Secretaria da Saúde de Cariré (CE) promoveu a reunião informativa sobre a Humanização do SUS e a Educação Popular em Saúde

FOTO:Vicente J.Rodrigues / Cariré em Revista

A Secretaria Municipal da Saúde de Cariré promoveu na última terça-feira, dia 7 de maio, na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Cariré, uma reunião informativa que contou com a participação de profissionais da área de saúde de diversos níveis, com o objetivo de humanizá-los e aproximá-los da realidade dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), tendo em vista que a educação popular  em saúde aproxima e inclue a perspectiva popular na construção do SUS.

Estiveram presentes ao encontro e ministrando palestras aos profissionais de nível médio e superior presentes ao importante encontro, os seguintes profissionais da área de saúde: 
 
FOTO:Vicente J.Rodrigues / Cariré em Revista

Zeca Gonçalves, coordenador do Grupo de Trabalho (GT) e Educação Popular em Saúde (EPS), da Escola Saúde da Família Visconde de Sabóia, em Sobral, que falou sobre a importância da Humanização do SUS e a Educação Popular em Saúde.

FOTO:Vicente J.Rodrigues / Cariré em Revista 
 

Analine Rodrigues de Vasconcelos, fonoaudióloga, que esteve ministrando uma palestra sobre o Serviço de Fonoaudiologia de Cariré, que funcionará no Centro de Reabilitação em Fisioterapia, além da realização de atendimentos na Associação de Pais e Amigos de Excepcionais (APAE) local e visitas domiciliares aos pacientes incapacitados de deambular e/ou acamados. 
 FOTO:Vicente J.Rodrigues / Cariré em Revista
  

Ingrid Arcanjo, fisoterapeuta, que também ministrou uma palestra sobre o Centro de Reabilitação Fisioterápico e a implantação de atendimentos domiciliares, tanto na sede como na zona rural do município de Cariré, contemplando os usuários impossibilitados de se locomover  até o referido Centro de Reabilitação.

FOTO:Vicente J.Rodrigues / Cariré em Revista
 

Gláucia  Barroso Pinheiro, enfermeira da Vigilância à Saúde, que falou sobre a próxima Campanha de Doação de Sangue, que acontecerá no dia 16 de maio, na Unidade Básica de Saúde da Sede II, no horário 8:00h às 12:00h, ao mesmo tempo em que solicitou a mobilização de possíveis doadores e o apoio de todos os profissionais da saúde para o sucesso da campanha. Gláucia Pinheiro também fez explanações sobre as metas que foram obtidas até aquela data, durante a Campanha de Vacinação Contra a Influenza H1N1, no município de Cariré (CE). 
 FOTO:Vicente J.Rodrigues / Cariré em Revista

José Tomaz Chagas, supervisor municipal de Endemias, falou sobre as Campanhas de Combate à Dengue e à Raiva Animal, além da Vacinação Antirrábica, conclamando aos profissionais da saúde a permanecerem sempre vigilantes no combate à dengue e à raiva animal. Tomaz Chagas também comunicou que no dia 13 de maio de 2013 será iniciada a Campanha de Vacinação Antirrábica na zona urbana, com a realização da coleta de sangue dos cães oriundos de áreas onde houve casos de Leishmaniose Visceral Humana (LVH).

 FOTO:Vicente J.Rodrigues / Cariré em Revista

Ao final da reunião fez uso livre da palavra a secretária municipal da Saúde de Cariré,  Rita Luisa Braga Honorato (foto), que disse de sua satisfação em promover aquele importante encontro com todos os profissionais da saúde, solicitando aos mesmos a humanização e dedicação em busca da melhoria da qualidade de saúde do povo carireense, dizendo ainda que precisa da ajuda de todos para realizar um profícuo trabalho à frente da Secretaria da Saúde de Cariré. 

Vicente José Rodrigues (Autor/Redator/Editor/Repórter fotográfico)
Categoria efetivo (matrícula 408) da Associação Cearense de Jornalistas do Interior - ACEJI (http://www.acejiceara.xpg.com.br/
OBS: É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog, sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal Brasileiro.

STDS de Cariré está promovendo o Curso de Biscuit para os alunos do Projovem Adolescente de Tapuio

FOTOS:Vicente J.Rodrigues / Cariré em Revista

No distrito de Tapuio, na última segunda-feira, dia 6 de maio, nas dependências do Anexo da Escola Aduata Mocinha Barros Rocha, tiveram início as aulas do Curso de Biscuit, com a participação de alunos do Programa Projovem Adolescente. Referido curso será encerrado na próxima sexta-feira, dia 10 de maio, com uma duração de 20 horas/aula e está sendo ministrado por Maria Lúcia Ferreira Leitão, com apoio da orientadora social do Projovem Adolescente de Tapuio, Amanda Aguiar. O Curso de Biscuit é mais uma promoção da Prefeitura Municipal de Cariré, através da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social  (STDS).