Unidades Básicas de Saúde de Cariré-CE estão promovendo a entrega da 5ª edição da Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa


A Secretaria de Saúde da Prefeitura Municipal de Cariré-CE está distribuindo, em todas as unidades básicas de saúde, a Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa, instrumento que visa aprimorar o cuidado prestado pelas equipes das Unidades de Saúde localizadas nos Territórios do Programa Saúde da Família (PSF). Nela são registrados e acompanhados os dados pessoais, sociais, econômicos, familiares, as condições de saúde e os hábitos de vida do usuário por um período de cinco anos.

Os exemplares da 5ª edição, que é disponibilizada pelo Ministério da Saúde, estão sendo distribuídos de acordo com critérios de prioridade, tais como: pessoas com maior vulnerabilidade clínica e social, diabéticos, hipertensos e deficientes físicos. Mas, a caderneta também será disponibilizada a todas as pessoas da Terceira Idade, sejam elas portadoras ou não de algum problema de saúde.

E para uma maior divulgação junto às pessoas da Terceira Idade, a Unidade Básica de Saúde Joaquim Ferreira Martins da Sede 2, localizada no Bairro da Igrejinha, promoveu na manhã desta quinta-feira, dia 28/02, um encontro com pessoas da Terceira Idade, com a realização de palestras por parte de profissionais da saúde, aferição da pressão arterial, verificação da glicemia e até alongamentos.

Vale destacar a participação de universitários-estagiários de Enfermagem da Faculdade Uninta de Sobral, que também prestaram informações valiosas sobre os cuidados que as pessoas idosas devem ter com a saúde para viver mais e alcançar uma melhor qualidade de vida. Após a realização das atividades, foi distribuído um lanche a todas as pessoas idosas presentes ao evento.

📸Momento em que a gerente do Centro de Saúde da Sede 2, Raquel Smith fazia entrega da caderneta a um idoso da comunidade.

Já a gerente do Centro de Saúde da Sede 2, Raquel Smith afirma que a estratégia utilizada para implementação da Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa na unidade que ela coordena, conta com a divulgação realizada por meio dos agentes comunitários de saúde (ACS) em visita domiciliar aos idosos, das equipes do Programa de Saúde da Família (PSF) e do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) durante as consultas.

Por sua vez, segundo declaração da secretária da Saúde de Cariré, Napoline Melo (na foto), "esse é um instrumento estratégico que disponibiliza, de forma acessível e organizada, um conjunto de informações relacionadas à vida do idoso. Junto com a Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa também são repassadas informações gerais sobre sua utilização, além de permitir o registro e o acompanhamento de forma integrada e multidisciplinar em busca de uma melhor qualidade da assistência prestada ao idoso”, frisou Napoline.


📷 📷 📷 📷 📷 📷 📷 
VEJA MAIS FOTOS DA ENTREGA DO EVENTO, CLICANDO NO LINK ABAIXO:
https://www.facebook.com/media/set/?set=a.2589506994455405&type=3