Nesta 6ª feira, dia 1º de março, às 19h, haverá o 'Carnaval da Saúde', com dois blocos, em frente à Prefeitura de Cariré-CE

DIVULGAÇÃO: Secretaria de Saúde de Cariré-CE

Localidades rurais são beneficiadas com 100 cisternas de placas e mais 6 cisternas escolares serão instaladas em Cariré

📸 Nas fotos, vemos o técnico Zezinho da Cealtru ao lado de moradores contemplados com cisternas de placas e filtros utilizados na melhoria da qualidade da água das chuvas.

No final da semana passada foram concluídas a construção de 100 cisternas de placas pela Ong Cealtru, numa parceria da Secretaria de Desenvolvimento Agrário do Estado do Ceará com a Prefeitura Municipal de Cariré. Por sua vez, Zezinho da Cealtru afirma que na construção das 100 cisternas de placas "foram empregadas também pedreiros de Cariré, e que foram atendidos todas as regiões do Município, tendo sido distribuídas por diversas localidades, como: Retiro, Flores, Rozilha, Muquém de Dentro, Caiçara, Alto Feliz, Caveira e outras. Todas elas foram construídas com a participação da comunidade que oferecia a alimentação do pedreiro e a diária do servente; lembrando que uma parte desta diária dos serventes pagas pelas famílias beneficiadas serão ressarcidas pela Cealtru". 

Já nosso Prefeito Elmo Aguiar afirma que está muito grato pela construção destas cisternas de placas, porque já eram mais de cinco anos que não construíamos cisternas domiciliares. O Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Agricultores Familiares  no suporte ao técnico da Cealtru e na mobilização dos agricultores, a SDA pelo aporte dos recursos, a Cealtru pela construção das 100 cisternas, que desta vez vieram com um filtro em cada cisterna de placa, o que melhora a qualidade da água já na sua captação.   
A Prefeitura Municipal, por sua vez, além de ter se esforçado muito para que este aporte financeiro viesse, Cariré recebeu 100 cisternas enquanto a maior parte dos municípios contemplados com este edital ficaram com 50 cisternas. Colaborou na mobilização social e cavando os buracos das cisternas para acelerar a construção das mesmas e diminuir os gastos dos agricultores, com a contrapartida exigida pelo Programa. 

"Mas, verdadeiramente, estou muito satisfeito é com nossos agricultores, que participaram das reuniões e cumpriram todas as contrapartidas exigidas pelo Programa, o que o viabilizou em sua reta final de forma célere. Também serão construídas 6 cisternas de 52 mil metros cúbicos de água em seis escolas da zona rural: Alto dos Honórios, Alto Feliz, Juré, Daniel, Olho D`água e Almas, para assegurar o abastecimento d´água humano, e viabilizando pequenos aportes em cultivo de verduras e legumes", declarou o prefeito Elmo Aguiar.

Já a Secretária de Educação de Cariré, Carmiranda Miranda afirma que "já manteve vários contatos com a Cealtru e todas as contrapartidas, para viabilizar o início das seis cisternas de de 52 mil metros cúbicos. E que iremos aproveitar o excedente de água para construirmos hortas nas escolas e, com isso, viabilizarmos a Educação Ambiental, melhorando a qualidade da merenda escolar, com a redistribuição dos gastos. É com a intensificação das parcerias que viabilizamos com sucesso projetos sustentáveis como as cisternas de placas, mesmo em época de escassez permanente de recursos."