Cariré promoveu a Oficina de Capacitação de Equipes da Atenção Primária em Saúde, na Estratégia Tratamento Diretamente Observado na Tuberculose




Numa promoção da Secretaria Municipal da Saúde, foi realizada nesta quarta-feira (28), numa das dependências da Fábrica de Cultura, a Oficina de Capacitação de Equipes da Atenção Primária em Saúde, na Estratégia Tratamento Diretamente Observado (DOT) na Tuberculose. Na ocasião, também foi elaborado o Plano de Ação da Tuberculose, para 2010, onde serão definidas as estratégias e ações para o alcance de metas e dos indicadores da Tuberculose, no município de Cariré. Segundo informações do coordenador da Vigilância à Saúde de Cariré, enfermeiro Francisco Rodrigues Martins, que também proferiu a capacitação, "em 2010, foram notificados três casos de Tuberculose, sendo que o Ministério da Saúde preconiza 13 casos confirmados para uma população de 19.000 habitantes. A partir deste momento, estaremos descentralizando o Programa de Controle da Tuberculose, para as nove Equipes de Sáude da Família (ESF). Pretendemos aumentar a busca ativa de Sintomáticos Respiratórios (SR), além de ofertar exames de baciloscopia para todos eles e detectar, precocemente, os casos de Tuberculose, neste Município", concluiu o coordenador.

Realizado ontem (28) encontro de diretores e coordenadores de escolas municipais


Foi realizado nesta quarta-feira (28), um encontro com diretores(as) e coordenadores(as) na Secretaria Municipal da Educação, para reinício das aulas. Os mesmos foram recepcionados com um café da manhã. A secretária da Educação, Edite Lourenço, desejou boas vindas neste recomeço de ano letivo e discutiu ações a serem desenvolvidas no Desfile de Sete de Setembro e na 2ª ExpoCariré/2010.

Realizada ontem (28), Capacitação para a Terceira Idade e Conselho Municipal dos Direitos do Idoso





Numa promoção da Secretaria Municipal do Trabalho e Desenvolvimento Social / Conselhos Estadual e Municipal dos Direitos do Idoso, foi realizada nesta cidade, no horário da manhã desta quarta-feira (28), uma capacitação sobre Autonomia e Direitos da Pessoa Idosa, que foi proferida pela técnica do Conselho Estadual dos Direitos do Idoso do Ceará (CEDI-Ce), Tereza Serra, numa das dependências do Centro Comunitário local, contando com a participação de um grande número de pessoas da Terceira Idade. Já no horário da tarde, numa das salas da Secretaria Municipal de Trabalho e Desenvolvimento Social, a capacitação prosseguiu com a palestra da referida técnica, que foi dirigida aos membros do Conselho Municipal dos Direitos do Idoso, versando sobre as atribuições dos mesmos, como fiscalizadores da Política Municipal do Idoso e, bem como, a necessidade de acompanhamento da gestão e avaliação da citada Política, do Plano Plurianual e dos recursos financeiros destinados à implementação das políticas sociais.