Começa nesta segunda-feira (27), em 15 municípios cearenses, a Campanha de Vacinação contra o Sarampo


Começa nesta segunda-feira (27), nos postos de saúde, a campanha de vacinação contra sarampo em crianças de seis meses a menores de cinco anos. A campanha começa por Fortaleza, onde surgiram os primeiros casos, depois de 15 anos sem registro da doença no Estado. O dia "D" da campanha será no sábado, 1º de fevereiro, com a vacinação ampliada para os postos de saúde dos 14 municípios da Região Metropolitana: Caucaia, Maracanaú, Maranguape, Aquiraz, Eusébio, Pacajus, Horizonte, Pacatuba, Cascavel, Chorozinho, Guaiúba, São Gonçalo do Amarante, Itaitinga e Pindoretama.

De acordo com o boletim epidemiológico, elaborado e divulgado pela Secretaria da Saúde do Estado, no final da tarde desta sexta-feira, 24 de janeiro, há 10 casos confirmados de sarampo do total de 75 casos que foram notificados entre o dia 1 º ao dia 24 de janeiro. São casos de pacientes de Fortaleza. Há 10 casos suspeitos em investigação. Por critérios clínicos e exames laboratoriais os outros 55 foram descartados. Não deram positivo para sarampo.

CONTINUE LENDO...

Funceme prevê chuvas abaixo da média no Ceará até abril


Após dois anos de estiagem no Estado, a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) alerta para a possibilidade de a seca ser prolongada em 2014. A instituição emitiu o prognóstico oficial para a quadra chuvosa no Ceará e o panorama não é positivo. A previsão climática para os próximos três meses aponta 40% de probabilidade de que as chuvas fiquem abaixo da média até abril, 35% de chance de termos chuva em torno da média e 25% de probabilidade de precipitações acima da média.

Segundo o presidente da Funceme, Eduardo Sávio Martins, as condições da atmosfera e dos oceanos não evoluíram para um quadro positivo. “Persiste uma neutralidade nas temperaturas do Pacífico e no Atlântico Equatorial há uma tendência de configuração desfavorável às chuvas. Além disso, os modelos atmosféricos globais de várias instituições também apontam para a maior probabilidade de chuvas abaixo da média no Ceará até abril”.

Freira que deu à luz na Itália se diz surpresa com gravidez


Uma freira que deu à luz um menino em Rieti, centro da Itália, disse que não sabia que estava grávida, informou a imprensa local.

A mulher de 31 anos e origem salvadorenha foi levada às pressas ao hospital na terça-feira, com dores abdominais, que ela achava serem cólicas estomacais.

A imprensa informou que ela teria dado ao seu filho o nome de Francisco, em homenagem ao papa.

A notícia trouxe atenção internacional à pequena Rieti, de 47 mil habitantes. A prefeitura pediu ao público que respeite a privacidade da freira.

"Eu não sabia que estava grávida. Só senti dores abdominais", disse a jovem, segundo a agência Ansa.

CONTINUE LENDO...

Dieta rica em gordura durante gravidez pode afetar cérebro de bebê, diz estudo


A ingestão frequente de gordura durante a gravidez pode alterar o cérebro do bebê em desenvolvimento, revelou um estudo feito por cientistas americanos.

A pesquisa também sugere que essa dieta poderia aumentar a chance de obesidade do filho na vida adulta.

Os testes foram realizados em ratos e mostraram uma alteração na estrutura do cérebro desses animais quando houve ingestão em excesso de gordura durante a gravidez.

Segundo os cientistas, da Escola de Medicina da Universidade de Yale, nos Estados Unidos, onde o estudo foi conduzido, essa pode ser uma das explicações para o fato de filhos de pais obesos terem maior propensão a se tornar adultos acima do peso.

Especialistas lembram, no entanto, que as mesmas mudanças no cérebro humano ainda não foram cientificamente comprovadas.

CONTINUE LENDO...