General cearense Luna assumirá Ministério da Defesa

O Ministério da Defesa (MD) já conta com novo secretário-geral. Trata-se do general-de-exército Joaquim Silva e Luna. A nomeação consta no Diário Oficial da União desta segunda-feira (26).

Na função, ele vai ter a responsabilidade de coordenar e planejar as atividades das demais áreas do órgão, bem como promover ação articulada com a vertente militar da Defesa, além de outras demandas.

O general Silva e Luna ocupava o cargo de secretário de Pessoal, Ensino, Saúde e Desporto do MD desde abril de 2014. Honrado pela indicação ao cargo, o novo secretário, espera ser capaz “de entregar os melhores resultados ao próprio Ministério da Defesa, à Marinha do Brasil, ao Exército Brasileiro, à Força Aérea Brasileira e à sociedade brasileira”.

Receita Federal libera programa do Imposto de Renda 2018

O prazo para a entrega da Declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) começa no próximo dia 1º e vai até o dia 30 de abril deste ano, mas o programa de preenchimento da declaração fica disponível a partir das 8h desta segunda-feira (26). 

Está obrigado a declarar quem recebeu rendimentos tributáveis, em 2017, em valores superiores a R$ 28.559,70. No caso da atividade rural, deve declarar quem teve receita bruta acima R$ 142.798,50. A Receita Federal espera receber, este ano, 28,8 milhões declarações de Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF), 300 mil a mais do que em 2017 (28,5 milhões).

A declaração poderá ser preenchida por meio do programa baixado no computador ou do aplicativo Meu Imposto de Renda para tablets e celulares. Por meio do aplicativo, é possível ainda fazer retificações depois do envio da declaração.

Jungmann assumirá Ministério da Segurança Pública

O presidente Michel Temer escolheu o ministro Raul Jungmann para assumir o novo Ministério da Segurança Pública, destaca a Coluna do Estadão, do jornal O Estado de S. Paulo. A decisão foi tomada no domingo, 25, e o anúncio será feito nesta segunda-feira, dia 26. O ministério será criado por Medida Provisória.

No lugar de Jungmann na Defesa assume o general Joaquim Silva e Luna, atual secretário-geral da pasta. Ele foi chefe do Estado Maior do Exército e é general do Exército da reserva.

O nome do ministro sempre foi o preferido do governo para a nova pasta que será responsável pela Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Departamento Penitenciário Nacional e Secretaria de Segurança Pública, hoje vinculadas ao Ministério da Justiça.

Fim de semana com 45 assassinatos no Ceará, incluindo o crime de latrocínio ocorrido em Groaíras, no sábado (24)

FOTOS: REPRODUÇÃO WEB
Quarenta e cinco homicídios foram registrados no Ceará em mais um fim de semana violento. Somente em Fortaleza, foram 16 casos de Crimes Violentos, Letais e Intencionais. Na Região Norte do interior do estado foram outros 15. Na região Sul, apenas seis casos. E na Região Metropolitana da Capital, mais oito casos. NO acumulado do ano, o Ceará já registrou 882 homicídios em 2018.

Em Fortaleza, 16 homicídios ocorreram nos seguintes bairros: Vila Manuel Sátiro (2), Autran Nunes, Mondubim, Farias Brito, Serrinha, Vila Peri, Sapiranga, Quintino Cunha, Floresta, Barra do Ceará, Jangurussu, Praia do Futuro e São João do Tauape, além de um duplo assassinato em Messejana.

Na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), a Polícia contabilizou, ao menos, oito homicídios nos seguintes Municípios: Caucaia (3), Itaitinga (2), Pacajus, Horizonte e Maranguape.

No Interior Norte do estado, foram registrados 15 casos de Crimes Violentos, Letais e Intencionais (CVLIs) entre sexta-feira (23) e o domingo (25), nos seguintes Municípios: Sobral (3), Itarema (3), Camocim (2), Redenção (2), Groaíras, Trairi, TIanguá, Boa Viagem e Itapipoca.

Cariré: Dia 1º de março, às 10h, haverá audiência pública para debater sobre "A Violência Patrimonial Contra a Pessoa Idosa"


O referido evento tem por objetivo trazer um debate mais amplo voltado para o público especialmente afetado por práticas de violência econômico-financeira, a exemplo do que foi constatado com relação a cobranças abusivas de tarifa de manutenção de conta bancária, o que levou o Ministério Público em Cariré a instaurar o Inquérito Civil Público nº 01/2018 .

Seria muito importante a presença da população, em especial os idosos. Conto também com a sua presença para contribuir com este evento.