CNH vencida já vale como documento de identificação

A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) vencida, agora, pode ser apresentada como documento oficial de identificação. A resolução é do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e começou a valer na data de sua publicação no último dia 29.

Ao O POVO Online, o Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran-CE) informou que foi notificado sobre a novidade nessa segunda-feira, 3, e está replicando para todas as suas unidades de atendimento no Estado. Segundo o Detran-CE, a validade tem relação apenas com o prazo de vigência do exame de aptidão física e mental, e não em relação aos dados pessoais do motorista.

O portador da CNH poderá usar o documento em órgãos da administração pública federal, estadual e municipal, além de bancos, aeroportos, entre outros, em todo o território nacional.

FONTE: http://www.opovo.com.br/noticias

Teste rápido para HIV passa a ser vendido em farmácias

As farmácias brasileiras começarão a vender kits de testes para HIV nesta semana. Esta é a primeira vez que um produto estará disponível em farmácias locais. O kit será vendido por cerca de 60 a 70 reais. No entanto, por enquanto, o teste só está disponível no estado do Rio de Janeiro. Outros estados, como São Paulo e Espírito Santo, receberão o produto até o final do mês. O resultado do teste de HIV em casa leva 20 minutos. A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovou a Ação em maio. O teste detecta a presença de anticorpos que combatem o vírus HIV de gotas de sangue.


O pacote inclui o dispositivo de teste, um reagente líquido, uma lanceta para perfurar o dedo, um sachê de álcool e um tubo para coletar sangue. O consumidor fica sabendo do resultado de 15 a 20 minutos. Embora tenha uma precisão de 99,9%, o teste só detecta o HIV após 30 dias de contato com o vírus.

FONTE: http://br.blastingnews.com

105 mulheres foram assassinadas no primeiro semestre de 2017 no Ceará; veja a lista completa das vítimas do feminicídio

Já passa de 100 o número de mulheres assassinadas no Ceará em 2017. Em junho, 22 foram mortas em todo o estado, com a maioria dos casos registrados no Interior, 10 assassinatos. Outros sete homicídios aconteceram na Capital e mais cinco em Municípios da Região de Fortaleza. No acumulado do ano, o Ceará já registrou 106 casos de feminicídios.

Também foi maioria os casos dos assassinatos com armas de fogo. Das 22 mulheres assassinadas em junho, 19 foram atingidas mortalmente por tiros. Duas foram esfaqueadas e uma provavelmente estrangulada.

Muitos dos crimes tiveram ligação com o tráfico de drogas e outros de motivos ainda misteriosos. Já os crimes passionais representaram menos de 20 por cento.