Membro de facção criminosa é executado no bairro Papicu

Um homem foi morto a tiros na manhã desta quinta-feira, 20, no bairro Papicu, em Fortaleza. Identificado como Vainer de Matos Magalhães, o homem de 34 anos era conhecido como "Vainer Pepê", membro da facção criminosa Família do Norte (FDN). Ele estava acompanhado de uma mulher que foi atingida com disparo no crânio. Foram disparados mais de 40 tiros contra o veículo. 

Eles estavam em um veículo Hilux, com placa do município paraense Canaã dos Carajás, na av. Santos Dumont, quando foram surpreendidos por pessoas em um Corsa sedan de cor bege. A mulher foi encaminhada para uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e teria sido levada para o Instituto Doutor José Frota (IJF) em seguida. 

O POVO Online contatou a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), mas a pasta não comenta sobre a identificação das pessoas envolvidas na ocorrência. O POVO Online tentou contatar também a assessoria de comunicação da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), que está à frente do caso, mas não houve atendimento.  

De acordo com o Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas, Vainer responde a quatro processos. Conforme o portal A Crítica, de Manaus, a Secretaria de Administração Penitenciárias do Amazonas (Seap) afirma que Vainer Pepê estava em liberdade desde 2013.                                                            
FONTE:http://www.opovo.com.br/noticias/fortaleza/2017/04/membro-de-faccao-criminosa-e-executado-no-bairro-papicu.html

Ônibus circulam em comboio com escolta policial em Fortaleza

Os transportes coletivos de Fortaleza e os que atendem alguns dos municípios da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) estão saindo em comboio escoltados por viaturas da Polícia Militar.

Os coletivos da empresa São Benedito atendem às cidades de Pacajus, Horizonte, Pindoretama, Cascavel, Itaitinga e São Bento. Quatro veículos saíram por volta das 18h30 e partiram do terminal rodoviário localizado na avenida Domingos Olímpio.

No local, os motoristas afirmaram que aguardavam desde as 15 horas para que todos os veículos partissem juntos em uma única viagem. Quatro viaturas acompanham o trajeto. Duas delas seguirão pela CE 040 e outras duas seguirão para os outros destinos.
                                                                                                         Redação O POVO Online
FONTE:http://www.opovo.com.br/noticias/fortaleza/2017/04/onibus-da-regiao-metropolitana-circulam-em-comboio-com-escolta-policia.html

Águas do São Francisco devem chegar ao CE e RN ainda em 2017, diz Ministério

As obras remanescentes da primeira etapa (1N) do Eixo Norte do Projeto de Integração do Rio São Francisco podem ser retomadas já na próxima semana, o que possibilitará que as águas do rio cheguem ao Ceará e ao Rio Grande do Norte até o fim do ano. 

A informação é do Ministério da Integração Nacional, que assinou na manhã desta quinta-feira, 20, contrato com o Consórcio Emsa-Siton, vencedor de licitação para concluir as obras desse trecho, projetado para beneficiar mais de 7 milhões de pessoas nos dois Estados, além de Pernambuco e Paraíba. 

Petrobras anuncia aumento nos preços da gasolina e do diesel a partir desta sexta-feira (21/04)

A Petrobras anunciou nesta quinta-feira, 20, um aumento do preço do diesel nas refinarias em 4,3%, em média, e da gasolina em 2,2% em média. Os novos valores começam a ser aplicados a partir desta sexta-feira (21).

"Se o ajuste feito hoje for integralmente repassado e não houver alterações nas demais parcelas que compõem o preço ao consumidor final, o diesel pode subir 2,9% ou cerca de R$ 0,09 por litro, em média, e a gasolina, 1,2% ou R$ 0,04 por litro, em média", informa a empresa. 

Segundo a estatal, a decisão, do Grupo Executivo de Mercado e Preços (GEMP), segue a política de preços anunciada em outubro de 2016. A Petrobras reafirma sua política de revisão de preços pelos menos uma vez a cada 30 dias.

Ônibus voltam a ser incendiados nesta quinta (20) em Fortaleza; confira no VÍDEO


A onda de ataques a ônibus de Fortaleza continua na manhã desta quinta-feira (20). De acordo com o tenente-coronel Lourival Lima, comandante Área Integrada de Segurança 1 (AIS1), um ônibus foi incendiado no bairro Vila Velha. 

O Corpo de Bombeiros e a Polícia Civil deslocaram equipes para o local do acontecido. Ainda não há informações sobre feridos ou quem seriam os envolvidos na ação. Além disso, segundo uma fonte da Polícia Militar, outro ônibus foi incendiado, no Conjunto Nova Assunção, na mesma região.

Na última quarta-feira (19), A SSPDS registrou 20 ataques a veículos: 16 deles contra ônibus, sendo 12 na Capital; e quatro contra carros de empresas. Os coletivos queimados estavam nos bairros Edson Queiroz, Jangurussu, Conjunto Palmeiras, Barroso, Barra do Ceará, Siqueira, Parque Dois Irmãos e Aerolândia. Outros quatro foram interceptados em Maracanaú, Horizonte, Eusébio e Pacajus. Quatro ações foram registradas contra carros da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), no Jangurussu e Vila União; um automóvel da Enel Distribuição Ceará, no Jardim das Oliveiras; e um veículo do Departamento Municipal de Trânsito de Caucaia.

Polícia do Ceará desarticula quadrilha especializada em roubo de cargas; nove suspeitos estão presos

A Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) confirmou a prisão de nove pessoas suspeitas de integrarem um grupo criminoso especializado em roubo de cargas. A prisão aconteceu durante ações efetuadas pelas Polícias Civil e Militar do Estado do Ceará (PCCE) e (PMCE).

Além da desarticulação do bando, os agentes de segurança também recuperaram partes de mercadorias roubadas pelos criminosos,como eletrônicos, alimentos e bebidas. As investigações sobre o esquema criminoso estão a cargo da Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos e Cargas (DRFVC), que também atuou nas capturas, sendo seis efetuadas ontem (18). As demais se deram na última semana.

As investigações realizadas pela especializada levaram os agentes de segurança a Alex Sandro da Costa (33), Cleison Barreto de Morais (40), Paulo Gadelha de Sousa (38), Robson Soares Pereira (31), Gutemberg Magalhães de Oliveira (40) e Orismundo Lima da Silva (45).

Com exceção de Alex Sandro, que responde por estelionato, os demais não possuíam antecedentes criminais. Eles foram capturados nesta quarta (19), quando os agentes de segurança descobriram o local onde o bando escondia as cargas que eram roubadas. Os seis foram autuados em flagrante por receptação, associação criminosa e na Lei das Organizações Criminosas.

Após um dia de ataques a ônibus, madrugada teve delegacias e banco metralhados em Fortaleza e Região Metropolitana

Após os ataques praticados durante todo o dia, em Fortaleza e na Região Metropolitana, e que resultaram no incêndio de 16 coletivos e quatro veículos das operadoras de águia e energia elétrica, a onda de terror teve prosseguimento durante a madrugada desta quinta-feira. Pelo menos, mais dois veículos foram incendiados, duas delegacias e uma agência bancária metralhadas e presos iniciaram uma rebelião no Sistema Penitenciário.

Ainda assim, na manhã de hoje as empresas de ônibus decidiram colocar novamente seus veículos nas ruas. Aos poucos, o transporte coletivo da Capital vai se restabelecendo, com o reforço de patrulhamento da Polícia Militar nos terminais e nas principais avenidas que são corredores dos ônibus e topiques.

Ainda na noite de ontem, o secretário da Segurança Pública e Defesa Social, delegado federal André Costa, concedeu uma entrevista coletiva em seu gabinete e informou que, ao menos, seis pessoas haviam sido detidas suspeitas de envolvimento nos atentados. “A Segurança Pública não vai se desviar do rumo que tem adotado no combate ao crime. Comparando, a Segurança Pública é um porta-aviões que está no rumo certo”.

'Jogo da Baleia Azul' preocupa deputados que convocam audiência pública na Câmara sobre o tema

O jogo da Baleia Azul — aquele que incita crianças e adolescentes a cumprir uma sequência de 50 desafios, sendo o último deles o suicídio — tem despertado a preocupação de pais e autoridades do Brasil e do mundo. Nesta quarta-feira (19/4), a Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara dos Deputados aprovou o requerimento do deputado Sandro Alex (PSD-PR) para a realização de uma audiência pública sobre o tema. 


"Eu estou acompanhando esse assunto. Há alguns dias vêm acontecendo fatos relevantes relacionados a ele. Mas nas últimas 24 horas isso piorou de forma assustadora. Já recebi informação de que foram registrados oito casos em Curitiba (PR) e o prefeito [Rafael Greca] convocou a Segurança Pública para fazer uma força-tarefa. Também temos notícias de registros em outros estados e soube que há no YouTube 25 mil vídeos com mutilação de crianças e adolescentes. Então eu pensei: 'precisamos trazer isso para o debate", afirmou Sandro Alex ao Correio.

Jovem de Malhada Grande é colhida por um caminhão e morre tragicamente no trânsito violento de Fortaleza

O trânsito de Fortaleza fez mais uma vitima fatal, por volta das 14:00 horas desta quarta-feira(19/04). Desta vez, a vitima foi Francisca Antônia do Socorro Ferreira Costa, 26 anos, natural de Malhada Grande, distrito de Santa Quitéria - que faz fronteira com Groaíras, onde, inclusive, ela tem vários parentes, dentre eles o comerciante Beto Prado, de quem era cunhada.
Socorro Costa estava sendo conduzia por um mototaxista quando foram colhidos por um caminhão.
Segundo as últimas informações, o corpo de Socorro Costa será velado em Malhada Grande, com o sepultamento já marcado para as 17:00h desta quinta feira (20/04).
* Com Informações do Facebook de Motinha Mota *

Policia Civil de Sobral e Santa Quitéria prendem Gabriel Gomes da Silva, assassino da namorada, no Polo de Lazer de Cariré-CE

Policiais Civis da Delegacia Regional de Sobral com apoio de policiais civis de Santa Quitéria, efetuaram a prisão de Gabriel Gomes da Silva em uma fazenda na localidade de "Sombras Altas", zona rural a 20 km da sede do município de Santa Quitéria. Gabriel é acusado de ter assassinado sua namorada a golpes de faca na cidade de Cariré. Ele estava foragido e escondido na zona rural do citado município e agora está preso à disposição da justiça da comarca de Groaíras. A prisão foi realizada na tarde desta terça-feira (18), por volta das 15h.
FONTE: http://www.sobral24horas.com/2017/04/policia-civil-de-sobral-e-de-santa.html

Emergência é decretada em 61 municípios do Ceará; Cariré está na relação, apesar de estarmos em pleno período chuvoso

O quadro de escassez e limitação de água para o abastecimento de centros urbanos e localidades rurais persiste no Interior cearense. Essa realidade fez com que o governo do Estado decretasse situação de emergência em 61 municípios pelos próximos 180 dias. A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec), do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBM-CE) informou que esse número tende a aumentar após o fim da atual quadra chuvosa. 

O decreto foi publicado no Diário Oficial do Estado dessa terça-feira (18) e encaminhado para reconhecimento federal na Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec) do Ministério da Integração Nacional (MI). Apesar da melhoria da chuva neste ano, os médios e grandes reservatórios não receberam recarga de água e o quadro de escassez tende a se agravar no decorrer do segundo semestre. 

Outros decretos 

Os outros municípios poderão decretar situação de emergência a qualquer tempo, desde que atentem para as normas e critérios definidos para obtenção do quadro emergencial pelo governo federal. "Os municípios têm suas particularidades, seus problemas específicos, e precisam alimentar o Sistema de Informações de Desastre (S2ID)", explica a técnica da Cedec, Ioneide Araújo. "Caso atendam aos parâmetros, é possível isoladamente obter o reconhecimento de seu decreto de situação de emergência por causa da seca".