José Almir (PTB) desistiu da reeleição à Prefeitura de Groaíras

FOTO ORIGINAL: VICENTE J.RODRIGUES


"O prefeito de Groaíras, José Almir (PTB), que estava com candidatura registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) desistiu de ser candidato, no último final de semana, devido a insegurança jurídica que vivencia o político.

José Almir (foto) assumiu a prefeitura nas vezes em que a ex-prefeita Zoelia (PSB) foi afastada do cargo - antes de 2008 – configurando que quando de sua eleição direta, em 2008, a mesma era a sua reeleição.

Ontem(27) para concluir saiu o resultado do julgamento em 2ª instancia pelo TRE, confirmando sua candidatura impugnada".

CIÊNCIA - Manifesto de cientistas confirma que animais são seres conscientes

FOTO REPRODUÇÃO: REVISTA GALILEU

A suspeita que a grande maioria dos donos de animais de estimação sempre teve acaba de ganhar um reforço de respeito. Um grupo de cientistas de renome mundial publicou um manifesto atestando que os animais possuem um grau elevado de consicência. E a afirmação vai muito além de cachorros e gatos fofinhos.

Com um nome digno daqueles tratados que entram para os livros de História, a Declaração de Cambrigde sobre Consciência talvez seja o primeiro grande passo que a Humanidade dá em direção à uma relação mais humana (e menos estúpida) entre homens e bichos. Os animais citados no texto são pássaros, polvos (único não vertebrado da lista) e todos os mamíferos existentes. De acordo com os cientistas, “a ausência de um neocórtex não impede que os animais experimentem estados de afeto”. 

Do ponto de vista evolutivo, o neocórtex é a parte mais recente do nosso cérebro – esse detalhe anatômico é o culpado por cientistas se negarem por tanto tempo a admitir a consciência em animais não-humanos.

A declaração é assinada por profissionais como: cientistas cognitivos, neurofarmacologistas, neurofisiologistas e neuroanatomistas e neurocientistas computacionais, todos participantes da Francis Crick Memorial Conference on Consciousness in Human and Non-Human Animals, evento sobre consciência humana e não-humana realizado na Universidade de Cambridge, em julho desse ano. Agora que percebemos que não estamos tão acima dos outros animais da Terra como a arrogância humana sempre nos fez crer, o próximo passo é entender como é, de fato, a experiência desses animais. 

CIÊNCIA - Jovem sul-africano inventa o banho sem água

FOTO REPRODUÇÃO:REVISTA GALILEU

Tudo começou com um amigo que relutava em tomar banho frio no inverno. Não se tratava de birra de criança mimada, mas sim de dois jovens que moravam em uma comunidade rural no meio da África do Sul e tinham que conviver com as péssimas condições de saneamento básico do local. “E se alguém inventasse um jeioto de tomar banho sem a gente ter que se molhar?”, o amigo perguntou. A sorte é que o interlocutor era Ludwick Marishane, o futuro inventor do Dry Bath, um gel que já está mudando o conceito de banho.

O produto é composto de biocida (conservante que combate a propagação de fungos e bactérias), flavonoides (substâncias anti-inflamatórias) e hidratante. Ao contrário daquele gel de limpar a mão, o Dry Bath não deixa um cheiro forte de álcool e sim um aroma agradável, que imita aquela sensação gostosa pós banho.

A invenção já está patenteada e até uma empresa foi criada para comercializá-la, a Head Boy . Um pacote como o da foto acima sai por 0,50 centavo de dólar para vilarejos e comunidades rurais, e 1,50 dólar para empresas. Além do óbvio propósito social da coisa ( a falta de higiene leva à uma série de doenças), outras finalidades já estão sendo levadas adiante, como o ramo hoteleiro, linhas aéreas e exércitos.

FONTE:http://revistagalileu.globo.com/Revista/Common/0,,EMI316791-17770,00-JOVEM+SULAFRICANO+INVENTA+O+BANHO+SEM+AGUA.html

SAÚDE - Sexo faz bem para o coração dos homens

FOTO REPRODUÇÃO:REVISTA SUPERINTERESSANTE 

Como se faltassem motivos para você adorar sexo, um grupo de italianos trouxe uma boa novidade: homens com vida sexual saudável correm menos risco de sofrer um problema cardíaco.

A pesquisa, realizada pela Universidade de Florença, na Itália, avaliou a vida de 4 mil homens. E, entre todos, aqueles que tinham a vida sexual ativa mostravam menos problemas no coração e viviam por mais tempo. A explicação é simples: o sexo estimula a produção de testosterona, que melhora todo o sistema cardiovascular.

Mas, vale lembrar, como esse mesmo grupo de pesquisadores já mostrou, que trair o parceiro só aumenta os riscos de morrer de infarto. Portanto, não adianta usar essa pesquisa para justificar suas escapadas por aí. Agora, se não for esse o caso, dá para tirar o fim de semana para cuidar da saúde, hein?

(E, cá para nós, isso deve funcionar com as mulheres também, por mais que o nível de testosterona sejam bem mais baixo…).

SAÚDE - Comer ovo pode ser tão ruim quanto fumar!

FOTO REPRODUÇÃO: REVISTA SUPERINTERESSANTE

É, melhor diminuir a presença do ovo no seu cardápio. Pesquisadores da Western University, no Canadá, descobriram que comer 3 ovos ou mais por semana pode fazer tão mal para a saúde quanto ser viciado em cigarros.

Eles mediram como estava a obstrução arterial de 1,2 mil homens, com idade média de 61,5 anos, que haviam procurado clínicas de saúde para fazer exames do coração. E pediram a eles para responder um questionário sobre o estilo de vida: uso de medicamentos, cigarros e consumo de ovos.

Entre os participantes com pouco mais de 40 anos, aqueles que comiam no mínimo 3 ovos por semana apresentavam um aumento significativo no acúmulo de placas de gordura nas artérias, em comparação aos que consumiam 2 ou menos. No geral, 20% dos fãs convictos de ovo (!) tinham uma saúde arterial tão ruim quanto os mais viciados em nicotina – aqueles que fumam quase um maço por dia.

Essa gordura atrapalha o transporte de sangue pelo corpo e pode resultar em um infarto ou derrame. “Essa tendência em ignorar o colesterol como um fator de risco para doenças cardíacas precisa ser reavaliada, inclusive o consumo de colesterol proveniente das gemas de ovos”, diz a pesquisa.

Já pensou que loucura? Logo menos começam a vender ovos em embalagens enfeitadas com fotos medonhas e um alerta: o Ministério da Saúde adverte: ovo faz mal para o coração e pode matar.