Começa hoje (2/08) em Anil, na Quadra do Márcio Clei, o Projeto "Nos Ritmos da Melhor Idade", com muito forró!...

FOTO/ARQUIVO: Cariré em Revista

A Prefeitura Municipal de Cariré, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), em parceria com  o Conselho Municipal dos Direitos dos Idosos (CMDI) estará promovendo a partir de hoje (02/08) o Projeto "Nos Ritmos da Melhor Idade", com os seguintes objetivos:

"Melhorar a qualidade de vida do idoso  através da dança. Refletir sobre o idoso na sociedade atual. Promover encontro de todos os grupos da Terceira Idade do município de Cariré. Promover socialização e lazer para os idosos. Oportunizar um processo de conscientização da sociedade em geral, com vistas à valorização do idoso. Promover troca de experiência entre os participantes. Proporcionar momentos de lazer e de entretenimento aos participantes. Divulgar os grupos da Terceira idade. Mostrar a importância da prática de atividades que levem ao bem estar físico e mental. Resgatar a cultura do respeito e valorização dos idosos e suas necessidades.
Público alvo: Pessoas acima de 60 anos; membros/participantes de grupos da Terceira Idade e do Conselho Municipal dos Direitos dos Idosos".


O Projeto "Nos Ritmos da Melhor Idade" será desenvolvido aos finais de semana (sextas, sábados e domingos), na sede municipal e em um distrito e/ou localidade, onde existir Grupo da Terceira Idade Cidadã, para uma noite de dança, com duração de três horas, animada ao som mecânico móvel (energia gerada a bateria e/ou a energia elétrica) que estará se deslocando até às comunidades de acordo com o cronograma previamente estabelecido:

CRONOGRAMA DO PROJETO "NOS RITMOS DA MELHOR IDADE":

DATA
LOCALIDADE
02/08/2013
ANIL (QUADRA DO MÁRCIO CLEI)
03/08/2013
CAVEIRA (QUADRA LOCAL)
10/08/2013
ARARIÚS (QUADRA LOCAL)
15/08/2013
MUQUÉM DE SÃO PEDRO (QUADRA LOCAL)
17/08/2013
JURÉ (QUADRA DO VALDERI MATIAS)
23/08/2013
SEDE (CENTRO DE CONVIVÊNCIA DO IDOSO)
24/08/2013
JUCÁ (QUADRA LOCAL)
31/08/2013
TAPUIO/FLORES (QUADRA DO MIÚDO)
FONTE:Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) de Cariré / CE


Dra. Rita Luisa, secretária da Saúde de Cariré, está participando da Reunião Ampliada do COSEMS/CE, em Fortaleza

FOTO/ARQUIVO: Cariré em Revista
Dra. Rita Luisa Braga Honorato
A secretária da saúde de Cariré, dra. Rita Luisa Braga Honorato, está hoje em Fortaleza, na Costa do Mar Hotel, participando da Reunião Ampliada do COSEMS/CE, a qual está contando com a participação de conselheiros municipais de saúde do Estado do Ceará. A reunião teve início às 8h30min e constou da seguinte pauta:
9:00h - Homologação dos Planos Operativos das Regiões de Saúde, conforme portaria GM/MS número 880, que define a estratégia de aumento do acesso aos Procedimentos Traumato-ortopédicos de Média Complexidade no âmbito do SUS, com explanações da Dra. Lilian.
9h30min - Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ) 2ª fase, com palestra de Anna Vicente.
10:00h - Controladoria de Assistência Farmacêutica (COASF).

Na ocasião, também estão sendo levados ao conhecimento dos secretários municipais de saúde, os seguintes informes:
- Recurso de Vigilância a Saúde;
- Projeto Olhar Brasil / Oficina da Sífilis / Sala de Estabilização (Dra. Lucélia);
- Programa Melhor em Casa e Telessaúde (Dra. Marilza e Anna Vicente);
- Fórum de Atenção Básica Cariri (Dra.Carmen).

Realizada a reunião mensal do Conselho Municipal de Saúde; secretária da saúde de Cariré anunciou projetos e realizou a prestação de contas de sua gestão

FOTOS & TEXTOS: Vicente J.Rodrigues / Cariré em Revista

Realizada na Casa dos Conselhos, mais uma reunião mensal do Conselho Municipal de Saúde (CMS), referente ao mês de julho/2013, sob a direção do presidente, Francisco Douglas Farias. Na ocasião, esteve presente a secretária municipal da Saúde de Cariré, dra. Rita Luisa Braga Honorato, que fez uma explanação sobre a realidade da dengue, frisando que a doença hoje é uma preocupação para o município, apesar de não existirem casos de pacientes acometidos pela doença. Entretanto, ocorrem altos índices de infestação nos municípios circunvizinhos de Mucambo, Reriutaba e Varjota, este último com caso confirmado de dengue hemorrágica, que resultou em óbito. Disse ainda Rita Braga Honorato que promoveu uma reunião com as equipes do Programa Saúde de Família (PSF) de Cacimbas - que fica na extrema com Mucambo -, de Anil, Juré e Tapuio, que ficam nas proximidades dos municípios de Reriutaba e Varjota. Para conscientizar a população sobre os riscos de contrair a dengue, afirmou a secretária da Saúde de Cariré, que foi realizado um mutirão de limpeza na localidade de Cacimbas. Já em Tapuio foram realizadas visitas de inspeção sanitária em várias residencias, com o objetivo de conscietizar a população local sobre os riscos de infestação do mosquito Aedes aegypti. Para Tapuio também está agendada a realização de um mutirão de limpeza.

Por outro lado, dra. Rita Luisa Honorato também falou sobre a importância da qualidade da água e a necessidade de garantir o acesso da mesma para a população em geral, argumentando que a falta da água potável de boa qualidade eleva os riscos da doenças transmissíveis. Apresentou aos presentes o projeto de implantação de sistemas de abastecimento d'água, nas seguintes localidades: Santa Cruz, fazenda Caiçarinha/Jucá, Cacimbas, Riacho Fundo/Alto Feliz, São Manoel/Boa Esperança Riacho, Camará, Alto dos Honório, Pitombeira/Coutinho e Juriti. Na ocasião, de forma democrática, colocou em votação o projeto de implantação de abastecimentos d'água nas referidas localidades, o qual foi aprovado por unanimidade.

Dra. Rita Luisa Braga Honorato
A secretária da Saúde de Cariré, dra, Rita Luisa Honorato também informou sobre a contratação de médicos para as localidades de Almas e Boa Esperança (Dr. Felipe), Alto dos Honório (Dr. Evérton) e Tapuio (Dra. Naiana). Também está sendo aguardada a contratação de profissionais odontólogos (dentistas) a partir do mês de agosto/2013. Já sobre o Núcleo de Assistência à Saúde da Família (NASF), a partir de agosto também serão cadastrados e contratados mais profissionais da saúde: psicólogo(a), nutricionista, educador físico, terapeuta ocupacional e fisioterapeuta, os quais estarão inseridos no cronograma anexo ao calendário das equipes de Saúde da Família. Disse ainda Rita Luisa Honorato que o incentivo a ser repassado para a manutenção do NASF será de R$ 20.000,00. Ainda com relação aos recursos financeiros, disse ela que as equipes de Saúde da Família foram cadastradas no Programa de Melhoria e Avaliação da Qualidade (PMAQ), com o objetivo de avaliar os serviços executados pelos profissionais da saúde, as condições de trabalho, as unidades de saúde e a relação dos usuários com o sistema de saúde.

Dra. Rita Luisa Honorato comunicou ainda a todos os conselheiros de saúde presentes, que a Ouvidoria Municipal de Saúde será implantada em regime de urgência e irá funcionar na sede da Secretaria Municipal da Saúde (SMS). 

Por ocasião do encerramento da reunião mensal do Conselho Municipal de Saúde (CMS), houve a prestação de contas dos recursos financeiros que foram gastos pela Secretaria Municipal da Saúde de Cariré e oriundos das seguintes fontes: FPM, ICMS, PAB Fixo, PAB Variável, MAC e Vigilância Sanitária, referentes aos meses de janeiro, fevereiro, março, abril, maio e junho, com balancetes das despesas existentes e das receitas arrecadadas, com distribuição de planilhas a todos os presentes à reunião. De comum acordo todos os conselheiros de saúde aprovaram a prestação de contas.

FOTO & TEXTO: Vicente J.Rodrigues / Cariré em Revista

Vicente José Rodrigues (Autor/Redator/Editor/Repórter fotográfico)
Categoria efetivo (matrícula 408) da Associação Cearense de Jornalistas do Interior - ACEJI (http://www.acejiceara.xpg.com.br/
OBS: É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog, sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal Brasileiro.