Realizada a 7ª Conferência Municipal de Saúde de Cariré de 2019 com o tema: "Democracia e Saúde - Saúde Como Direito; Consolidação do SUS e Financiamento do SUS"

Com o tema "Democracia e Saúde - Saúde Como Direito; Consolidação do SUS e Financiamento do SUS", foi realizada nesta quinta-feira, dia 11 de abril, a 7ª Conferência Municipal de Saúde, promovida Secretaria de Saúde da Prefeitura Municipal de Cariré em parceria com o Conselho Municipal de Saúde (CMS), tendo como local as dependências da Escola Francisco Hermínio no Bairro do Fórum. O objetivo das Conferências de Saúde é reafirmar, fortalecer e efetivar os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS), público, universal, integral, equânime com financiamento adequado e regular visando garantir a saúde como direito humano e dever do Estado, com base em políticas que reduzam as desigualdades sociais e territoriais, conforme previsto na Constituição Federal de 1988. Além de propor diretrizes para formulação da Política Municipal, Regional e Estadual de Saúde e o fortalecimento do Controle Social no SUS. 


A mesa de honra do cerimonial esteva formada pela Dra. Raquel Portela - representando a Prefeitura Municipal de Cariré; Beatriz Rodrigues Farias, presidente do Conselho Municipal de Saúde (CMS); secretária da Educação, Carmiranda Almeida Miranda - representando os secretários municipais; secretária da Saúde de Cariré, Napoline Silva Melo; vereadora Maria Lucy Ximenes - representando a Câmara Municipal; Irlanda Pontes de Oliveira, palestrante oficial da Conferência; Selma Maria Oliveira - representando os Usuários do SUS.

Após os pronunciamentos das autoridades e da palestra central da  7ª Conferência Municipal de Saúde, foram formados os Grupos de Trabalhos, que abordaram os seguintes Eixos: Eixo 1: Saúde como direito; Eixo 2: Consolidação dos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS); Eixo 3: Financiamento adequado e suficiente para o SUS.

Em seguida, os relatores dos Grupos de Trabalhos estiveram apresentando as propostas da Saúde de Cariré, sendo aprovadas pela plenária, as quais serão levadas à  8ª Conferência Estadual de Saúde (8ª CES).

Encerrando a programação do evento, foi a vez da eleição por aclamação dos Delegados que irão representar o município de Cariré na 8ª Conferência Estadual de Saúde (8ª CES) que será realizada nos dias 26 e 27 de junho de 2019. 

📸 📸 📸 📸 📸 📸 📸 📸 📸 📸 📸 📸 📸 📸 📸
VEJA ÁLBUM COMPLETO DE FOTOS DA CONFERÊNCIA, CLICANDO NO LINK ABAIXO:

Cariré (Posto: Jucá) registra maior chuva do Ceará das últimas 24 horas; Chove em mais de 90 cidades

Vista panorâmica da sede do Distrito de Jucá, município de Cariré-CE
(Clicar para ver mais ampliado)

Balanço da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), divulgado na manhã desta sexta-feira (12), apontou que entre o início de quinta-feira (11) e esta sexta, o município de Cariré, na Região Norte do Ceará, registrou os maiores números de chuva no Estado: foram 79 mm.

Em seguida aparecem as cidades de São Gonçalo Do Amarante (Posto: Croata), com 76 mm; Granja (Posto: Granja), com 72,8 mm; e Pacatuba (Posto: Escola Prof Luiza Teodoro), com 66,3 mm.

Segundo a Funceme, existem nuvens sobre o Ceará, principalmente no noroeste do Estado, o que pode ocasionar precipitações na faixa litorânea na manhã de sexta. Porém, alterações atmosféricas, como a direção dos ventos, padrão de umidade mais seco e ainda a diminuição da atividade convectiva – processo físico que é um fator importante para a formação de nuvens de chuva – devem interferir nos resultados.

10 maiores chuvas por posto no dia:
(152 postos com chuva de 165 informados)
Cariré (Posto: Jucá) : 79.0 mm
São Gonçalo Do Amarante (Posto: Croata) : 76.0 mm
Granja (Posto: Granja) : 72.8 mm
Pacatuba (Posto: Escola Prof Luiza Teodoro) : 66.3 mm
Viçosa Do Ceará (Posto: Vicosa Do Ceara) : 65.6 mm
Ubajara (Posto: Ubajara) : 58.4 mm
Granja (Posto: Adrianopolis) : 58.2 mm
Paraipaba (Posto: Paraipaba) : 54.6 mm
Iguatu (Posto: Iguatu) : 53.0 mm
Groaíras (Posto: Capim 1) : 50.0 mm.
FONTE: Diário do Nordeste