Escola Marieta Cals realiza culminância do Projeto Superação 2015 e priorizando o meio ambiente

Realizou-se neste dia 29 de agosto a culminância SuperAção na EEM Dona Marieta Cals. O projeto consiste na mobilização solidária de toda a comunidade escolar tendo em vista sensibilizar e conscientizar a respeito de questões de interesse coletivo, como a preservação da infraestrutura escolar, o respeito ao meio ambiente e a valorização da prática esportiva.
Em 2014, a escola realizou atividades de caráter competitivo, promovendo a melhoria da infraestrutura escolar através de mutirão de limpeza e pequenos reparos, bem como pintura das salas de aula. 
Este ano o tema do SuperAção foi MEIO AMBIENTE. Desde o início de agosto, professores e alunos mobilizaram a comunidade escolar para promover ações de preservação do meio ambiente e reflexão acerca de desenvolvimento sustentável e aproveitamento de materiais que, em geral, iriam para o lixo. Cada sala foi assistida por um professor que orientava e motivava para a realização do trabalho. Assim nasceu o projeto da horta orgânica e de reaproveitamento da água dos bebedouros (realizados pelos alunos dos 3ºs anos), a produção de sabão com óleo usado e a produção de enfeites e utensílios com material reciclável. 
O resultado foi surpreendente! Já no sábado, dia 22 de agosto, foi realizada uma blitz ecológica na feira que ocorre semanalmente em Cariré. Ali, nossos alunos falaram sobre uso de agrotóxico e horta orgânica, bem como puderam colher restos de verduras e frutas para servirem de adubo para a horta que estava sendo feita na escola. Concomitante à preparação da horta, no laboratório de Ciências, era realizada sob a orientação dos professores de química a produção de sabão caseiro pelos alunos dos 2ºs anos, enquanto os dos 1ºs anos se mobilizavam produzindo utensílios com latas, garrafa pet, jornal, dentre outros materiais.
Foi um mês de intenso trabalho que culminou, neste sábado, com um grande encontro com a comunidade.
A manhã do SuperAção foi marcada pela realização de um café da manhã compartilhado por todos os presentes e apresentação dos trabalhos realizados. Na oportunidade, os alunos recém-aprovados no vestibular UVA 2015.2 fizeram uma homenagem aos professores, como forma de agradecimento pela conquista do acesso ao Ensino Superior. O clima foi de amizade e alegria e de sensação de, mais uma vez, cumprir com a missão de educar para o conhecimento e para a formação plena da cidadania.
Maria do Livramento Dias de Oliveira
Diretora Escolar