Agricultor morre de acidente de moto nas imediações do Polo de Lazer da cidade de Cariré-CE

Hoje, domingo, por volta das 19:00h, morreu tragicamente de acidente de moto, o agricultor Evandro Moreira de Sousa, 33 anos, que residia na localidade de Juré, município de Cariré. Evandro Moreira era filho de Benedito Avelino de Sousa (in memorian) e de Antônia Moreira. O local do acidente foi nas imediações do Polo de Lazer, no Bairro do Açude Novo, à Rua Sebastião Miranda.

Segundo as últimas informações, Evandro Moreira teria se chocado com outra moto e levado a pior, pois teve traumatismo craniano e morte instantânea. Ele estava sem capacete. 

Prognóstico da quadra chuvosa de 2017 no Ceará será divulgado na quarta-feira (18), às 9h30, no Palácio da Abolição

Já tem data marcada a divulgação do prognóstico da quadra chuvosa de 2017 no Ceará. Será no dia 18 de janeiro, em coletiva de imprensa marcada para as 9h30, no Palácio da Abolição. A previsão para o acumulado de chuvas no trimestre fevereiro-março-abril será elaborada durante o XIX Workshop Internacional de Avaliação Climática para o Semiárido Nordestino, a ser realizado nos dias 16 e 17 de janeiro de 2017, na Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).

Participam do Workshop pesquisadores da Funceme, de agências meteorológicas de outros estados do Nordeste, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (CPTEC/Inpe) e de agências internacionais, além da Universidade Estadual do Ceará (UECE) e Universidade Federal do Ceará (UFC).

CPF poderá ser atualizado via internet a partir desta segunda-feira (16)

A partir de amanhã (16), o contribuinte poderá atualizar o CPF pela internet. A Receita Federal oferecerá, no site do órgão, um formulário eletrônico que permite a alteração instantânea de dados como nome, endereço, telefone e título de eleitor. Segundo a Receita, o serviço estará disponível 24 horas por dia e poderá ser usado tanto por brasileiros como por estrangeiros residentes no Brasil, independentemente da idade. O órgão estima que 191 milhões de contribuintes serão beneficiados pela ferramenta.

O novo serviço será gratuito. Atualmente, o contribuinte que deseja atualizar o CPF precisa ir a uma unidade dos Correios, da Caixa Econômica Federal ou do Banco do Brasil e deve pagar R$ 7 de tarifa de serviço.

Ex-jogador de futebol cearense é assassinado em Fortaleza

O ex-jogador de futebol cearense José Milton Azevedo da Silva, 41 anos, foi morto a tiros no bairro Jardim Guanabara, na noite deste sábado (14), por volta das 21h30. A informação foi confirmada pelo tenente coronel Solonildo, responsável pela área.

O atacante Miltinho, como era conhecido, foi socorrido e levado para o Frotinha do Antônio Bezerra, mas já chegou ao hospital sem vida. Segundo a família, o ex-jogador foi atingido com dois tiros no tórax. Ainda não há informações sobre as causas do homicídio.

VÍDEO: Hasteamentos de Bandeiras com Entoações do Hino Nacional e do Município de Cariré-CE

Hasteamentos das Bandeiras do Município de Cariré, do Estado do Ceará e do Brasil, por ocasião da programação da transmissão de cargo do então prefeito Antônio Martins para o atual prefeito Elmo Aguiar, no dia 1º de janeiro de 2017, em frente ao prédio da Prefeitura Municipal de Cariré, CE. Presentes ao evento diversas autoridades constituídas e do povo em geral, com entoações do Hino Nacional Brasileiro e do Município de Cariré.

Exército dos EUA quer plantar árvores com balas de fuzil

Para cada tiro, uma nova árvore. Parece brincadeira, mas não: o Departamento de Defesa dos EUA quer que o Exército americano use munições mais “sustentáveis” nos campos de treinamento. A ideia é desenvolver cápsulas que não contaminem o meio ambiente e que carreguem sementes de algumas espécies de plantas.

O projeto está em aberto no programa Small Business Innovation Research (SBIR), que busca propostas para a concretização de ideias com potencial de venda. Se aprovada, a proposta vai ser uma das primeiras em favor do meio ambiente depois que Donald Trump foi eleito.

Morcegos começam a se alimentar de sangue humano; a espécie é encontrada no Nordeste brasileiro

Espécie encontrada no Nordeste, conhecida por consumir sangue de aves, agora incluiu o sangue pessoas em sua dieta.

Pesquisadores brasileiros, da Universidade Federal de Pernambuco, descobriram que, pela primeira vez, uma espécie de morcego passou a se alimentar de sangue humano naquela região. Antes disso, o que se sabia era que o animal consumia, exclusivamente, sangue de pássaros.

O estudo, conduzido no Parque Nacional do Catimbau (a cerca de 300 km de Recife), analisou 70 amostras de fezes da espécie Diphylla ecaudata (o morcego-vampiro-de-pernas-peludas) e conseguiu extrair o DNA de 15 delas – sendo que em três continham vestígios de sangue humano misturado com o de aves. O resultado foi publicado na revista Acta Chiropterologica, especializada em morcegos.

A impressionante imagem de uma raposa congelada dentro de bloco de gelo viraliza no mundo inteiro

Uma impressionante imagem de uma raposa congelada dentro de um bloco de gelo percorreu o mundo na última sexta-feira. O registro foi feito por um caçador alemão perto do rio Danúbio, no sudoeste da Alemanha. Em entrevista à agência de notícias alemã DPA, Franz Stehle explicou que a raposa se afogou no local ao cair na água após caminhar sobre a fina camada de gelo que cobria o rio.

Fortaleza e mais 6 cidades do Ceará têm emergência decretada devido à seca e já somam 137 em situação de emergência

O Governo do Ceará decretou situação de emergência de Fortaleza e outras seis cidades da região metropolitana devido à seca, que já dura pelo menos cinco anos no estado. Além da capital, os outros municípios são Aquiraz, Eusébio, Horizonte, Itaitinga, Maracanaú e Maranguape. O decreto foi publicado no Diário Oficial do Estado da sexta-feira (13).


Com a inclusão dessas cidades, passou para 137 o número de municípios cearenses em situação de emergência por estiagem ou seca decretada pelo Governo do Ceará, o que representa 74,4% do território. De acordo com a Defesa Civil, até a última terça-feira (10), 17 destas cidades aguardavam o reconhecimento pelo Governo Federal.

O reconhecimento da situação de emergência garante a continuidade das ações emergenciais implementadas no estado para atendimento da população afetada pelo pela falta de água. Além disso, permite que as Prefeituras solicitem o apoio do Governo Federal para o restabelecimento imediato dos serviços essenciais, como o abastecimento de água.