Encerrada ontem (16), a segunda oficina de formação do Programa de Educação contra a Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (PETECA)

FOTOS:VICENTE JOSÉ RODRIGUES

Foi realizada nos dias 15 e 16 de fevereiro, na sede da Secretaria Municipal da Educação, a segunda oficina de formação do Programa de Educação contra a Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (Peteca), com a participação de coordenadores pedagógicos de 14 escolas deste Município e de palestrantes convidados. O evento foi promovido pela Prefeitura Municipal de Cariré, por meio da Secretaria da Educação, e em parceria com o Programa de Educação contra a Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente(PETECA) e Projeto Ministério Público do Trabalho (MPT) na Escola.

A programação da citada oficina cumpriu a seguinte pauta:
Dia 15/02/2011:
- Credenciamento
- Apresentação do programa PETECA, pela sua coordenadora municipal, Irany Alves da Silva Sousa.
- Palestra sobre o PETI, pela sua coordenadora municipal, Jaqueline Dias Martins.
- Debate sobre o tema: "Piores formas do trabalho infantil".
- Exibição do DVD "Você viu a Rosinha?".
- "Os prejuízos do trabalho infantil para educação". Palestrante: Edite Maria Lopes Lourenço, secretária municipal da Educação.
- Palestra sobre o PROJOVEM e o CRAS, pela coordenadora dos mencionados programas, Carmiranda Miranda.

Dia 16/02/2011:
- Dinâmica: "Recordando a Infância".
- "Sistema de garantias dos direitos da criança e do adolescente". Palestrante: Ângela Maria Silva Ferreira, conselheira tutelar.
- "Os prejuízos do trabalho infantil para a saúde". Palestrante: Francisco Rosemiro Ximenes Guimarães Neto, mestre em Saúde Pública e secretário municipal da Saúde de Cariré.
- Apresentação de cartilha dramatizada pelos coordenadores pedagógicos: João Paulo, Diego, Alex, Adriana, Edileusa.
- Vídeo: "Vida Maria".
- Avaliação da oficina.

Segundo informações de Irany Alves da Silva, coordenadora municipal do Programa de Educação contra a Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (PETECA), "posteriormente, os coordenadores pedagógicos irão levar o conteúdo da sala de aula para os professores de suas escolas e, também, promover interação sobre o assunto, com as famílias dos alunos, nas etapas que sucedem o programa no município".

"Projeto Inclusão Digital ao Alcance da Comunidade" está funcionando na Escola de Ensino Infantil e Fundamental Inácia Rodrigues Moreira, de Cacimbas

FOTO:VICENTE JOSÉ RODRIGUES
É digno de registro e merece aplausos, o Projeto Inclusão Digital ao Alcance da Comunidade, o qual está funcionando na Escola de Ensino Infantil e Fundamental Inácia Rodrigues Moreira, na localidade de Cacimbas, Município de Cariré. A inclusão digital da comunidade educacional local está sendo possível, graças ao GESAC (Governo Eletrônico - Serviço de Atendimento ao Cidadão), implantado em 2003, pelo Governo Federal, mediante parceria entre Ministério das Comunicações e MEC/ProInfo.

Segundo informações do professor de Informática, Francisco Taciano de Aguiar, o Projeto Inclusão Digital ao Alcance da Comunidade, "foi instalado em Cacimbas, em março de 2009. Ao final de cada ano letivo, alguns alunos(as) são contemplados(as) com certificados do Programa Linux Educacional. O citado projeto abrange uma gama de benefícios, dentre os quais, realizações de pesquisas, trabalhos didáticos e a inclusão digital da comunidade escolar local".