De 23 a 27 de setembro/2013 será realizada a 7ª Primavera dos Museus, com o tema:"Museus, Memória e Cultura Afro-Brasileira". Participe!

FOLDER/DIVULGAÇÃO: Secretaria da Cultura de Cariré / CE 
                                    PROGRAMAÇÃO 

DIA: 23/09/2013
ABERTURA – Palestra -  Tema Museus, Memória e Cultura Afro-Brasileira.
Horário: 09:00h às 11:00hs
Local: Auditório da Cultura

DIA: 24/09/2013 
Ação Educativa – Seminário - Tema Museus, Memória e Cultura Afro-Brasileira. Universitários do Curso de His­tória - UVA-IVA
Horário: 08:00h às 17h
Local: Museu e Auditório
Exposição Fotográfica que retrata a influência da cultura afro-brasileira no estado do Ceará.
Horário: 09:00h às 11:00hs e 14:00hs às 16:00hs
Local: Museu Euclides Rufino

DIA: 25/09/2013
Visita Guiada- Alunos das Escolas Municipal/Estadual/Particular de Ensino.
Horário: 09:00h às 11:00hs e 14:00hs às 16:00hs
Local: Museu Euclides Rufino

DIA: 26/09/2013
Visita Guiada- Alunos das Escolas Municipal/Estadual/Particular de Ensino
Horário: 09:00h às 11:00hs e 14:00hs às 16:00hs
Local: Museu Euclides Rufino

DIA: 27/09/2013
Horário: 08:00h às 11h e 14:00hs às 16:00hs
Visita Guiada- Alunos da Rede Estadual de En­sino - Tema Negro no Ceará ou Ceará Negro.
ATENÇÃO: Escolas poderão agendar visitas ao Museu pelo celular ( 8128-0837)
                     Sra. Socorro Morais- (Chefe do Museu)

#  REALIZAÇÃO: MUSEU EUCLIDES RUFINO E IBRAM

# APOIO: PREFEITURA MUNICIPAL DE CARIRÉ / SECRETARIA DA CULTURA E TURISMO.

Notícias da Câmara Municipal de Cariré

Editor: Vicente José Rodrigues - Registro Profissional 0003075/CE - Ministério do Trabalho e Emprego (MTE
Nery Neto propõe os títulos de Cidadania Carireense ao Dr. Eneivaldo Soares Mororó e ao Sr. Manoel Gomes Freire

Vereador Nery Neto
Através da mensagem Nº 01/2013, o vereador Francisco Nery Neto (PSB) apresentou os projetos leis de números 01/2013 e 02/2013, que visa conceder o título de Cidadão Carireense ao Dr.Eneivaldo Soares Mororó e Manoel Gomes Freire, justificando que os mesmos "vem dedicando grande parte de suas vidas ao Município de Cariré à melhoria de vida de seu povo, sendo tal homenagem muito justa e oportuna". A proposição do vereador Nery Neto foi aprovada por unanimidade.




Pinheiro solicitou o empiçarramento  e a construção de bueiros na estrada Arariús a Angicos

Vereador Professor Pinheiro
Por meio do Requerimento Nº 03/2013, o vereador José Pinheiro Mesquita (PSDB) solicitou ao Poder Executivo de Cariré, o empiçarramento e a construção de bueiros na estrada que liga o distrito de Arariús com a localidade de Angicos, justificando que "durante o período chuvoso, a comunidade residente na região de Angicos sofre com as péssimas condições desta estrada, que se desgasta facilmente com o trânsito diário dos transportes de cargas, transportes escolares e pessoas". A proposição do vereador José Pinheiro foi aprovada por unanimidade.



Benjamim Arruda solicitou que o dia 13 de Setembro seja decretado feriado municipal em Rafael Arruda 

Vereador Benjamim Arruda
Através do Requerimento Nº 05/2013, o vereador Antônio Bemjamim Arruda (PSDB) solicitou ao Poder Executivo de Cariré, que o dia 13 de Setembro seja feriado municipal, justificando que "em virtude da referida data ser de extrema significância para o distrito de Rafael Arruda, data em que se celebra a conquista do referido distrito em que passou a ser da área Pastoral São Francisco, como também a cidade de Sobral, em reconhecimento à significância de tamanha conquista, decretou também feriado na região delimitada como sendo sobralense. O atendimento a tal requerimento vem mostrar à moradores deste distrito, o seu reconhecimento pela conquista do dia 13 de Setembro de 2013". A proposição do vereador Bemjamim Arruda foi aprovada por unanimidade.



Vereadores que falaram na tribuna da Câmara Municipal: Ozir Moreira, Benjamim Arruda, Nery Neto e Márcio Brito

Vereador Ozir Moreira
O vereador Ozir Moreira Alves (PRB) ocupou a tribuna do Plenário Zélia Martins Ramos de Barros para falar sobre o retumbante sucesso da 4ª ExpoCariré 2013, em toda a região Norte. Disse que o problema da falta d'água que ocorreu durante os dias de realização da ExpoCariré não empanaram o sucesso do evento, argumentando que os problemas ocorridos no abastecimento d'água da cidade foram "problemas alheios" à administração do prefeito Antônio Martins, mas, sim, dizem respeito à Cagece, que é uma empresa estatal pertencente ao governo do estado. 


Vereador Benjamim Arruda
O vereador Benjamim Arruda (PSDB) falou sobre os festejos religiosos de Rafael Arruda, com notável participação de fiéis e católicos. Afirmou ainda que no dia 13 de setembro de 2013 foi criada a área Pastoral de São Francisco, com um pároco passando a residir em Rafael Arruda. Falou ainda sobre o problema de áreas territoriais que o município de Cariré vem perdendo para o município de Sobral, conforme ele foi informado pelo IBGE. Alertou que algumas ruas de Rafael Arruda ("Olho D'água") pertencentes ao município de Cariré, já serão asfaltadas pela Prefeitura Municipal de Sobral.

Vereador Nery Neto
O vereador Francisco Nery Neto (PSB) foi o penúltimo orador, saudando a todos os presentes, e em especial ao radialista Edival Filho, editor da "Revista Executivo e Legislativo em Ação", o qual esteve marcando presença na sessão ordinária de ontem (21/09). 
Nery Neto teceu comentários com relação aos dois projetos leis de sua autoria, os quais propõem os títulos de Cidadania Carireense ao Dr. Eneivaldo Mororó e ao Sr. Manoel Gomes Freire, justificando que suas proposituras são justas e oportunas e, inclusive, leu a minuta dos currículos dos agraciados.

Vereador Márcio Brito

O último orador da tribuna da Casa do Povo foi o vereador Márcio Rodrigues Brito (PDT), declarando que são poucos os municípios da região Noroeste do Estado do Ceará que conseguem montar uma estrutura de palco, de barracas, de estacionamento e segurança, como a que foi montada na 4ª ExpoCariré 2013, não ficando a dever às grandes exposições que são realizadas em outros estados nordestinos. Márcio Brito parabenizou o prefeito Antônio Martins e sua equipe, pelo sucesso e organização da ExpoCariré, que segundo ele, "é uma promoção que traz renda para nosso Município".


Aspectos da plenária da sessão ordinária da Câmara Municipal de Cariré
Na sessão ordinária da Câmara Municipal de Cariré, realizada ontem (21/09), estiveram presentes os vereadores: Doriedes de Sousa (presidente da mesa diretora),  Ozir Moreira (vice-presidente), Robson Pessoa (primeiro secretário), Lucy Ximenes (segunda secretária da mesa diretora, Nery Neto (líder da bancada do prefeito municipal), Márcio Clai, Professor Pinheiro, Benjamim Arruda e Márcio Brito.