Hoje (19/10), é o "Dia D" da Campanha de Vacinação Contra a Hepatite B, para as pessoas na faixa etária de 11 até 49 anos

ARTE/DESIGN: Cariré em Revista

Será realizada hoje (19/10), em todas as unidades básicas de saúde do município de Cariré, o "Dia D" da Campanha de Vacinação Contra a Hepatite B. Crianças a partir de 11 anos de idade e homens e mulheres com até 49 anos poderão receber a vacina gratuitamente em qualquer unidade de saúde.
 
A Secretaria Municipal da Saúde de Cariré esclarece que a proteção é garantida quando a pessoa recebe três doses da vacina. A segunda dose deve ser aplicada 30 dias após a primeira e, a terceira, seis meses após a primeira. A vacina é segura, feita com engenharia genética e não apresenta contraindicação, segundo o Ministério da Saúde.
 
A vacina deve ser oferecida aos grupos mais expostos à doença, independentemente da faixa etária, como gestantes, manicures, pedicures, podólogos, caminhoneiros, bombeiros, policiais civis, militares, rodoviários, doadores de sangue, profissionais do sexo e coletores de lixo domiciliar e hospitalar.
 
A doença
 
A hepatite B é uma doença infecciosa viral e pode se desenvolver com ou sem sintomas. A doença é responsável por grande número de casos de cirrose hepática e câncer no fígado, em função da infecção crônica. A transmissão acontece pelo sangue, por meio de compartilhamento de seringas entre usuários de drogas injetáveis ou pela relação sexual desprotegida. O compartilhamento de objetos contaminados, como lâminas de barbear e de depilar, escovas de dente, equipamentos de manicures e podólogos, materiais para colocação de piercing e para confecção de tatuagens também transmitem a doença.
 
EDIÇÃO DE FOTOS & TEXTOS: