Localidade de Angicos, no município de Cariré-CE, está sendo beneficiada com as obras de pavimentação em pedra tosca

Pela primeira em sua história, a localidade de Angicos, município de Cariré-CE, está sendo beneficiada com obras de pavimentação em pedra tosca, melhoramento esse aguardado há vários anos pela comunidade local. Os serviços estão sendo realizados pela Secretaria de Infraestrutura e Desenvolvimento da Prefeitura Municipal de Cariré-CE.

Com a pavimentação no entorno de várias casas de Angicos, aquela comunidade apresentará um melhor aspecto urbanístico para quem for visitá-la, e proporcionará uma melhor qualidade de vida para seus moradores (Fotos enviadas pelo secretário da Infraestrutura da Prefeitura de Cariré, Dr. Renato Brandão, ao qual agradecemos)

Prefeito Elmo Aguiar participa da reunião com os municípios do Consórcio de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, para tratar sobre o Índice Municipal de Qualidade do Meio Ambiente (IQM )

Na última terça-feira, 18 de junho,  aconteceu em Sobral, a reunião com os prefeitos dos 17 municípios que fazem parte do Consórcio de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos da Região Metropolitana de Sobral - CGIRSRMS, com a finalidade de debater sobre o Índice Municipal de Qualidade do Meio Ambiente 2019 (IQM 2019), cujo prazo para cadastramento dos municípios foi iniciado no dia 10 de maio e finalizado em 8 de julho. 

Representando o município de Cariré, estiveram presentes ao encontro regional, o prefeito Elmo Aguiar, acompanhado do secretário de Meio Ambiente, Adauto Araújo. Vale salientar que Cariré, já passou a receber repasse de 2% do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS), pelo Governo do Estado. O benefício foi conquistado por conta do cumprimento das seis metas do Índice de Qualidade do Meio Ambiente (IQM), referente ao ano de 2016, que rendeu a Cariré uma das notas máximas na avaliação, como resultado do trabalho de sustentabilidade realizado pelo município.

Que é o IQM?

O Índice Municipal de Qualidade do Meio Ambiente (IQM), instituído pelo Decreto n.° 29.306, de 5 de junho de 2008, é um dos critérios de repartição do repasse do ICMS do Ceará para os municípios. De acordo com o decreto, para os municípios que atendem aos critérios do IQM dispostos no decreto, são destinados 2% do ICMS.

Anualmente, os municípios preenchem o formulário do IQM e em seguida são visitados por técnicos do Governo do Estado para a apuração do mesmo. Durante a visita, ocorre a entrevista para verificação dos critérios para repasse, bem como verificação in loco da Gestão e Gerenciamento dos Resíduos no município.