Cariré está na lista das 100 cidades que recebem incentivo por redução dos casos de dengue, chikungunya e zica vírus

Cada um dos municípios recebeu o montante de R$ 100 mil reais. O valor deve beneficiar mais de 3 milhões de pessoas. Cariré está na relação acima divulgada pela Secretaria da Saúde do Estado do Ceará.

O ano passado foi marcado pelo crescimento no número de arboviroses - doenças transmitidas por picadas de mosquitos - registradas no Ceará. O índice foi o maior das últimas três décadas, quando o Estado registrou a primeira epidemia de dengue. Com o objetivo de incentivar os municípios a atingirem melhores resultados no enfrentamento às arboviroses, o Governo do Estado liberou R$ 10 milhões às cidades que cumprissem seis critérios estabelecidos pela Secretaria da Saúde (Sesa) do Ceará.
A medida, na prática, foi eficaz. Em 2018, o número de doenças caiu e 100 cidades cearenses foram premiadas com o recurso. Os dados epidemiológicos do Estado apontam para um cenário de maior redução de casos de arboviroses observada nos últimos dez anos de análise.
De acordo com a Sesa, os resultados alcançados em 2018 devem-se em parte ao incentivo financeiro, "pois houve um engajamento de vários segmentos da sociedade e dos gestores públicos municipais. A população em geral se solidarizou aos movimentos dos comitês municipais de enfrentamento às arboviroses e fez a sua parte". Diante da estratégia virtuosa, o Governo do Estado já planeja uma nova edição do incentivo para o próximo ano. O rateio do montante deste ano foi pago aos municípios no mês passado e os recursos devem beneficiar mais de três milhões de habitantes.
FONTE:http://diariodonordeste.verdesmares.com.br/cadernos/cidade/