Uso exagerado de energéticos pode causar hemorragia cerebral

Viralizou nas redes sociais a história de Austin, um americano que perdeu parte do crânio e do cérebro por causa de uma hemorragia cerebral causada pelo consumo excessivo de energéticos. O caso foi contado pela primeira vez na página do Facebook da Endres Photography, um estúdio de fotografias de Sacramento, na Califórnia.

Será que realmente beber muito energético pode causar hemorragia cerebral? Para o médico José Luis Aziz, diretor da Sociedade Brasileira de Cardiologia, somente se a pessoa tiver algum tipo de predisposição.

“Se a pessoa tiver uma anomalia genética, um aneurisma ou um micro-aneurisma, pode acontecer. O energético aumenta a pressão arterial, rompe o aneurisma e aí surge a hemorragia”, explicou.

Aziz contou que muitas pessoas não sabem que tem aneurisma, pois não apresentam sintomas. Além disso, a maioria dos casos se dá em jovens, como é o caso do americano Austin. “Dependendo do sangramento, o paciente pode perder parte do cérebro, sim”, disse. “Por isso, a história pode ser real”.

Deputado diz que crime organizado está infiltrado na política, na polícia e no Judiciário

O Conjunturas desta quarta-feira (18) discutiu o fato de 47% das vítimas de homicídios nos sete primeiros meses em Fortaleza eram envolvidas com grupos criminosos. O dado é da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS). O deputado federal Cabo Sabino (PR), oriundo da polícia, traçou panorama crítica do envolvimento das facções criminosas com instâncias de poder.

Também participaram do debate o deputado estadual Carlos Matos (PSDB) e o vereador de Fortaleza Guilherme Sampaio (PT). O programa vai ao ar todas as segundas, quartas e sextas-feiras, pela manhã, na rádio Tribuna BandNews FM.

O dado da SSPDS é resultado do trabalho de comissão especial que analisou os 1.080 Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLIs) ocorridos em Fortaleza nos sete primeiros meses de 2017.

O deputado Cabo Sabino citou suposta trégua das facções criminosas em todo o País, inclusive em Fortaleza, em 2016. “O Governo não assumia, na época, que havia essa trégua, mas os índices (de violência) foram lá pra baixo”, pontua. A paz teria acabado em 2017. “O País não tem política de segurança pública e não sabe controlar o crime organizado, nós não temos forças”, disse.

Presidente Robson Pessoa colocou em votação vários projetos de leis do Poder Executivo Municipal de Cariré-CE; veja VÍDEO


Na primeira sessão ordinária na primeira terça-feira (7) do mês de outubro de 2017, o presidente da Câmara Municipal de Cariré-CE, vereador Robson Pessoa colocou em votação e para apreciação do plenário, vários projetos de leis oriundos do Poder Executivo Municipal: 1) Projeto de Lei que institui o auxílio transporte para agentes comunitários de saúde em exercício no Município de Cariré. 2) Projeto de Lei que dispõe sobre a qualificação de entidades sem fins lucrativos como organizações sociais. 3) Projeto de Lei que dispõe sobre a criação do Conselho Municipal da Cultura. 4) Projeto de Lei que ratifica o termo de alteração de consórcio público do Consórcio Municipal para a Destinação Final de Resíduos Sólidos – COMDERES, dentre outras providências. Todos esses projetos foram aprovados. Para saber mais detalhes, assista todo o vídeo!.


CLIQUE NO BANNER ABAIXO, PARA SE INSCREVER NO NOSSO CANAL DO YOUTUBE!


Correio reajusta preço da tarifa pela segunda vez este ano

Enviar carta pelo Correio vai ficar mais caro. Ontem, o Ministério da Fazenda autorizou o aumento pela segunda vez este ano. O reajuste ocorre em duas parcelas: a primeira, de 6,121%, será por prazo indeterminado e a segunda, de 4,094%, vai vigorar por 64 meses.

A revisão das tarifas ainda depende de publicação de aprovação pelo Ministério das Comunicações, de acordo com publicação no Diário Oficial da União. Com o aumento, a carta comercial de até 20 gramas passará a custar R$ 1,83. Anteriormente, o valor era R$ 1,23.

Em abril, o Ministério da Fazenda havia autorizado aumento de 7,485% nas tarifas dos serviços postais e telegráficos prestados pelos Correios. Na época, a empresa explicou que os serviços da estatal são reajustados todos os anos, com base na recomposição dos custos, como aumento dos preços dos combustíveis, contratos de aluguel, transportes, vigilância, limpeza e salários dos empregados. As tarifas são atualizadas com base no Índice de Serviços Postais, indicador formado a partir de uma cesta de índices, como INPC, IPCA, e IGP-M.

Multas de trânsito poderão ser pagas em parcelas e com cartão de crédito e até mesmo no cartão de débito

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) publicou nesta quarta-feira (18) resolução que altera a forma de pagamento das multas de trânsito e demais débitos relativos aos veículos. A partir de agora, os pagamentos poderão ser feitos em parcelas, por meio de cartão de crédito. Cartões de débito também poderão ser utilizados para pagamentos integrais.

O conselho aponta que a medida objetiva aperfeiçoar o processo de cobrança e quitação de débitos. O parcelamento poderá englobar uma ou mais multas de trânsito. O órgão de trânsito receberá o valor integral no momento da operação e, então, procederá com a regularização do veículo.

Caso a divisão do valor em parcelas gere cobrança de juros, o acréscimo deverá ficar a cargo do titular do cartão, que deve ter acesso a informações sobre custos operacionais antes da efetivação da operação de crédito. Já as operadoras arcarão com possíveis atrasos.

Prefeitura de Sobral está demitindo professores temporários

O prefeito de Sobral, Ivo Gomes (PDT), confirmou, na noite desta quarta-feira (18), através de uma nota de esclarecimento, a demissão de professores terceirizados do município. Os cortes começaram ontem (17), com 300 servidores temporários demitidos. Só hoje, foram mais 50, com previsão de mais 300 ao decorrer da semana.

Segundo Ivo, os cortes são devido ao término de contrato dos temporários, e a Prefeitura realizará novo concurso para preenchimento das vagas.

Ivo deixou aliados na mão?

A desculpa – de término de contrato – dada por Ivo só não explica o porquê de professores temporários que foram às ruas pedir votos para o pedetista terem passado os últimos dias apavorados e discutindo em grupos de Whatsapp se também seriam demitidos pelos prefeito que ajudaram a eleger.