Elmo Roberto, vice-prefeito de Cariré é absolvido pelo TRF-5ª Região

Elmo Roberto, vice-prefeito de Cariré

"O ex-prefeito de Cariré, Elmo Aguiar, hoje vice-prefeito desse município da Zona Norte do Ceará, foi absolvido pela Quarta Turma do Tribunal Regional Federal – 5ª Região, com sede no Recife (PE), em processo criminal. Ele era acusado de ter desviado recursos de convênio para perfuração de poços profundos quando estava à frente da administração municipal em 1991.

A condenação previa dois anos de prisão, mas, por unanimidade foi absolvido em defesa realizada pelo advogado Fernandes Neto. Segundo o advogado, a gestão recebeu os recursos defasados por conta da inflação da época. Deveriam ser aplicados na construção de 10 poços, mas a verba só deu para construir cinco poços. Houve uma defesagem da ordem de 60%."

Homem alcoólatra tenta pular de um poste de alta tensão, na cidade de Cariré mas, é salvo por guarnição do Corpo de Bombeiros

Créditos: Vicente José Rodrigues
Cena 9: Aqui, chora copiosamente, abraçada ao filho, agradecendo
aos bravos "soldados do fogo"


***********************

Cena 8: Mãe de "Vicente Macau" passa mal

***********************

Cena 7: Já na calçada, está a salvo

***********************

Cena 6: "Macau" é amparado por um soldado do Corpo de Bombeiros e
por um guarda
do Pró-Cidadania


***********************

Cena 5: "Vicente Macau" é descido por uma corda

***********************

Cena 4: Muitos populares presesenciando a cena de bravura

***********************

Cena 3: Um outro bombeiro ajuda Pontes a imobilizar "Vicente Macau"

***********************

Cena 2: Funcionário da Coelce amarra uma escada ao poste

***********************

Cena 1: Momento em que cabo Pontes continha o suposto suicida

(OBS: Veja as imagens de acordo com a numeração das cenas de 1 a 9)

Hoje (30), às 8h30min um homem alcoólatra tentou o suicídio, ao subir e ficar em pé, num poste de alta tensão da rede de energia elétrica situada à Rua Izaías Machado Portela, na cidade de Cariré, fato esse que chamou a atenção da população local e mobilizou uma guarnição do Corpo de Bombeiros e do destacamento da Polícia Militar local, sob o comando do sargento PM Epitácio. O suposto homicida trata-se de Vicente de Paulo Duarte de Sousa, mais conhecido por "Vicente Macau", presumíveis 40 anos, alcoólatra há vários anos, desocupado e que vinha em tratamento de antidepressivos.

Um popular que ia passando no local, ao ver "Vicente Macau" subindo no poste de alta tensão, imediatamente avisou a Polícia Militar, que por sua vez, acionou uma guarnição do Corpo de Bombeiros. Ato contínuo, foi desligada toda a rede de alta tensão da Rua Izaías Machado, pois "Vicente Macau" corria o risco de morrer eletrocutado. Num ato de bravura e heroísmo, o cabo Pontes, do Corpo de Bombeiros conseguiu conter o suposto homicida, que, com ajuda de outro companheiro de guarnição, injetou um tranquilizante em "Vicente Macau", e, logo após, colocaram uma "camisa de força" e conseguiram, então, descê-lo do alto do poste de alta tensão. A cena foi presenciada por vários populares que acorreram ao local. O prefeito Antônio Martins, bastante emocionado, esteve no local, prestando toda a assistência possível, às equipes de resgate do Corpo de Bombeiros e da PM local.

Às 10 horas, após "Vicente Macau" ter sido resgatado com vida, populares aplaudiram, emocionados, a bravura dos "soldados do fogo".
A cena que emocionou a todos, foi quando a mãe de "Vicente Macau", Maria Terezinha Duarte Sousa, abraçou-se com o filho, chorando e agradecendo aos soldados do Corpo de Bombeiros por terem salvado a vida do mesmo.

Dona Terezinha Duarte Sousa afirmou à reportagem de "Cariré em Revista", que "Vicente Macau" já vinha apresentando delirium tremens, tendo visões e com pensamentos fixos em manias de perseguições. O mesmo vinha fazendo uso de medicamentos antidepressivos, mas, ainda estava a necessitar de tratamento específico por parte de um profissional psiquiatra.