Prefeitura Municipal de Cariré está promovendo o Curso de Transporte de Emergência para os motoristas que atuam na rede pública de saúde

FOTOS:Vicente J.Rodrigues / Cariré em Revista

A Prefeitura Municipal de Cariré, através da Secretaria da Educação e Secretaria da Saúde, em parceria com o Sest Senat de Sobral, está promovendo no auditório do Centro de Convivência do Idoso, o Curso de Transporte de Emergência, destinado aos motoristas que atuam na rede municipal da área de saúde. Referido curso foi iniciado nos dias 29 e 30 de junho e terá continuidade nos dias 6 e 7 de julho. Segundo informações prestadas pelo instrutor de trânsito do Sest Senat/Sobral, Galdino Araújo, o Curso de Transporte Escolar de Emergência terá uma duração de 50 horas/aula, com a seguinte grade curricular: Direção Defensiva, Relacionamento Interpessoal, Legislação Específica e Primeiros Socorros.


Por ocasião da aula inaugural, esteve presente a secretária da Educação e primeira dama de Cariré, Virgina Souza Aguiar, representando o prefeito municipal Antônio Rufino Martins, a qual fez um pronunciamento, para solicitar aos motoristas que atuam na rede municipal da saúde, uma atenção redobrada e mais empenho no atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde. "Esta é uma rara oportunidade que está sendo ofertada pela Prefeitura Municipal de Cariré, para que todos possam ter a chance de se atualizarem e obter um certificado profissionalizante", finalizou Virgina Souza.

Quem também esteve presente à aula inaugural do Curso de Transporte de Emergência, foi o diretor municipal de Transportes da Saúde, Eduardo Miranda, que faz questão de ressaltar o apoio que também vem sendo prestado para a realização do referido curso, por parte da secretária municipal da Saúde, Rita Luisa Braga Honorato, e pela diretora administrativa do Hospital Municipal de Cariré, Erotides Braga Bastos.

Vicente José Rodrigues (Autor/Redator/Editor/Repórter fotográfico)
Categoria efetivo (matrícula 408) da Associação Cearense de Jornalistas do Interior - ACEJI (http://www.acejiceara.xpg.com.br/
OBS: É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog, sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal Brasileiro.

Vigilância Sanitária e Ambiental atuando na promoção e proteção da saúde, no município de Cariré (CE)

A Vigilância Sanitária (VISA) é definida pela Lei 8080/90 como um conjunto de ações capazes de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde e de intervir nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, da produção e da circulação de bens e da prestação de serviços de interesse da saúde. As suas ações constituem atividades múltiplas na área da saúde e também são um instrumento da organização econômica da sociedade, inclusive no aspecto internacional. Possui um amplo campo de atuação desde medicamentos, produtos estéticos, saneantes, agrotóxicos, estabelecimentos de saúde, alimentos em geral, dentre outros. A ação protetora da VISA engloba não apenas consumidores, mas também os produtores e comerciantes por meio da garantia de qualidade do seu produto ou negócio.
FOTOS/DIVULGAÇÃO: Vigilância Sanitária da Secretaria da Saúde de Cariré (CE)
No município de Cariré a VISA vem desenvolvendo ações integradas com a Vigilância Ambiental e Epidemiológica; setor de Endemias e Atenção Básica, bem como vem formando parcerias, inicialmente com a Secretaria do Meio Ambiente e Setor de Tributos da Prefeitura Municipal. As ações que a Equipe de VISA municipal vem exercendo são: Cadastro de Estabelecimentos sujeitos a VISA (padarias, mercantis, mercearias, salão de beleza, lanchonetes, restaurantes, açougues, farmácias dentre outros); inspeção sanitária a fim de emissão ou renovação de Licença Sanitária; inspeção de Escolas Municipais; atendimento a denúncias e reclamações; investigação de surtos de Doenças Transmitidas por alimentos ou hídrica; cadastro de Sistemas de Abastecimento de Água para Consumo Humano; Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano.

O Controle Social por meio da participação da equipe em reuniões dos Conselhos locais e municipal de Saúde, discutindo-se os problemas sanitários e propondo ações de enfrentamento são de extrema importância no planejamento e avaliação das ações de VISA, sendo um veículo de divulgação das informações geradas pela equipe e uma tentativa de buscar o apoio da sociedade.

“Coordenar a Vigilância Sanitária é um grande desafio e aprendizado devido à complexidade de sua tarefa, que requer saberes provenientes de diversas áreas de conhecimentos e a formação de uma equipe multiprofissional. As dificuldades são inúmeras destacando-se o desconhecimento da população sobre as ações de VISA e de sua importância para a promoção e proteção da saúde; problemas sanitários graves que requer envolvimento intersetorial para seu enfrentamento e falta de um Código Sanitário ou instrumento que viabilize a utilização da Legislação Estadual e/ou Federal no município”.

AUTORA DO ARTIGO:
Dra.Jaliana Holanda Nascimento dos Santos - Médica Veterinária da Vigilância Sanitária da Secretaria da Saúde de Cariré (CE).






FOTO/ARQUIVO