De 8 a 17 de julho de 2011, será realizada a Festa de Jesus Crucificado, no distrito de Alto dos Honório

FOTOS: VICENTE J.RODRIGUES

Será realizada no período de 8 a 17 de julho, tradicional Festa de Jesus Crucificado 2011, no distrito de Alto dos Honório, como o tema:"Ano Mariano" e o lema:"Maria, vem renovar nossa fé em teu filho Jesus".

Eis a programação:
Dia 8, sexta-feira: Abertura da festa com procissão, hasteamento da bandeira, primeira novena e missa, a partir das 17h30min.
Dia 9, sábado: Segunda novena com a participação do Apostolado da Oração de Cariré. Noite dos Agricultores, Criadores e Capela de Zipu.
Dia 10, domingo: Terceira novena com a participação do Núcleo "Jovens de Cristo" de Cariré. Noite dos grupos de Mãe Rainha do Muquém e Santana.
Dia 11, segunda-feira: Quarta novena com a participação da Pastoral da Criança de Cariré. Noite dos Comerciantes e Desportistas.
Dia 12, terça-feira: Quinta novena. Noite dos profissionais da Saúde, Dizimistas e Aposentados.
Dia 13, quarta-feira: Sexta novena. Noite da Catequese, Ministros da Eucaristia e Capela de Caveira.
Dia 14, quinta-feira: Sétima novena. Noite das Famílias e da Capela de Muquém.
Dia 15, sexta-feira: Oitava novena. Noite dos Jovens e da Escola.
Dia 16, sábado: Última novena. Noite dos visitantes filhos do Alto dos Honório e em geral.
Dia 17, domingo: DIA DA FESTA.

Observações:
1) Padre César estará presente na abertura da festa e a partir de terça-feira, dia 12.
2
) A confissão das crianças para a Primeira Comunhão será terça-feira, dia 12, e a Primeira Comunhão será realizada quarta-feira, dia 13.
3
) O momento para os batizados será sábado, dia 16, às 5 horas da tarde.
"Como tem acontecido tão bem nos últimos anos, pedimos absoluto silêncio nas barracas, comércios e carros de som das 18 horas até o final dos atos religiosos"(Cordialmente: Padre César).

Propostas de Cariré foram aprovadas na Oficina Regional do Plano Plurianual Participativo e Regionalizado 2012-2015, realizada em Sobral


As propostas aprovadas: "A Interligação da Malha Viária Asfáltica da Região Norte, construção de um laboratório regional central da LACEN em Sobral, asfaltamento da Estrada do Graça até Groaíras, passando pela cidade de Cariré, com construção de uma ponte elevada sobre o Rio Acaraú".

"No último dia 30/06/2011 realizou-se a Oficina Regional para a elaboração do Plano Plurianual Participativo e Regionalizado 2012-2015, no Centro de Convenções em Sobral. Na oportunidade participaram 18 dos 20 Municípios pertencentes à Micro-área de Sobral. Na solenidade de abertura esteve presente o vice-governador Domingos Aguiar, vários secretários de Estado, vários prefeitos, dentre eles, Veveu Arruda, de Sobral, vários secretários municipais, como Regina Farias, da Secretaria de Cultura, Esporte e Juventude de Cariré, vários vereadores da Região Norte, dentre eles, Irineu Brandão, Doriedes Honório de Sousa e Francisco Nery Neto, de Cariré. Na solenidade, o governador em exercício naquela dia, Domingos Aguiar Filho, reiterou que todas as propostas aprovadas pela plenária seriam encaminhadas e executadas. É importante frisar que a Delegação de Cariré foi a segunda maior do evento, ficando atrás apenas da de Sobral, enquanto que Irauçuba ficou com a terceira maior delegação.

Já no final da manhã, deu-se início aos trabalhos, com a divisão dos participantes em nove grupos temáticos: Infra-Estrutura e Recursos Hídricos; Educação, Ciência e Tecnologia; Saúde; Desenvolvimento Agrário e Pesca; Cultura e Esporte; Desenvolvimento Social e Trabalho; Segurança Pública, Justiça e Defensoria; Desenvolvimento Urbano e Integração Regional, onde foi eleito por votação direta dos seus membros, o Tema Estratégico de cada grupo e mais dez Ações relacionadas ao tema e que serão priorizadas enquanto Política de Estado, para sua efetivação nos municípios desta Micro-Área, desde que exequível pelo Governo do Estado. A delegação do Cariré subdividiu-se e participou de quase todos os Grupos Temáticos, tendo Eleito os coordenadores do Grupo de Cultura e Esporte: Débora (Articuladora da Secretaria da Cultura, Esporte e Juventude de Cariré) e o de Infra-Estrutura e Recursos Hídricos, Virgilio Lima (STDS-Cariré). A partir daí todos os coordenadores dos noves Grupos Temáticos defenderam a Proposta do seu respectivo Tema Estratégico, porque somente três iriam entrar no documento final, enquanto prioridade de Governo. E assim sendo, a proposta defendida pelo assistente social Virgilio Félix de Lima, de Cariré, foi a mais votada por todos os presentes, com 59 votos: A Interligação da Malha Viária Asfáltica da Região Norte. Em segundo lugar, com 55 votos, ficou a proposta da Saúde, de construção de um LACEN em Sobral. Também foi aprovado, como uma das dez Ações Prioritárias do Grupo de Infra-Estrutura e Recursos Hídricos, a proposta do assistente social, Virgilio Félix de Lima, que defende o asfaltamento da Estrada do Graça até Groaíras, com a construção de uma ponte elevada sobre o Rio Acaraú.

Agora, o Município de Cariré escolherá cinco Delegados para o V Fórum Estadual do Planejamento Participativo e Regionalizado, que acontecerá no Centro de Convenções, em Fortaleza, neste segundo semestre de 2011". (Por Virgílio Félix de Lima - assistente social da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social de Cariré).


AUTOR DA MATÉRIA:
Virgílio Félix de Lima - assistente social da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social de Cariré.






FOTOS: VICENTE J.RODRIGUES.

Realizado o "Arrraiá da APAE" de Cariré, com a escolha da "Rainha do Arraiá", danças e outras atrações juninas





















Nas dependências da quadra esportiva Raimundo Nery, desta cidade, a direção da Associação de Pais e Amigos de Excepcionais-APAE-Cariré, promoveu o "Arraiá da APAE", quando na ocasião houve a escolha da Rainha do Arraiá, cujas candidatas faziam-se acompanhadas de seus padrinhos e madrinhas. Participaram do evento junino, crianças e adolescentes que são atendidos pelo Centro de Atendimento Educacional Especializado Lidiana Pinho Teles, que funciona na sede própria da APAE local. Os alunos da APAE realizaram danças e dramatizações com motivos juninos.

Estiveram presentes ao evento, a presidente da entidade, Virgina Souza Aguiar, a vice-presidente, Cláudia Gonçalves e demais diretores, professores, além do presidente da Câmara Municipal de Cariré, Francisco Nery Neto, pais e mães de alunos da APAE-Cariré e sócios beneficentes da entidade. Realmente, foram momentos de alegria, de festa e candura, proporcionados pelos alunos da APAE-Cariré, como forma de demonstrar a todos que "a deficiência não é um problema... seu preconceito sim!".