Será encerrado hoje (21), o curso de Avicultura Básica, na localidade de Muquém de Dentro

FOTOS:VICENTE J.RODRIGUES

Estão sendo realizadas na localidade de Muquém de Dentro, desde o dia 17 de maio, as aulas do curso de Avicultura Básica, contando com a participação de 20 alunos, todos filiados à Associação Beneficente local. O evento está sendo promovido pela Prefeitura Municipal de Cariré, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social e em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural-SENAR/CE.

O curso está sendo ministrado por Alcivan Alves Sarmento, instrutor do SENAR e engloba os seguintes assuntos: criação de galinha caipira, ensinando desde a construção do galinheiro, ao manejo do criatório e à formulação da ração. O curso de Avicultura Básica será encerrado no neste dia 21 de maio. Todos os participantes receberão certificados.

Secretaria Municipal do Trabalho e Desenvolvimento Social em parceria com SENAR-CE, promoveram o curso Processamento de Frutas

FOTOS: VICENTE J.RODRIGUES

A Prefeitura Municipal de Cariré, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social e em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural-SENAR/CE, promoveram nos dias 16 a 19 de maio, o curso de Processamento de Frutas, na sede da Fábrica de Doces local. Segundo informações de Antônia Elaine Oliveira Silva, instrutora do SENAR, "durante os três proveitosos dias de realização do curso, foram confeccionados doces de goiaba, banana, mamão, jerimum e abacaxí, nas formas de cremes, compotas, mariolas e cristalizados, dentre outras".

Estiveram presentes ao encerramento do curso de Processamento de Frutas, a subsecretária municipal do Trabalho e Desenvolvimento Social, Cláudia Gonçalves (representando a secretária do Trabalho e Desenvolvimento Social, Virgina Souza Aguiar) e Nilda Laureano, coordenadora do referido curso profissionalizante.

III Audiência Pública da Zona Norte sobre combate à exploração sexual de crianças e adolescentes foi realizada com êxito e boa presença de público








Foi realizada com êxito e com boa presença de público, no último dia 18 de maio, a III Audiência Pública da Zona Norte sobre combate à exploração sexual de crianças e adolescentes, tendo como local, o auditório do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Cariré. O evento foi uma realização da Prefeitura Municipal/Poder Judiciário da Comarca local/Câmara Municipal de Vereadores, contando, ainda, com apoio do Conselho Tutelar e Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente-CMDCA.

Na ocasião houve palestras, seguidas de debates. Participaram da audiência pública, a primeira dama e secretária municipal do Trabalho e Desenvolvimento Social, Virgina Souza Aguiar, o presidente da Câmara Municipal de Cariré, Francisco Nery Neto, o chefe do destacamento policial militar local, sargento PM Epitácio, a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Jaqueline Dias, além de secretários municipais, "prefeitinhos" e demais assessores diretos e indiretos da administração pública municipal. Todos os oradores que fizeram uso da palavra foram unânimes em afirmar que a violência sexual praticada contra a criança e o adolescente é uma violação dos Direitos Humanos, em especial do direito à vivência sadia da sexualidade. Nessa violação são estabelecidas relações diversas de poder, nas quais pessoas satisfazem seus desejos e fantasias sexuais ou tiram vantagens financeiras e lucram usando, para tais fins, as crianças e adolescentes.