CONVITE - Participe da I Conferência Municipal Infantojuvenil Pelo Meio Ambiente, dia 23/08/2013 (sexta-feira), no auditório da Fábrica de Cultura, a partir das 8:00h

FOTO/DIVULGAÇÃO

Profissionais do Programa Saúde da Família (PSF) participaram de reunião sobre as metas do Programa Saúde na Escola e Projeto Olhar Brasil para 2013

FOTOS EXCLUSIVAS: Vicente José Rodrigues / Cariré em Revista



No dia 13 de agosto de 2013, no auditório da Fábrica da Cultura, nesta cidade, foi realizada uma importante reunião com todos os profissionais que atuam no Programa Saúde da Família (PSF) com os objetivos de apresentar e planejar as ações a serem desenvolvidas no Programa Saúde na Escola (PSE) e no Projeto Olhar Brasil. 

PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA 

FOTO: WEB
O Programa Saúde na Escola (PSE) é uma Política intersetorial dos Ministérios da Saúde e da Educação, que foi instituído em 2007, onde as políticas de saúde e educação são voltadas para as crianças, adolescentes, jovens e adultos da educação pública brasileira e se unem para promover o desenvolvimento pleno desse público, aproveitando o espaço privilegiado da escola para a realização práticas de promoção, prevenção da saúde e construção de uma cultura de paz . A articulação entre Escola e Rede Básica de Saúde é, portanto, fundamental para o desenvolvimento do PSE. O município de Cariré aderiu ao PSE no ano de 2012 e nesse ano de 2013 também fez a adesão ao Programa, sendo contemplado com diversas atividades voltadas para os estudantes, onde os profissionais de saúde e da educação formam uma única equipe capaz de promover ações integradas, educativas, e de assistência à saúde dos escolares. No total foram pactuadas 16 escolas da rede municipal e estadual, sendo estas vinculadas às nove equipes da Estratégia de Saúde da Família do município de Cariré. As principais atividades propostas pelo PSE são: avaliação antropométrica, promoção e avaliação da saúde bucal, saúde ocular, saúde auditiva, verificação da situação vacinal, promoção da segurança alimentar e promoção da alimentação saudável, promoção da cultura de paz e Direitos Humanos, direito sexual e reprodutivo, prevenção ao uso de álcool, tabaco e crack, promoção de práticas corporais, entre outros. Vale ressaltar que muitas dessas ações já foram executadas desde o início do ano, como a antropometria e a avaliação odontológica dos alunos, porém espera-se que 100% das atividades propostas sejam alcançadas em todas as escolas pactuadas até o final do ano.

PROJETO OLHAR BRASIL

FOTO: WEB
Outro projeto que também tem como público alvo os estudantes e que conta com a parceria dos Ministérios da Saúde e Educação, é o Projeto Olhar Brasil. Tal projeto propõe-se a atuar na identificação e na correção de problemas de visão dos educandos de escolas vinculadas ao Programa Saúde na Escola (PSE) e dos alfabetizandos cadastrados no Programa Brasil Alfabetizado (PBA), gerido pelo Ministério da Educação, tendo como unidade de referência o estabelecimento de saúde que presta atendimento oftalmológico e que será autorizado a realizar os procedimentos do Projeto Olhar Brasil. O principal objetivo é contribuir para a redução da evasão escolar e da dificuldade de aprendizagem, bem como por grandes limitações na qualidade de vida causadas pelas doenças que afetam a visão.

Foto coletiva dos profissionais da saúde de que atuam no Programa Saúde da Família (PSF) de Cariré (Clicar na foto, para visualizar em forma de POSTER!)

AUTORA DA PAUTA:
Ana Elza Fontenele - Enfermeira da Secretaria da Saúde de Cariré (CE).







FOTO ARQUIVO: Cariré em Revista

Agentes de Endemias da Secretaria da Saúde de Cariré participaram de Treinamento do Teste Rápido DPP, para detectar a Leishmaniose Visceral Canina

FOTOS/DIVULGAÇÃO: Vigilância Epidemiológica e Sanitária da Secretaria da Saúde de Cariré (CE)


Cães com Leishmaniose Visceral (Calazar), com ou sem sinais clínicos, transmitem o parasita para os insetos vetores. Desta forma o diagnóstico clínico, por si só, não é suficiente, sendo necessário a realização de exames laboratoriais.  Os métodos diagnósticos sorológicos atualmente recomendados pelo Programa de Controle da Leishmaniose Visceral Canina (LVC) são o teste rápido imunogromatográfico (DPP®) como triagem e o ELISA como confirmatório. Estes estão sendo implantados gradativamente nos municípios.

FOTOS/DIVULGAÇÃO: Vigilância Epidemiológica e Sanitária da Secretaria da Saúde de Cariré (CE)


O município de Cariré irá implantar tais testes, desta forma, a primeira fase consistiu no treinamento da equipe de Endemias para a utilização do TESTE RÁPIDO DPP® LVC, que aconteceu no dia 13 de agosto de 2013, de 8:00 as 13:00 horas, no Auditório da Fábrica de Cultura, onde foi abordado uma revisão teórica sobre a Leishmaniose Visceral, noções teóricas sobre o Teste Rápido DPP® e uma abordagem sobre o fluxo diagnóstico e boletim técnico; e de 14:00 as 17:00 horas foi realizada uma prática a campo.

SERVIDORES PARTICIPAM DE TREINAMENTO EM SOBRAL

No dia 19 de agosto de 2013, quatro servidores das Endemia realizaram treinamento no Centro de Controle de Zoonoses de Sobral, onde foi abordado: contenção do animal, coleta de sangue venoso e preparação das amostras para envio ao laboratório a fim de realizar teste confirmatório dos animais reagentes ao TESTE RÁPIDO DPP® LVC.


AUTORA DO ARTIGO:
Jaliana Holanda Nascimento dos Santos - médica veterinária do Setor de Epidemiologia da Secretaria  da Saúde de Cariré (CE).





FOTO/ARQUIVO: Cariré em Revista