Cantor de 'Talismã', Elson do Forrogode morre hoje aos 75 anos

Em 1989, o cantor carioca Elson Cruz (20 de março de 1942 – 2 de novembro de 2017), conhecido como Elson do Forrogode, lançou um álbum chamado Alô Brasil (RGE). O país atendeu ao chamado do artista no título do disco e cantou uma das músicas do álbum, Talismã, um dos muitos sucessos emplacados na década de 1980 pela dupla hitmaker de compositores formada por Michael Sullivan e Paulo Massadas. Talismã se tornou uma das músicas mais tocadas no Brasil naquele ano de 1989 e virou o maior sucesso da carreira de Elson, que saiu hoje de cena, na cidade do Rio de Janeiro, aos 75 anos, vítima de complicações decorrentes de diabetes e insuficiência renal. O velório (a partir das 7h) e o enterro (marcado para as 12h) vão acontecer amanhã no Cemitério do Caju, no Rio.

O nome artístico de Elson do Forrogode já anunciava a mistura sonora que o artista procurou emplacar a partir de 1987, promovendo no álbum Forrogode (1987) a fusão de forró – genérico gênero musical que designa vários ritmos nordestinos, dos quais o cantor sempre gostou – com o pagode que conquistara o Brasil a partir de 1985 e que gerou ídolos como Zeca Pagodinho. A rigor, a mistura não emplacou. Tanto que o maior sucesso de Elson, Talismã, era em essência uma canção de amor que o intérprete gravou com toque de samba.

Criança de 1 ano morre asfixiada em balde com água

Uma criança criança de um ano de idade morreu após ser encontrada desacordada dentro de um balde de água em Juazeiro do Norte. O caso foi registrado no fim da tarde desta quarta-feira (1º). Segundo a polícia, o bebê chegou a ser levado à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Bairro Limoeiro, mas chegou lá sem vida.

O corpo da menina foi encaminhado à Perícia Forense, que confirmou que a criança morreu por asfixia mecânica, quando a pessoa é impedida de respirar.

"Está arrasada a mãe dela. Ela tem um casal, que é o Eric, que vai fazer nove anos e a Geovana. Não julguem a mãe dela sem saber, porque essa fatalidade pode acontecer com qualquer família, com qualquer pessoa", lamenta a professora e madrinha da criança, Maria Cieuda de Lima .

Criminosos param ônibus e ateiam fogo no veículo na BR-116, no Bairro Cajazeiras, em Fortaleza

Criminosos incendiaram por volta das 11h desta quinta-feira (2) um ônibus da linha Antônio-Bezerra Messejana, na via lateral do Km-5 da BR-116, no Bairro Cajazeiras, em Fortaleza. A fumaça escura invadiu parte da rodovia, no sentido capital-interior, e chamou atenção de quem passava pelo local. O veículo ficou totalmente tomado pelo fogo.

Segundo informações repassadas à Polícia Rodoviária Federal do Ceará (PRF-CE) pelo motorista, cinco homens interceptaram o coletivo e, em seguida, três entraram no veículo. Um deles, armado, ordenou que o motorista, o cobrador e os passageiros descessem. Eles jogaram gasolina no veículo e iniciaram o incêndio, que atingiu parte da fiação de energia e telecomunicações. A região ficou sem energia elétrica, restabelecida no fim da manhã.

Sobral tem a segunda maior taxa de mortes no trânsito do país

A cidade de Sobral, na região Norte do Ceará, ocupa a segunda posição no ranking das cidades brasileiras com mais mortes no trânsito. Segundo levantamento Retrato da Segurança Viária 2017, a cidade cearense registrou 253 mortes e um índice de 125 casos por 100 mil habitantes. Segundo a Prefeitura Municipal, o número ocorre pois os hospitais da cidade recebem vítimas de outras localidades.

Sobral perde apenas para Presidente Dutra, no Maranhão, com 72 mortes em 2015 e uma taxa de 154 mortes a cada 100 mil habitantes. A pesquisa foi contratada pela Ambev, e lista a mistura de álcool ao volante entre os fatores contribuintes dos acidentes de trânsito, assim como excesso de velocidade, falta de capacetes, cinto de segurança e de cadeirinhas automotivas infantis.

Cemitério "Pau Caído": Qual a origem do nome?!



CLICAR PARA ASSISTIR VÍDEO

Neste Dia de Finados (2 de novembro) estamos prestando uma homenagem póstuma ao antigo cemitério "Pau Caído", que está localizado entre as localidades de Almas e Boa Esperança, no município de Cariré-CE. Quem passa pela estrada carroçável que liga aquelas duas comunidades, vê logo uma placa com a inscrição: "Cemitério Pau Caído". Assim, muita gente fica até curiosa para saber a origem desse nome tão exótico!. Será que esse nome é em alusão à uma grande árvore que havia tombado no terreno antes do cemitério ser construído?!. Ou é uma alusão em forma de humor aos que se enterram por lá e não podem mais se levantar?! Ou é alusão à uma primitiva fazenda que tinha o nome de "Pau Caído"?!.

Essas respostas só quem nos podem dar são os antigos moradores de Almas e/ou Boa Esperança, os quais têm muitos entes queridos sepultados no cemitério "Pau Caído". Quem souber a origem do nome, se habilite a nos responder!.

Reflexão...
Nesta matéria que postamos neste Dia de Finados, também chegamos a seguinte reflexão: Que a vida humana na face da terra é passageira...Que não adianta orgulho, rancor e luxo, pois ninguém leva nada no dia da partida para o Plano Espiritual... Que somos todos iguais e que ninguém é melhor que ninguém...

CLIQUE NO BANNER ABAIXO, PARA SE INSCREVER NO NOSSO CANAL DO YOUTUBE!


Dia 27 de novembro será realizado em Cariré-CE, o 2º Torneio Novembro Azul de Futsal Master; inscrições já estão abertas!


Segundo informações da Secretaria da Cultura, Esporte e Juventude da Prefeitura Municipal de Cariré, está confirmada a realização do 2º Torneio Novembro Azul de Futsal Master, no dia 27 de novembro, a partir das 18h, no Centro de Esportes Inácio Martins Pereira - Proares II, na cidade de Cariré-CE. Lembrando que a competição é em alusão ao mês de combate ao câncer de próstata. Será realizada em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde.

Avisa ainda que "as fichas de inscrição já se encontram na sede da Secretaria da Cultura, Esporte e Juventude, monte sua equipe e venha fazer parte deste momento as inscrições irão até o dia 24 de novembro, mais informações no departamento de Esportes na Secretaria da Cultura".

Comissão dos Direitos da Mulher obriga SUS a criar unidades de atendimento só para mulheres

A Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher aprovou o Projeto de Lei 730/11, da deputada Gorete Pereira (PR-CE), que obriga o Sistema Único de Saúde (SUS) a criar unidades de saúde de atendimento exclusivo a mulheres, na proporção de uma para cada 100 mil habitantes.

Segundo a deputada, a proposta poderia ser viabilizada por meio de parceria entre municípios (com a doação de terrenos), dos estados (construção das unidades) e da União (equipamentos, suporte técnico e financiamento).

A autora defendeu a necessidade de unidades especializadas em especial para ampliar o atendimento em casos de câncer de mama ou de colo de útero.

Ministério Público do Ceará visita 17 municípios em busca de irregularidades nas Câmaras de Vereadores

O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) está numa cruzada em 17 municípios para fiscalizar denúncias de irregularidades em Câmaras de Vereadores. Ontem (31/10), Acarape sentiu do que é capaz a visita do MPCE. Foi feita uma devassa para apurar contratação de servidores fantasmas.

* Acaraú
* Amontada
* Bela Cruz

Decon multa SAAE por conduta abusiva e cobrança vexatória

A Unidade Descentralizada do DECON em Sobral multou o Sistema Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) do município em R$ 23.665,54 por cobranças indevidas ao consumidor, no caso, a população. O SAAE é responsável pelo abastecimento de água na cidade e, segundo o Decon,vinha vinculando o débito do usuário do serviço ao imóvel e não à pessoa do usuário.

A interpretação, baseada em Decreto Municipal não recepcionado pela Lei que regulamentou o Serviço de Água e Esgoto em Sobral e em desacordo com o conceito de consumidor dado pelo Código de Defesa do Consumidor, vinha impedindo que o novo morador ou proprietário de imóvel tivesse acesso ao serviço essencial de água em razão da dívida do antigo inquilino, o que foi classificado pelo DECON como conduta abusiva e cobrança vexatória.

Ministério da Saúde corta recursos de 16 municípios cearenses

O Ministério da Saúde publicou no Diário Oficial da União o corte de verba a municípios do Ceará que estão irregulares com a produção de informação sobre a saúde dos municípios  no Sistema de Informação Ambulatorial (SIA/SUS).

No Ceará, 16 cidades não receberão o recurso. Amontada, Barro, Camocim, Graça, Granjeiro, Guaiúba, Guaraciaba do Norte, Ipaumirim, Itapiúna, Miraíma, Mucambo, Pacajus, Palhano, Potengi, Tururu e Várzea Alegre não estão dentro das normas estabelecidas pelo Ministério da Saúde quanto à organização e ao funcionamento do Sistema Único de Saúde.

Os valores que seriam repassados são referentes a setembro, outubro, novembro e dezembro. Segundo o Ministério, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária  (ANVISA) responsável pelo monitoramento do sistema de cadastro nacional de estabelecimentos de saúde e do sistema de informação ambulatorial, não identificou a atualização dos dados dos referidos municípios. Ainda de acordo com a publicação, a falta de informações do setor é referente aos meses de Fevereiro a Junho deste ano.

FONTE: http://www.cearaagora.com.br/site/ministerio-da-saude-corta-recursos-de-16-municipios-cearenses-irregulares-com-a-saude/