Cariré comemorou o Dia Mundial de Luta contra a Aids

As Secretarias Municipais da Educação, da Saúde e do Trabalho e Desenvolvimento Social, comemoraram ontem (01) o Dia Mundial de Luta contra a Aids, quando jovens integrantes do Projovem e do Jovem Bombeiro Voluntário (JBV) montaram barraca na Rua Cefisa Aguiar, em centro comercial da cidade, para distribuir camisinhas e fitinhas às pessoas que por lá passavam. Nas entradas das repartições públicas foxam afixadas as fitas vermelhas comemorativas ao evento.

Nas escolas públicas da rede municipal de ensino foram realizadas palestras sobre a Aids. No Centro de Convivência da Terceira Idade foi ministrada uma palestra sobre a doença, para lembrar aos idosos acerca dos perigos que a mesma representa para esta faixa etária. Integrantes do Projovem e do Jovem Bombeiro Voluntário (JBV) compareceram ao local, afixando as fitinhas vermelhas nas blusas e camisas das pessoas da Terceira Idade. Foi um momento emocionante, o encontro da nova com a velha geração.

Vale salientar que a Aids matou no ano passado, cerca de dois milhões de pessoas no mundo, mas 2010 traz um certo otimismo com a redução de novas infecções, os novos tratamentos contra a doença e os meios adicionais para prevenir a transmissão.
Na véspera do Dia Mundial de Luta contra a Aids, comemorado nesta quarta-feira, os especialistas e as associações recordam que, desde o início da epidemia, cerca de 30 milhões de pessoas morreram no mundo por causa desta doença.

O secretário municipal da Saúde, dr. Rosemiro Guimarães Neto agora há pouco divulgou a série histórica dos casos de AIDS, no Município de Cariré:

TABELA 1 – Distribuição dos casos de AIDS por anos, Cariré – Ceará de 1983 a 2010

Anos

1983 a

2000
2001
2002
2003
2004
2005
2006
2007
2008
2009
2010
Total
Casos Nº
5
2
-----
1
-----
1
1
1
-----
3
1
15

Fonte: Cariré. Secretaria da Saúde. Vigilância à Saúde. Sistema de Informação de Agravos de Notificação – SINAN, nov. 2010.

VEJA IMAGENS DO EVENTO:


Fita vermelha comemorativa ao Dia Mundial de Luta contra a Aids afixada na
entrada da Prefeitura Municipal


♦ ♦ ♦ ♦ ♦ ♦ ♦ ♦


Adolescentes do Projovem foram às ruas para afixar fitinhas vermelhas nas pessoas

♦ ♦ ♦ ♦ ♦ ♦ ♦ ♦


Barraca foi montada em centro comercial da cidade, para lembrar a todos sobre o
Dia Mundial de Luta contra a Aids. Projovem e Jovens Bombeiros Voluntários
participaram ativamente e.....

♦ ♦ ♦ ♦ ♦ ♦ ♦ ♦


Foram até o Centro de Convivência da Terceira Idade, afixar fitinhas vermelhas
nas pessoas idosas


♦ ♦ ♦ ♦ ♦ ♦ ♦ ♦


Aqui, os idosos do Centro de Convivência exibem suas fitinhas vermelhas,
comemorativas ao Dia Mundial de Luta contra a Aids