VÍDEO: Fala da escritora Rosa Torquato, no lançamento do livro "Memórias de Cariré a Duas Mãos"


Vídeo especial da escritora Rosa Torquato, na noite de autógrafos, que falou sobre os objetivos de ter escrito, juntamente com o Pe. César Evangelista, o livro histórico "Memórias de Cariré a Duas Mãos", que é composto por 19 capítulos, os quais enfocam: "Estrada de Ferro de Cariré", "Nossa Primeira Igreja", "Antiga Fábrica", "O Campo da Estação", "Marcos Que Não Voltam Mais", "Escola Cefisa Aguiar", "As Noites de Natal", "Nossa Feira", "Nossas Vaquejadas", "A Semana Santa de Minha Infância", "As Saudosas Serenatas", "A Bodega da Nega", "Os Blocos Carnavalescos", "Uma Primeira Dama", "Ginásio Cel. Quirino Rodrigues dos Santos", "As Tertúlias da Biblioteca Pública", "Hospital e Maternidade Ana Celestino", "Escola Dona Marieta Cals", "O Comboeiro Que Virou Prefeito".

Realizada a noite de autógrafos do livro "Memórias de Cariré a Duas Mãos", da escritora Rosa Torquato e Pe.César Evangelista

Ontem, segunda-feira (19/12), aconteceu  no pátio da Escola de Ensino Médio Marieta Cals, às 20h, o lançamento oficial do livro "Memórias de Cariré a Duas Mãos", o qual tem como autora a professora aposentada Maria Alzenir Oliveira Paiva (Rosa Torquato) e co-autor o Pe. César Evangelista, que atualmente é pároco em Martinópole. Um notável número de convidados especiais, amigos/as e familiares da escritora Rosa Torquato esteve prestigiando o evento histórico-cultural, que contou ainda com as presenças do prefeito Antônio Martins, da primeira dama e secretária da Educação de Cariré, Virgina Souza, do escritor Filinto Elísio Aguiar, do vereador Robson Pessoa, representando a Câmara Municipal de Cariré, secretários municipais, professores, alunos e ex-alunos e alunas que foram educados por Rosa Torquato, que por muitos anos lecionou na Escola Marieta Cals. Uma ausência bastante comentada e sentida por todos os presentes, foi a do Pe. César Evangelista (co-autor do livro), que por motivos pessoais, não pode comparecer ao evento.

Diversos oradores estiveram se pronunciando, dentre os quais, a diretora da Escola Marieta Cals, Livramento Dias, o escritor Filinto Elísio Aguiar, a primeira dama Virgina Souza e o prefeito Antônio Martins, todos enaltecendo a importância do lançamento do livro "Memórias de Cariré a Duas Mãos", que tem como objetivo resgatar a história e a cultura de Cariré no início de sua povoação, nos anos 60, 70, 80, 90 e chegando até os tempos de hoje.

Ao final das palestras, a escritora Rosa Torquato promoveu uma noite de autógrafos, com muitas pessoas da comunidade fazendo fila para adquirir os preciosos exemplares do "Memórias de Cariré a Duas Mãos", que é composto por 19 capítulos, os quais enfocam: "Estrada de Ferro de Cariré", "Nossa Primeira Igreja", "Antiga Fábrica", "O Campo da Estação", "Marcos Que Não Voltam Mais", "Escola Cefisa Aguiar", "As Noites de Natal", "Nossa Feira", "Nossas Vaquejadas", "A Semana Santa de Minha Infância", "As Saudosas Serenatas", "A Bodega da Nega", "Os Blocos Carnavalescos", "Uma Primeira Dama", "Ginásio Cel. Quirino Rodrigues dos Santos", "As Tertúlias da Biblioteca Pública", "Hospital e Maternidade Ana Celestino", "Escola Dona Marieta Cals", "O Comboeiro Que Virou Prefeito".