Realizada ontem, dia 12, a Cerimônia de Formatura da 5ª Turma de Jovens Bombeiros Voluntários-JBV, com entrega de medalhas e certificados


FOTOS & TEXTOS: VICENTE J.RODRIGUES







Ontem, dia 12 de agosto, nas dependências da quadra coberta desta cidade, a partir das 19 horas, foi realizada a Cerimônia de Formatura da 5ª Turma do Projeto Jovem Bombeiro Voluntário (JBV), a qual contou com a participação de alunos da sede municipal e das localidades de Boa Esperança, Anil, Almas, Aroeiras, Daniel, Jucá, Flores, Alto Feliz e Serrote Branco. O Projeto JBV é uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Cariré em parceria com a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social e da Secretaria da Educação, com o apoio do 3º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar. Procurando valorizar a inclusão de jovens com deficiência, uma aluna e um aluno, com deficiência mental, também concluíram o curso junto à 5ª Turma de Jovem Bombeiro Voluntário-JBV. A referida turma era composta por 48 alunos, na faixa etária de 12 a 16 anos de idade.

Compuseram a mesa do cerimonial, o prefeito municipal, Antônio Martins, a primeira dama e secretária do Trabalho e Desenvolvimento Social, Virgina Souza Aguiar, o presidente da Câmara Municipal de Cariré, Francisco Nery Neto, a secretária da Educação, Edite Lourenço, o sargento Ernandes, representando o 3º Batalhão do Corpo de Bombeiros, a diretora da Escola Tenente Avelino Gomes, de Anil, Adriana Freitas Araújo e a coordenadora do Projeto JBV, Socorro Freire.

Estiveram presentes ao evento, os vereadores Irineu Brandão, Doriedes de Souza, Ozir Moreira, os secretários municipais: Adauto Araújo, Regina Farias, Ágda Martins e Ubirajara Mesquita. Na platéia, estavam presentes ainda diretores de escolas, "prefeitinhos", pais e mães de alunos do Projeto JBV. Na ocasião, também foi exibido um vídeo, mostrando as ações desenvolvidas pelos jovens do JBV, ao longo dos quatro meses de realização do curso, que foi dirigido pelo cabo BM Pontes e pelo guarda-vidas Alan. A oradora da turma foi a aluna Géssica Medeiros Santos. Fizeram uso da palavra, dentre outros, o prefeito Antônio Martins, a primeira dama Virgina Aguiar e o sargento Ernandes, representando o 3º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar, sediado em Sobral.

Na ocasião, houve a entrega individual de certificados e das medalhas para todos os alunos do Projeto Jovem Bombeiro Voluntário-JBV, acompanhados dos seus respectivos padrinhos e madrinhas. O prefeito Antônio Martins fez a entrega de uma placa ao aluno destaque da Turma do JBV, em primeiro lugar, José Robson Mesquita Ximenes. O sargento CBM Ernandes fez a entrega de outra placa à aluna Patrícia Pereira Farias, em segundo lugar. Ao final, foi servido um coquetel aos presentes à solenidade.

SLIDESHOW DA CERIMÔNIA DE FORMATURA DA 5ª TURMA JBV DE CARIRÉ
FOTOS & TEXTOS:VICENTE J.RODRIGUES

Professores grevistas da rede estadual de ensino de Cariré participam de manifestações com os professores de Groaíras

FONTE: TEXTO & FOTOS DO BLOG http://fagneraguiar.blogspot.com/
O clima de união toma conta dos professores grevistas da rede estadual de ensino. Cientes de que devem fazer aquilo que tanto ensinam aos seus alunos, que é lutar por seus direitos, e conscientes de que esta greve não é uma luta de apenas alguns, mas de toda a classe, os professores em greve se articulam como podem, de forma a fortalecer cada vez mais o movimento e a dar um basta à imposição a que querem submetê-los.
Desta forma, professores grevistas de Cariré se dirigiram na manhã de ontem, dia 12 de agosto, à cidade de Groaíras, tendo como objetivo levar apoio aos colegas desta cidade e reavivar o clima de unidade que toma conta da categoria.

Na oportunidade, professores de Groaíras, apoiados pelos de Cariré e Forquilha, participaram de manifestações pelas principais ruas da cidade, nas quais se buscou, através de panfletagens e palavras de protesto, conscientizar a população groairense dos reais motivos que levaram a categoria a aderir à greve.

A manifestação, que se iniciou por volta das 8 horas na praça central da cidade, teve encerramento em torno das 10 horas em frente à Escola Monsenhor Linhares. Durante a caminhada pelas ruas, o grupo de professores recebeu o apoio de dezenas de alunos, inclusive estudantes que acabavam de sair da Escola Monsenhor Linhares e seguiam os professores pelas ruas.

Vale salientar que estes estudantes estão tendo aulas em tempo parcial, geralmente até as 9 horas. Isto ocorre por que na escola os professores temporários NÃO PUDERAM ADERIR AO MOVIMENTO POR MEDO DO NÚCLEO GESTOR, O QUAL ESTÁ PRESSIONANDO E AMEAÇANDO OS PROFESSORES TEMPORÁRIOS, isto segundo relatos de professores grevistas desta cidade. Outro ponto que é bom destacar é o fato de que, inclusive, os Professores Coordenadores de Área (PCAs) estão sendo pressionados, pois segundo o núcleo gestor desta escola PCA é cargo comissionado.

As manifestações se encerraram com o grupo de professores grevistas reafirmando o seu compromisso com o movimento e conclamando os colegas temporários a também aderirem ao movimento, a vir lutar por seus direitos e a sair desta situação em que estão sendo sufocados.


Antes de iniciar as manifestações, vários alunos já davam seu apoio aos professores.


Pelas ruas, o grupo de alunos só aumenta.

Professores cruzam os braços em frente à Escola Monsenhor Linhares.