Setembro Amarelo: Passeio ciclístico promovido pelo CAPS chama atenção para prevenção ao suicídio e valorização da vida

O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), pertencente à Secretaria Municipal de Saúde de Cariré-CE, promoveu na última quarta-feira (25/09), às 17h, o 1° Passeio Ciclistico em Defesa da Vida, em alusão ao Setembro Amarelo: mês de prevenção ao suicídio. O percurso teve início em frente à sede do CAPS e percorreu várias ruas de bairros periféricos da cidade. Uma ambulância esteve acompanhando todo o percurso.

Vale lembrar que a cada momento somos abalados por casos de pessoas que cometem suicídio, uma ocorrência, tristemente cada dia mais comum e que atinge principalmente jovens. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), nove em cada dez mortes por suicídio podem ser evitadas, desde que haja ajuda e atenção.

E foi com esse objetivo de valorizar que a vida é mais importante, que adultos, adolescentes e crianças estiveram participando do passeio ciclístico, para mostrar que o esporte pode ser um instrumento de alerta e prevenção para esse problema sério e silencioso. A adoção de práticas rotineiras de hábitos saudáveis - pedalar, por exemplo, é como antídoto natural contra as causas do ato de tirar a própria vida. Essa ideia foi reforçada pelo CAPS de Cariré.

➽ PARA VER MAIS FOTOS, CLIQUE AQUI

Unidades Básicas de Saúde de Cariré realizam ações e palestras de prevenção ao suicídio durante o 'Setembro Amarelo'

Durante todo o mês de setembro, as unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Cariré-CE reforçam as orientações e prevenção ao adoecimento mental. As ações fazem parte do Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) tem buscado conscientizar a população para a importância de conhecer as causas do suicídio e formas de prevenção, assim como buscar os serviços que são oferecidos para o tratamento dos usuários pela rede municipal, através do CAPS (Centro de Atenção Psicossocial).

Conforme informações da enfermeira Angelina Melo Mesquita, coordenadora de Atenção à Saúde, "vem acontecendo nas unidades Básicas de Saúde do município de Cariré, ações e palestras sobre o Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio, com objetivo de mobilizar a comunidade sobre a importância de conhecer mais sobre o suicídio e tomar medidas preventivas".

📸Na UBS de Tapuio, a ação realizada foi direcionada para os servidores da própria Unidade de Saúde e também crianças da escola de ensino infantil e fundamental local.

📸 Na UBS de Arariús/Alto Feliz, os profissionais de saúde também vêm realizando palestras voltadas à comunidade, com enfoque para a prevenção ao suicídio.

Por sua vez, a psicóloga do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), Flávia Melo, enfocando o tema central "Diga Não ao Suicídio", também vem promovendo palestras sobre a prevenção ao suicídio, cuidados com a depressão e fortalecimento da família.