 408) da Associação Cearense de Jornalistas do Interior - ACEJI (http://www.acejiceara.xpg.com.br/
OBS: É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog, sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal Brasileiro.

Profissionais da saúde de Cariré (CE) participaram do Treinamento de Teste Rápido para Diagnóstico de HIV e Sífilis

FOTOS/DIVULGAÇÃO: Secretaria da Saúde de Cariré (CE)

Realizamos no dia 28 de junho, no auditório da Fábrica de Cultura de Cariré, um treinamento com todos os profissionais da saúde (enfermeiros e auxiliares de enfermagem), sobre  o Teste Rápido para Diagnóstico de HIV e Sífilis, o qual foi ministrado pelas técnicas da 11ª Coordenadoria Regional da Saúde (CRES) de Sobral, enfermeiras Silvinha e Carolina. O objetivo principal da realização dos testes é detectar e tentar diminuir os casos de sífilis congênita neste município, além de detectar novos casos de HIV.
                         
SAIBA MAIS SOBRE OS TESTES

Um teste rápido para detectar sífilis em 15 minutos, com uma  eficácia de mais de 90% foi produzido pelo  Instituto  de  Tecnologia  em  Imunobiológicos  da  Fiocruz  (Bio-Manguinhos). Sífilis é uma doença transmitida e sua principal via é por meio do contato sexual, embora existam exemplos de sífilis congênita de mãe para filho no útero ou durante o nascimento. Geralmente é tratada com antibióticos, mas, se o doente não for medicado terá sérias complicações no coração, cérebro e olhos ou levar à morte.
                   
Um teste rápido que confirma o diagnóstico do vírus HIV em 20 minutos será lançado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz),  Com os novos kits, o diagnóstico e a confirmação ocorrerão ao mesmo tempo. A expectativa é que o novo teste mude este comportamento, já que 40% da mortalidade por Aids no Brasil está relacionada à demora para o início do tratamento.

 AUTORA DA PAUTA DA MATÉRIA:
 Dra.Gláucia Barroso Pinheiro - enfermeira da Vigilância à Saúde da Secretaria da Saúde de Cariré (CE)








FOTO/ARQUIVO:Cariré em Revista 

Secretaria da Saúde de Cariré promoveu a Campanha de Vacinação Antirrábica Animal: vacinados 733 cães e 508 gatos

A Secretaria Municipal da Saúde realizou no dia 07/06/2013, a Campanha de Vacinação Antirrábica Animal Especial, a fim de garantir imunidade aos animais da sede do município. No dia “D” foram instalados quatro postos fixos: Campo de Aviação, Paraíso, Igrejinha, Bairro Fórum e uma equipe volante no Cariré Velho. Na semana subsequente, período de 10/06/2013 a 14/06/2013 equipes volantes realizaram a vacinação de pendências em suas respectivas áreas de atuação.
No dia “D” (07/06/2013) foram vacinados 341 cães e 158 gatos e, ao término da Campanha, foram vacinados 733 cães e 508 gatos.

FOTOS/DIVULGAÇÃO: Secretaria da Saúde de Cariré (CE)

Destacamos o excelente trabalho realizado pelos Agentes de Controle de Endemias que se dedicaram a essa campanha, sendo responsáveis pelo excelente resultado obtido, contribuindo para a proteção e promoção da saúde da população carireense. Lembrando que no final do ano haverá Campanha de Vacinação Antirrábica Animal Nacional e deverão ser imunizados os cães e gatos de todo o município de Cariré.

“É importante salientar que a população deve contribuir na proteção e promoção da saúde da comunidade e de seus animais, assumindo uma atitude de responsável pelo seu animal, oferecendo condições adequadas para o bem estar desses animais e, principalmente, não deixando os soltos nas ruas. A partir do momento que se adquire um cão ou gato, a pessoa torna-se responsável por ele e deve oferecer cuidados básicos de higiene, alimentação, saúde e acomodação. Animal nas ruas é sinônimo de abandono e risco a saúde da comunidade”.

AUTORA DO ARTIGO: 
Dra.Jaliana Holanda Nascimento dos Santos - médica Veterinária da Secretaria da Saúde de Cariré (CE).










FOTO/ARQUIVO: Cariré em Revista.