Cariré está na lista das 48 cidades do Ceará com casos suspeitos da popular "varíola dos macacos"; veja mapa


Além do receio acerca da Covid ainda ativo, outra doença começa a preocupar os cearenses: pelo menos 48 municípios do Ceará (veja mapa) já têm casos suspeitos da monkeypox, popular varíola dos macacos. As informações foram levantadas nesta segunda-feira (22) por meio do Integra SUS, plataforma de dados da Secretaria Estadual da Saúde (Sesa).

A Pasta já registra 429 notificações relacionadas à doença, das quais mais de 200 são classificadas como suspeitas e 29 já têm confirmação de infecção pelo vírus monkeypox (MPXV). Outros 155 possíveis casos foram descartados.

Fortaleza é a cidade com maior número de pacientes suspeitos da infecção, somando 126 registros. Caucaia e Juazeiro do Norte aparecem em segundo, com 7 suspeitas cada; seguidos por Crato e Maracanaú, com 6 casos cada.

As suspeitas de infecção prevalecem entre cearenses do gênero masculino, com 118 notificações; enquanto 102 são entre mulheres. Todas as 29 confirmações da varíola dos macacos no Ceará até hoje foram identificadas em homens.

Ainda de acordo com o painel da Sesa, os casos suspeitos do vírus monkeypox predominam entre os jovens de 20 a 29 anos (55 casos), seguidos por adultos de 30 a 39 anos (52 casos).
QUAIS OS SINTOMAS DA MONKEYPOX?

Dentre os casos notificados no Ceará, segundo a Sesa, os sintomas mais apresentados pelos pacientes foram lesões de pele (85,8%), febre (50,3%) e dor de cabeça (42,2%).

Os sinais e sintomas da monkeypox duram de 2 a 4 semanas, conforme a Organização Mundial da Saúde (OMS), e desaparecem por conta própria, geralmente sem complicações.

Os principais sintomas da monkeypox (varíola dos macacos), já identificados entre os cearenses, são:
-lesões na pele;
-febre;
-dor de cabeça;
-fraqueza;
-dor muscular;
-aumento dos linfonodos do pescoço;
-dor de garganta;
-dor nas costas;
-suor/calafrios;
-dor nas articulações;
-lesão genital/perianal;
-náusea/vômito;
-inchaço dos gânglios;
-lesões na boca e mucosas;
-tosse;
-sensibilidade à luz;
-conjuntivite;
-inchaço peniano;
-proctite (inflamação no reto);
-sinais hemorrágicos.

O período de incubação do vírus monkeypox é “tipicamente de 6 a 16 dias”, mas pode chegar a 21 dias, como explica o Ministério da Saúde. Ou seja, esse é o período que o paciente pode manter sem sintomas após ter contraído o vírus.

FONTE: DN/Ceará
Link:
https://diariodonordeste.verdesmares.com.br/ceara/48-cidades-do-ceara-tem-casos-suspeitos-de-monkeypox-veja-mapa-1.3269938