Cariré está na lista das 147 cidades do Ceará com queda no número de habitantes, aponta Censo Demográfico 2022

Fonte: IBGE

Mais de 304 mil pessoas deixaram de habitar o Ceará entre 2021 e 2022. Ao todo, 147 das 184 cidades do Estado perderam moradores (veja mapa abaixo). É o que aponta a prévia da população dos municípios, baseada no Censo 2022 e divulgada nessa quinta-feira (29).

Como vemos no mapa demográfico do Censo 2022 divulgado pelo IBGE, o município de Cariré em 2017 contava com 18.470 habitantes e agora em 2022 conta com 17.633, tendo, portanto, uma queda de -837 moradores nos últimos 5 anos, o que é preocupante, pois a Prefeitura Municipal de Cariré vem perdendo verbas por causa dessa queda no número de habitantes.

No Ceará, cerca de 90% dos setores censitários já concluíram a coleta das informações para o Censo, de modo que, por meio de cálculos, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) já definiu os números de habitantes das cidades.

De acordo com Francisco Lopes, superintendente do Estadual do IBGE, os dados são “os mais próximos da realidade”, e mostram de forma clara que “houve uma mudança na tendência de população no Ceará e no Brasil, com redução dos nascimentos”.

A prévia mostra que Fortaleza perdeu 107.234 habitantes em relação a 2021. Neste ano, foram contabilizadas 2.596.157 morando na capital cearense. Maranguape foi a segunda cidade com maior redução: 38.522 pessoas deixaram de viver na terra de Chico Anysio.

O que está acontecendo é uma mudança sociodemográfica, com um crescimento muito lento da população. Estamos chegando ao pico. Muitos municípios vão ter população inferior, porque a mortalidade aumenta e o número de nascimentos cai (FRANCISCO LOPES / Superintendente estadual do IBGE

Lopes destaca ainda que se observa um “alargamento” no topo da pirâmide etária do Ceará, baseado numa contradição: a população está vivendo mais do que no Censo 2010, mas a natalidade caiu e a mortalidade de jovens está maior, hoje.

O superintendente do IBGE no Ceará projeta que, até as primeiras semanas de janeiro, o levantamento estará concluído em todas as cidades com menos de 170 mil habitantes.

Já nas 5 maiores – Fortaleza, Caucaia, Juazeiro do Norte, Maracanaú e Sobral –, a previsão é de que a coleta seja finalizada até 31 de janeiro e, depois, o Disque Censo fique aberto por 30 dias, para capturar o público ausente ou que se recusou a responder.

FONTE: DN/Ceará