Desfile para a escolha da 'Miss Beleza Negra' 2018 de Cariré: Entrada do 1º traje típico da cultura afro; assista nos VÍDEOS


CLICAR NO 'PLAY' PARA ASSISTIR VÍDEOS!

Sábado (24/11), à noite, a Associação de Arte e Cultura Flor de Mandacaru, com apoio total da Secretaria de Cultura, Esporte e Juventude da Prefeitura Municipal de Cariré, promoveu na quadra coberta Raimundo Nery desta cidade, a Gincana da Consciência Negra, com a disputa entre os grupos "Mistérios" e "Baú" e, paralelamente, a realização dos desfiles para escolha da Miss Beleza Negra de 2018. Um bom público compareceu ao grande evento de arte, cultura e beleza, o qual foi apresentado pelo secretário da Cultura, Esporte e Juventude de Cariré, Marcelo Alves, com apoio de sua dedicada equipe. Nestes vídeos, assista a entrada do 1º traje típico da cultura afro.

STDS do Governo do Ceará promoveu a capacitação do Curso de Corte e Costura em parceria com a STDS de Cariré

Terminou no último dia 20 de novembro o Curso de Corte Costura que aconteceu no Centro de Convivência do Idoso na STDS. O Curso iniciou-se no dia 09 de Novembro e teve uma carga horária de 100 horas, ocorrendo de segunda a sexta-feira das 6 as 10 horas da noite. A capacitação foi ministrada gratuitamente pela Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) do Governo do Estado do Ceará e em parceria com a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) da Prefeitura Municipal de Cariré, para 20 pessoas e mais duas ouvintes. 

Declarou por ocasião do encerramento do mencionado curso a secretaria municipal da STDS de Cariré, Claudia Nascimento Gonçalves (na foto) que "a nossa Secretaria tem a missão de sempre oferecer cursos de aperfeiçoamento e iniciação profissional, porque o Trabalho é responsabilidade da nossa Secretaria. Não vamos conseguir vencer esta crise que se demonstra com o desemprego sem estarmos preparados para vencê-la e, neste sentido. a qualificação de nossa mão-de-obra é uma exigência do mercado para dar conta de suas necessidades e ainda produzir renda mesmo informalmente. Este Curso de Corte Costura atende uma procura antiga de várias pessoas em aprender e aperfeiçoar este ofício. Para se ter uma ideia, várias pessoas inciaram e, por motivo de força maior, desistiram de prosseguir, devido a sua longa e contínua carga horária, e nem por isso nenhuma vaga deixou de ser preenchida. E ainda colocamos duas ouvintes para que não fosse perdida a oportunidade. O Curso de Corte Costura foi oferecido com máquinas modernas, e pelo acabamento das peças observamos que houve qualidade no aprendizado. No final do curso, a STDS do Governo do Estado do Ceará ofertou além das peças produzidas por elas mesmas, vários materiais às participantes com linhas, agulhas e outros, enquanto que STDS da Prefeitura Municipal de Cariré, em parceria com a Primeira-Dama Mirna Lima Aguiar ofertou um jantar e bolsas plásticas para guardar os brindes que as cursistas ganharam", ressaltou Cláudia Gonçalves.

Já a Primeira-Dama Mirna Aguiar afirmou que "a nossa Prefeitura sempre irá investir e potencializar parcerias que visem qualificar a nossa mão-de-obra. Não foi fácil trazer este Curso de Corte Costura para Cariré, pois todos os outros municípios pleiteiam e o Governo do Estado não disponibiliza de recursos para atender a todas as solicitações municipais. um curso deste sai caro, porque é inteiramente gratuito, desde o pagamento da instrutora ao translado das máquinas e o material que todas cursistas utilizam durante a capacitação. Somente com parcerias é que conseguiremos vencer esta crise, porque podemos com a soma de esforços oferecer qualidade no acesso a aportes tecnológicos para as pessoas estarem preparadas para as oportunidades que surgem, nem sempre com muita freqüência em nossas vidas. Vejam o exemplo do concurso da Ematerce que aconteceu ontem no Ceará, quando vários munícipes de Cariré fizeram e com chances de lograr sucesso, não só porque fizeram o IFCE, mas principalmente porque na Escola Técnica Guiomar Aguiar temos os cursos técnicos de Agroindústria e Aquicultura e uma parte de nossa juventude está preparada para uma oportunidade que se abre há mais de 32 anos depois, que foi quando aconteceu o último concurso da Ematerce. Não paramos por aqui, e em breve estaremos protocolando mais solicitações de cursos na STDS do Governo do Estado do Ceará para Cariré, se possível ainda para o primeiro semestre de 2019", concluiu Mirna Aguiar.


📸 📸 📸 📸 📸 📸 📸
VEJA MAIS FOTOS DO ENCERRAMENTO DO CURSO DE CORTE E COSTURA, CLICANDO NO LINK ABAIXO QUE ESTÁ NO NOSSO FACEBOOK:

Terça-feira (27), às 9h, será realizada a 1ª Audiência Pública do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB) de Cariré-CE

A Prefeitura Municipal de Cariré via Secretaria do Meio Ambiente, em parceria com o Governo do Estado Ceará via Secretaria das Cidades, estarão promovendo na terça-feira, dia 27 de novembro, às 9 horas, a 1ª Audiência Pública do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB), com objetivo de apresentar e discutir o Diagnóstico Técnico e realizar a Leitura Comunitária sobre a realidade do saneamento básico no município de Cariré, que constituirão a base do Plano.

O local em que será realizada a 1ª Audiência Pública do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB) é o auditório da Escola Estadual de Ensino Profissional  (EEEP) Guiomar Belchior Aguiar, que está localizada no bairro do 'Cariré Velho', às margens da Rodovia CE-183 (no sentido de quem sai de Cariré com destino à cidade de Varjota). 

Aluno da Escola Marieta Cals de Cariré consegue o 1º lugar para o Ceará na OBMEP, com a conquista da medalha de ouro

Daniel Soares Azevedo consegue o ouro inédito para Cariré 

Faz 13 anos que a OBMEP foi criada, mas, sem dúvidas, esta será a edição que entrará definitivamente para a história de nosso município. Toda esta importância histórica se deu por conta de um feito: o tão sonhado ouro jamais havia sido conquistado por um estudante deste município, vindo a se consolidar nesta edição. O responsável por esta proeza foi o jovem Daniel Soares Azevedo, de apenas 18 anos, mas dono de um currículo estudantil invejável. 

Antes de chegar ao ensino médio, Daniel já se destacava na escola em matemática, e já tinha o ouro da OBMEP como um de seus objetivos. Isso foi o ponta pé para o traçar da sua história de sucesso, a qual começou ainda em 2013, quando o mesmo ainda cursava o 7º ano do ensino fundamental na Escola Cefisa Aguiar, e não parou mais. Menção honrosa nas edições de 2013, 2014 e 2015, a estreia de Daniel no nível 3 (ensino médio), na Escola Marieta Cals, foi logo com uma medalha de bronze, na edição de 2016. 

Na edição de 2017, (quando já não se contentava mais com o bronze), Daniel sentiu o sabor amargo de não conseguir seu objetivo maior, ao repetir o bronze do ano anterior. Ignorando o mérito que uma medalha de bronze possui, Daniel encarou aquela medalha como uma derrota, a qual lhe deu forças e serviu para definir estratégias para lutar pelo tão sonhado ouro. 

Concomitante à OBMEP, Daniel também participou e logrou êxito em outras olimpíadas. Foi medalhista de bronze na OBA 2016 e ouro na OBA 2018. Na OBFEP, foi bronze estadual nas edições de 2016 e 2017, e aguarda o resultado da OBFEP 2018, podendo colecionar mais uma medalha. 

No Desafio Canguru, no qual sua escola estreou em 2018, Daniel foi logo direto para as cabeças, ao conquistar a medalha de ouro. Todos estes feitos, ao mesmo tempo em que motivavam Daniel, aumentava o seu desejo pelo ouro na OBMEP. Seria para ele a coroação de um ciclo vitorioso, já que o mesmo estava terminando o ensino médio em 2018 e, portanto, este seria seu último ano para participar de olimpíadas. 

O final desta trajetória de sucesso não podia ser outro. Na quarta-feira, dia 21 de novembro, os resultados da OBMEP 2018 foram divulgados e, com eles, o tão sonhado ouro de Daniel se concretizou. Ele não só se tornou um dos três privilegiados cearenses do nível 3 a conquistar o ouro, como ficou em 1º lugar no estado: um feito histórico não só para Cariré (que agora entrou para o seleto rol de cidades que possui medalhistas de ouro), como também para o nosso estado. 

Na Escola Marieta Cals, escola na qual Daniel estudou os três anos do ensino médio, o trabalho com olimpíadas é um dos principais projetos. Esta instituição de ensino participa de diversas olimpíadas além da OBMEP, nas mais diversas áreas do conhecimento, tais como OBA, OBF, OBFEP, Desafio Canguru, OBG, ONHB e OBRAC. 

Esta escola vem, ano a ano, alcançando patamares mais elevados de sucesso estadual e nacional. Tal fato pode ser exemplificado com a própria OBMEP. Além da medalha de ouro de Daniel, mais 3 estudantes conseguiram medalha de prata e outros 11 receberam menção honrosa. Além do mais, a Escola Marieta Cals é, pelo 4º ano consecutivo, escola premiada.


Os estudantes medalhistas de prata foram: 
- Francilândio Lima Serafim; 
- Hemerson Morais Araújo; 
- José Tiago Mota Crispim.
Os estudantes que conseguiram menção honrosa foram: 
- Ana Gabriela Parente da Ponte; 
- Antonio Vandson Azevedo Evangelista; 
- Asafe Dayan Rodrigues Aragão; 
- Benedito Felipe dos Santos Borges; 
- Davi Azevedo de Oliveira; 
- Francisca Aline de Paiva Silva; 
- Francisco Irandson Martins Silva Pereira; 
- Gemerson Silva Araújo; 
- Jhonathan Fernandes de Souza; 
- Joyce Simões de Aguiar de Oliveira; 
- Simone Ribeiro Portela.

FONTE: Escola Estadual Dona Marieta Cals de Cariré-CE.