Atividades de Saúde Bucal são realizadas no dia "D" da Campanha de Vacinação Contra a Gripe, em unidades básicas de saúde, contemplando os grupos prioritários

Atividades de Saúde Bucal foram realizadas no dia 09 de maio - Dia “D” da Campanha de Vacinação Contra a Influenza 2015. O dia foi voltado aos grupos prioritários (idosos, gestantes e crianças entre 6 meses e 5 anos de idade).

A Equipe de Odontologia do município de Cariré aproveitou o momento para realizar ações de Saúde Bucal. Na ocasião foram realizados exames de prevenção do câncer bucal e avaliação da necessidade de prótese em idosos, bem como instrução de higiene oral para idosos, gestantes, mães e crianças.

É importante aproveitarmos o momento, principalmente no caso dos idosos, pois são os que menos procuram por atendimento odontológico de rotina. Um dos motivos é o fato de muitos não possuírem mais dentes. Entretanto, é importante ressaltar que ainda assim devem ‘visitar’ o dentista, pois inúmeras são as lesões que podem acometer os tecidos moles da cavidade oral (lábios, língua, gengiva e mucosa jugal). E quanto mais cedo forem detectadas melhor poderão ser tratadas.

A ação foi bastante positiva. Pudemos identificar algumas lesões e necessidades e realizar o encaminhamento adequado a cada caso. No geral, fomos muito bem recebidos pela população. Estamos gratos pela atenção e disponíveis para qualquer esclarecimento.

As ações foram realizadas pelas equipes de saúde bucal nas unidades básicas de saúde da Sede I (Dra Sthefane Feitosa e ASB Josélia), Sede II (Dra Indiane Soares e ASB Cleovânia) Vital), Tapuio (Dra Millane Teles e ASB Maria Elizete), Juré (Dr César Wéverton e ASB Maria Freire) e Arariús (Dra Stephanie de Almeida e ASB Sandra Queiroz).

AUTORA DA MATÉRIA:
Indiane Soares Alcântara - cirurgiã-dentista e coordenadora de Saúde Bucal do Município de Cariré-CE.





FOTO/REPRODUÇÃO