Posto de Coleta de Leite Humano implantado no Hospital Municipal de Cariré (HMC) inicia campanha para doação de frascos de vidro


Inaugurado recentemente pelo prefeito Antônio Martins e com a presença da presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Virgina Souza Aguiar, o primeiro Banco de Coleta de Leite Humano implantado junto ao Hospital Municipal de Cariré (HMC) inicia as primeiras ações, com a campanha de doação de frascos de vidro com tampas plásticas para serem utilizados nas coletas de leite materno e que funcionam nos seguintes pontos de atendimentos: todas as unidades básicas de saúde, Secretaria Municipal da Saúde, Hospital Municipal de Cariré (HMC) e Câmara Municipal de Vereadores.

Em seu perfil do Facebook, a secretária da Saúde de Saúde de Cariré, Rayla Aguiar anuncia que "A Prefeitura Municipal de Cariré através da Secretaria de Saúde, iniciou uma campanha com objetivo de coletar frascos para o armazenamento do leite doado por mulheres em fase de amamentação e que produzem um volume de leite acima da necessidade de seu bebê. O posto de coleta é uma indicação da Presidente da Câmara de Vereadores de Cariré, Dra. Virgina Souza Aguiar, que percebeu essa carência no nosso município, e significa uma conquista para as gestantes e para os bebês que elas amamentam", ressaltou.  

INDICAÇÃO Nº 20/2022 PARA IMPLANTAÇÃO DO BANCO DE COLETA DE LEITE HUMANO É DE AUTORIA DA VEREADORA VIRGINA SOUSA AGUIAR:


Justificativa 

Autora da Indicação Nº 20/2022, a vereadora Virgina Souza Aguiar, apresenta a seguinte justificativa: "A doação de leite materno é fundamental para ampliar as chances de recuperação de bebês prematuros ou de baixo peso que estão internados, além de proporcionar um desenvolvimento mais saudável por ioda a vida. Toda mulher que amamenta é uma possível doadora de leite humano. Basta ser saudável e não tomar medicamentos que interfiram na amamentação. Qualquer quantidade de leite humano doado pode ajudar os bebês internados. que, a depender de seu peso e condições clinicas podem precisar apenas de 1ml a cada refeição. O leite materno, antes de ser distribuído, passa por um rigoroso processo rigoroso que envolve análise, pasteurização e controle de qualidade. Inicialmente. o leite coletado em Cariré seria para distribuir entre os bebês internados no Hospital Municipal, e, não havendo demanda para consumo, seria encaminhado para o Hospital Regional Norte em Sobral e para a Santa Casa de Misericórdia de Sobral".