Município de Cariré teve quatro boas práticas em gestão municipal, aprovadas nas áreas da Assistência Social e da Saúde

A Secretaria do Planejamento e Gestão e a Associação dos Municípios e Prefeitos do Estado do Ceará apresentaram no Auditório da Seplag, o resultado das práticas exitosas inscritas para o 1º Seminário de Boas Práticas em Gestão Municipal – Compartilhando Experiências, a ser realizado em novembro, em Fortaleza, paralelo ao Congresso Ceará Gestão Pública.
Dos 95 trabalhos inscritos, 21 foram selecionados, contemplando 14 municípios com experiências de sucesso nas áreas de educação, saúde, empreendedorismo, gestão, meio ambiente, TIC, Cultura e Assistência Social. As cidades contempladas foram: Cariré, Ocara, Tejuçuoca, Horizonte, Iguatu, Caucaia, Sobral, Mulungu, Araripe, Acopiara, Tauá, Guaiúba, Chorozinho e Aquiraz.

As práticas exitosas da Prefeitura Municipal de Cariré inscritas para o 1º Seminário de Boas Práticas em Gestão Municipal – Compartilhando Experiências a ser realizado em novembro, em Fortaleza, são estas:

PROJETO CLICK MÓVEL

Apresentado pela dra. Virgínia Sousa Aguiar, primeira dama e secretária do Trabalho e Desenvolvimento Social, o projeto consiste em aulas de Informática para beneficiários do Programa Bolsa Família nos distritos, já que a realidade é que muitos moradores dos distritos não têm condições de arcarem com transporte e pagamento de mensalidade de um curso de Informática. Com esta prática, já foram atendidos quatro distritos e a sede do Município, perfazendo um número de 700 pessoas, entre crianças, adolescentes e adultos, todos beneficiários do Programa Bolsa Família.

FÁBRICA DE DOCES DE CARIRÉ

Apresentado por dra. Virgínia Sousa Aguiar, secretária do Trabalho e Desenvolvimento Social, a prática busca dar aos beneficiários do Programa Bolsa Família, uma oportunidade de trabalho e geração de renda com o crescimento financeiro e econômico do Município aos beneficiários. Um dos maiores problemas é a dificuldade de vendas e aquisição de matéria prima a baixo custo.


INFORMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA

Apresentada por dr. Francisco Rosemiro Ximenes Guimarães Neto, a prática tem como objetivo qualificar a assistência farmacêutica municipal, reduzindo perdas e gastos de medicamentos, por meio do processo de informatização e controle interno nas farmácias básicas do Município de Cariré.

Após superados obstáculos, tem se incrementado a universalização dos medicamentos essenciais, reduzindo as perdas e desvios, além do excesso de estoque desnecessário. Obteve-se com a prática, a otimização do serviço de assistência farmacêutica, havendo maior acesso da população aos medicamentos e, consequentemente, a aquisição de boas práticas pela comunidade.

PLENÁRIA MUNICIPAL DE SAÚDE AMBIENTAL

Apresentada pelo dr. Francisco Rosemiro Ximenes Guimarães Neto, que também é mestre em Saúde Pública, a prática propõe discutir os principais problemas e desafios para a saúde ambiental no Município de Cariré.

Na plenária foram identificados vários problemas de natureza ambiental. Para solucioná-los é lançado o desafio: aquisição de uma área para aterro sanitário; implantação de uma indústria de lixo reciclável; criação de banco de mudas para arborização da cidade; incentivo à criação de cooperativas para trabalhar com a palha da carnaúba e apicultura; sensibilizar os agricultores quanto ao manejo correto do solo e do uso de agrotóxico; incentivo à agricultura familiar com responsabilidade ambiental; incentivar a educação em saúde ambiental nas escolas e implantar a correição no Município, com aplicação de multas.