2014 começa com os 18 CEOs regionais em total funcionamento


Depois de realizar 487.092 atendimentos em 2013, o Ceará inicia 2014 com os 18 Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs regionais) construídos pelo Governo do Estado em pleno funcionamento, com o início dos atendimentos no CEO regional de Quixeramobim nesta segunda-feira (06). Com isso, já estão abertos e atendendo a população a rede total de 18 CEOs regionais em Ubajara, Baturité, Acaraú, Camocim, Itapipoca, Brejo Santo, Crato, Juazeiro do Norte, Russas, Limoeiro do Norte, Caucaia, Quixeramobim, Icó, Cascavel, Sobral, Canindé, Crateús e Maracanaú. Os cirurgiões dentistas atendem nas especialidades de periodontia, endodontia, cirurgia buco-maxilo-facial e ortodontia, incluindo instalação de aparelhos ortodônticos, e ainda fazem o diagnóstico de câncer de boca. Também há o serviço de prótese. As pessoas com deficiência são atendidas em estrutura e sala adequadas, com profissionais especializados. Além de consultas, a população tem acesso a exames em aparelhos de tecnologia moderna, como a panorâmica digital e o raio x.

Com 1.499 equipes de saúde bucal em funcionamento nos municípios, o Ceará garante acesso a dentistas no nível de atenção básica à saúde pelo SUS. A atenção especializada é garantida pelos CEOs regionais. O Ceará conta, atualmente, com 90 CEOs estaduais, regionais e municipais, e consolida a posição de segunda maior rede pública de atenção à saúde bucal do país, menor apenas que a do estado de São Paulo, segundo o Ministério da Saúde. Na capital, são três CEOs de referência estadual, com gestão da Secretaria da Saúde do Estado (CEO Centro, CEO Joaquim Távora e CEO Rodolfo Teófilo), 22 CEOs regionais e 65 municipais. No ano passado, o governador Cid Gomes acrescentou mais um CEO regional ao projeto de expansão e melhoria da saúde bucal. Será construído em Campos Sales, no Cariri. Assim, vai ampliar para 19 o compromisso inicial dele em construir 18 CEOs regionais.

SINE-CE: 1.179 oportunidades de emprego nesta semana


O ano de 2014 inicia com boas oportunidades para quem deseja ingressar no mercado formal de trabalho. Nesta semana, a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), por meio do Sistema Nacional de Emprego (Sine-CE), disponibiliza 1.179 oportunidades de emprego.

As vagas são destinadas para Fortaleza e mais 12 municípios do Interior e incluem 27 oportunidades, na Capital, para pessoas com deficiência. Os municípios contemplados com novas vagas são: Barbalha, Crateús, Caucaia, Crato, Eusébio, Iguatu, Juazeiro do Norte, Limoeiro do Norte, Maracanaú, Quixeramobim, São Gonçalo do Amarante/Pecém, Sobral.

Os interessados devem dirigir-se a uma Unidade de Atendimento do SINE/CE mais próxima de sua residência. Acompanhe semanalmente a divulgação das vagas e fique atento para identificar as do seu interesse. Informações sobre vagas são fornecidas diretamente nas unidades.

FONTE: http://www.ceara.gov.br/sala-de-imprensa/noticias/9836-sine-ce-1179-oportunidades-de-emprego-nesta-semana

Quadrilha Flor de Mandacaru de Cariré realizou o primeiro ensaio rumo a 2014

 FOTOS/DIVULGAÇÃO: Quadrilha Flor de Mandacaru de Cariré/CE



Aconteceu no domingo passado, dia 5 de janeiro, o primeiro ensaio da Quadrilha Flor de Mandacaru rumo a 2014, a qual vem trazendo como tema: "Sou cana, sou pinga, aguardente e quentão. Sou cachaça, cultura popular, nessa noite de São João", que fala da origem da cachaça, sua transformação e importância nas festas juninas e na nossa cultura popular como um todo.

O ensaio aconteceu na quadra coberta de Cariré e contou com a participação de muitos dançarinos veteranos que atuaram em 2013 e, bem como, de outros dançarinos que já haviam dançado na "Flor" e que estão de volta, além de dançarinos novatos que pretendem fazer parte dessa família.

FOTO/DIVULGAÇÃO
Hoje Cariré é referencia a nível de estado quando o assunto é quadrilha junina. Vale lembrar que a Flor de Mandacaru já entra em 2014 com uma grande responsabilidade: manter sua vaga no Grupo Especial (Grupo A), pois a mesma em 2013 conseguiu se manter entre as 20 melhores do Estado do Ceará, dentre mais de 700 grupos existentes.