Profissionais da saúde de Cariré (CE) participaram do Treinamento de Teste Rápido para Diagnóstico de HIV e Sífilis

FOTOS/DIVULGAÇÃO: Secretaria da Saúde de Cariré (CE)

Realizamos no dia 28 de junho, no auditório da Fábrica de Cultura de Cariré, um treinamento com todos os profissionais da saúde (enfermeiros e auxiliares de enfermagem), sobre  o Teste Rápido para Diagnóstico de HIV e Sífilis, o qual foi ministrado pelas técnicas da 11ª Coordenadoria Regional da Saúde (CRES) de Sobral, enfermeiras Silvinha e Carolina. O objetivo principal da realização dos testes é detectar e tentar diminuir os casos de sífilis congênita neste município, além de detectar novos casos de HIV.
                         
SAIBA MAIS SOBRE OS TESTES

Um teste rápido para detectar sífilis em 15 minutos, com uma  eficácia de mais de 90% foi produzido pelo  Instituto  de  Tecnologia  em  Imunobiológicos  da  Fiocruz  (Bio-Manguinhos). Sífilis é uma doença transmitida e sua principal via é por meio do contato sexual, embora existam exemplos de sífilis congênita de mãe para filho no útero ou durante o nascimento. Geralmente é tratada com antibióticos, mas, se o doente não for medicado terá sérias complicações no coração, cérebro e olhos ou levar à morte.
                   
Um teste rápido que confirma o diagnóstico do vírus HIV em 20 minutos será lançado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz),  Com os novos kits, o diagnóstico e a confirmação ocorrerão ao mesmo tempo. A expectativa é que o novo teste mude este comportamento, já que 40% da mortalidade por Aids no Brasil está relacionada à demora para o início do tratamento.

 AUTORA DA PAUTA DA MATÉRIA:
 Dra.Gláucia Barroso Pinheiro - enfermeira da Vigilância à Saúde da Secretaria da Saúde de Cariré (CE)








FOTO/ARQUIVO:Cariré em Revista 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.