Associação Beneficente Amigos do Bem construirá casas habitacionais em localidades rurais do município de Cariré

Aconteceu no último dia 19 de outubro, a partir das 9h30 da manhã, mais uma Assembleia Extraordinária da Associação Beneficente Amigos do Bem, que estava encaminhando os últimos detalhes sobre a inclusão do Projeto de Casas desta Associação no Programa Minha Casa Minha Vida, onde a Associação irá construir 43 casas rurais em diversas localidades rurais: Canafístula, Alto Feliz, Boa Esperança, Juré, Flores e Retiro. O Programa Nacional de Habitação Rural é financiado pelo Governo Federal através da Caixa Econômica Federal, e aqui em Cariré tem o apoio decisivo da Prefeitura Municipal no apoio burocrático, liberação de funcionários e outros, no sentido de contribuir para uma melhor agilidade da Associação nas diversas etapas classificatórias desde o início de 2017.


As casas possuem dois quartos, cisterna de placa, cozinha, banheiro, sala, área de serviço, quintal e um provável fogão ecológico; toda na cerâmica, com banheiro azulejado e a cozinha com azulejo até 1,5 metros. Cada agricultor beneficiado pagará como contrapartida 4 parcelas fixas de 320 reais, uma por ano a partir da data que entrar na casa. Todos os beneficiados terão acompanhamento social através do Projeto de Trabalho Social (PTS) onde terão vários cursos e palestras sobre inclusão produtiva, uso racional da água e outros.

Na ocasião participou da Assembléia o Articulador Institucional Kamundo do Projeto João de Barro que da Assessoria Técnica à Associação Amigos do Bem e é parceiro com a elaboração e acompanhamento do Projeto de Engenharia, Inácio Aquino, que é o Presidente da Associação Beneficente Amigos do Bem, agradeceu a participação de todos os agricultores, da assessoria do Projeto João de Barro e do apoio forte e ininterrupto que a Prefeitura de Cariré vem dando e sem o qual não haveria como ter chegado até aqui, pois todos os formulários imprimimos e preenchemos na Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) de Cariré várias vezes. 

Já o nosso Prefeito Elmo Aguiar afirmou que "sem dúvida é um Projeto que sempre terá o nosso apoio, porque a habitação rural  é condição sine que non de combatermos o êxodo rural com a fixação do homem no campo com uma moradia nova e digna. Gostaria também de me comprometer ainda mais com os agricultores que em breve terão seus contratos assinados com a Caixa. Com relação à limpeza do terreno onde serão construídas as casas que deve ser uma contrapartida dos agricultores, mas, a Prefeitura Municipal assume também este compromisso de limpar estes terrenos para agilizar a construção das mesmas. E ao povo de Cariré renovo o meu compromisso de sempre continuar buscando e apoiando toda iniciativa que vise fomentar a habitação popular de qualidade para o nosso munícipe, por isso estaremos em breve apoiando o ingresso de novas propostas junto a Caixa Econômica Federal."

Já a Secretária de Trabalho e Desenvolvimento Social de Cariré, Claudia Nascimento Gonçalves disse que o empenho da STDS sempre existirá para apoiarmos projetos que levem ao desenvolvimento sustentável de Cariré, que é impossível sem o apoio à ampliação construção civil em Cariré. Principalmente através da construção de casas rurais para famílias com renda até 17 mil reais por ano. Não é fácil participar de um Projeto como este onde o nível de exigência é tão elevado. Para se ter uma ideia, a maior parte dos municípios e associações que iniciaram o processo de habilitação desde o início do ano passado não foram classificadas para contratar com a Caixa. Por isso, por diversas vezes, a nossa Secretaria diuturnamente sempre apoiou e estimulou a Associação Beneficente Amigos do Bem de Cariré a vencer cada etapa que era exigida para sua habilitação junto ao Programa Nacional de Habitação Rural".

Secretaria da Saúde de Cariré promoveu o 'Aulão Rosa' para conscientização sobre a prevenção do câncer de mama

Ontem, segunda-feira, dia 29 de outubro, às 17h30, aconteceu no andar superior do mercado central de Cariré, o "Aulão Rosa", em alusão ao 'Outubro Rosa', que é o mês dedicado à prevenção do câncer de mama. 

Participaram das atividades em forma de exercícios físicos e danças, senhoras de várias faixas etárias, as quais se engajaram na melhoria da qualidade de vida e da autoestima. O evento é mais uma promoção da Secretaria de Saúde da Prefeitura Municipal de Cariré.

Após as atividades físicas, as senhoras vestidas de cor rosa se dirigiram até à frente da Praça da Prefeitura de Cariré, para a foto coletiva de todas as mulheres participantes do evento.