Em Alto Feliz: Escola Marieta Cals promove palestra sobre “Usos do solo na agricultura e malefícios das queimadas no cultivo de subsistência”

Nesta última sexta feira, 27 de novembro, a equipe de professores de Geografia da Escola Estadual de Ensino Médio Dona Marieta Cals, Alan Soares e Geovania Rodrigues, realizaram juntamente com os alunos André Muniz, Jessé Rodrigues e Rayana Silva uma palestra sobre “Usos do solo na agricultura e malefícios das queimadas no cultivo de subsistência” na Escola de Ensino Infantil e Fundamental Monsenhor Antônio Cândido de Melo, situada na localidade de Alto Feliz, no município de Cariré.
Na ocasião, reunimos alunos do ensino fundamental II (6º a 9º anos) para discutirmos sobre as práticas de queimadas para limpeza do solo em cultivo de sistema itinerante e produção agrícola com uso de agroquímicos e pesticidas. Sugerimos técnicas alternativas para a coivara (ato de atear fogo para preparo do cultivo) e alertamos para os riscos ambientais que podem ser gerados ou agravados pelo mal uso do solo e da técnica da queimada. A palestra foi uma extensão dos trabalhos produzidos pela Escola Marieta Cals para a 2ª fase da Olimpíada Brasileira de Geografia, para a qual foi elaborado um vídeo gravado pela nossa equipe de nossos alunos medalhistas da 1ª fase. 
O aluno Jessé Rodrigues, em sua fala, expôs as consequências do uso das queimadas na região, prática muito comum devido sua praticidade e baixo custo. O aluno André Muniz discutiu sobre a questão ambiental do uso de fertilizantes químicos e agrotóxicos. A aluna Rayana destacou a importância de técnicas alternativas aos usos de queimadas e combatentes químicos para a agricultura de subsistência. Por fim, foram tiradas dúvidas dos presentes no evento acerca dos temas abordados. 
O nosso intuito foi levar às comunidades rurais da região (Alto Feliz, Riachão, Passagem Rasa, Arariús, Angicos) os conhecimentos produzidos e conscientizá-las sobre os problemas do mau uso do solo como infertilidade ou acidez do terreno, desertificação, efeito estufa, aquecimento global, contaminação por agrotóxicos etc.
Por Alan Soares Azevedo
Professor de geografia da Escola Marieta Cals

Território da Cidadania de Sobral promove reunião com agropecuaristas e pequenos produtores de Cariré-CE



Aconteceu no último dia 1º de dezembro de 2015, às 8h30, a Reunião do Território da Cidadania de Sobral, no auditório do Sindicato dos Trabalhadores/as Rurais de Cariré, para articulação do Grupo de Mulheres e da Inclusão Produtiva. Houve uma participação massiva do setor produtivo em agropecuária de Cariré, vindo agricultores da Caveira, Anil, Alto dos Honório, Cariré Velho, Caiçara, Muquém de Dentro, Boa Esperança, Flores, Cacimbas, Sede do Municípios e outras Comunidades.


Na oportunidade também participaram o Sindicato dos Trabalhadores/as Rurais, Accoca, Ematerce, CRAS Rural, Secretaria de Agricultura de Cariré, Cras Sede, além do Sr. Benedito, assessor de Inclusão Produtiva do Território da Cidadania de Sobral, e a Sra. Francisca, assessora do Grupo de Mulheres do Território da Cidadania de Sobral.

Na ocasião também ficou agendada uma visita de nossos produtores à EMBRAPA - Leite, em Parnaíba. para aquisição de aportes tecnológicos. Da mesma forma, a participação de várias agricultoras no próximo dia 15 de dezembro, na Fetraece, em Sobral, para a formação do Núcleo de Mulheres do Território da Cidadania de Sobral. 

Além da escolha de cinco delegados para participarem da Conferência Territorial de Assistência Técnica, em Sobral, no próximo dia 11 de dezembro, com o carro saindo às 7:00 horas da manhã, em frente à Ematerce. Ainda a inscrição dos nossos técnicos para participar de uma capacitação sobre o SIM, em Sobral, a partir de 2016. 

Ao final, o assistente social Virgílio Félix de Lima informou que a Secretaria de Educação de Cariré já o autorizou a elaborar o Projeto do PNAE  para 2016, e que já estava fazendo também os cadastros para o Programa de Aquisição de Alimentos-PAA, em 2016. 


Segundo declarou Henrique Chaves, secretário da Agricultura de Cariré, "são momentos como este que engrandecem o nosso povo, estamos entrando no quinto ano consecutivo de seca e estamos presenciando vários Trabalhadores rurais da fruticultura, produtores de leite e derivados, verduras, processamento de frutas e outros, produzindo e participando de várias capacitações para terem acesso à novas tecnologias e se comprometendo a produzir no ano que vem (2016); isto é o novo Cariré!".


AUTOR DA PAUTA DA MATÉRIA:
Virgílio Félix de Lima - assistente social do CRAS da Sede de Cariré-CE.




FOTO-ARQUIVO