Boletim do Covid-19 de 03/08, às 16h30: Unidade emergencial para atender pacientes está zerada!

 

Distrito de Tapuio já elegeu hoje, seus conselheiros locais de saúde para o biênio 2021-2022

 

Nesta manhã de terça-feira (03/08), foi realizada a eleição para conselheiros locais de saúde do distrito de Tapuio, com validade para o biênio 2021-2022, sob a coordenação do Conselho Municipal de Saúde (CMS) de Cariré-CE. Os Conselhos Locais, que funcionam nas unidades básicas de saúde são uma extensão do Conselho Municipal de Saúde (CMS). Nesta eleição, participaram duas categorias para votação, uma para o segmento de usuários, em que pode concorrer qualquer usuário do Sistema Único de Saúde (SUS), e outro para o segmento dos trabalhadores, os quais são funcionários da saúde. Esteve presente à eleição do Conselho Local de Saúde de Tapuio, a secretária da Saúde de Cariré, Rayla Aguiar.

Foram eleitas por aclamação ao Conselho Local de Saúde (CLS) de Tapuio: Adriana Mendes (titular) e Francisca Andreia de Paiva (suplente).

O conselheiro local é o representante eleito pela comunidade para propor, avaliar, fiscalizar e ajudar a definir as prioridades das ações que serão executadas pela Secretaria de Saúde.

Como concorrer ao cargo de conselheiro?

Para o cargo representando a categoria usuário, pode se candidatar qualquer pessoa com 18 anos ou mais e que seja morador da área de abrangência da unidade na qual vai se candidatar há mais de um ano

Já para trabalhador de saúde pode concorrer qualquer funcionário da rede, independente do vínculo empregatício. Ambos os mandatos são de dois anos e não há remuneração para o cargo.

Para participar basta que o interessado leve um documento de identidade e um comprovante de residência até a Unidade Básica de Saúde do bairro em que mora. A eleição ocorre por meio do voto direto de usuários do SUS -Sistema Único de Saúde, na categoria usuários e na de funcionários, os próprios trabalhadores votam.

Cronograma das Eleições 2021

Cada unidade de saúde tem a data de votação pré-definida pelo Conselho Municipal de Saúde (CMS), conforme programação abaixo:

Areninha de Cariré é inaugurada por meio virtual pelo governador Camilo Santana





Através de transmissão virtual, o governador Camilo Santana e o prefeito Antônio Martins procederam à inauguração da Areninha de Cariré, nesta segunda-feira (02/08), em evento que contou com a presença do deputado estadual Sérgio Aguiar e do vereador Márcio Brito, da Câmara Municipal de Cariré, filho do ex-vereador e ex-árbitro de futebol amador Gerardo Honório de Brito, que dá nome à areninha. Estavam presentes ao lado da placa de inauguração, pela ordem, o deputado estadual Sérgio Aguiar, o prefeito Antônio Martins, a secretária da Cultura, Turismo, Esporte e Juventude de Cariré, Liduína Evangelista Moraes e o vereador Márcio Brito.


Durante a transmissão virtual através da página do governador Camilo Santana, o prefeito Antônio agradeceu pela inauguração do equipamento, que muito contribuirá para a pratica esportiva de crianças e adolescentes. Ao mesmo tempo, o prefeito Antônio Martins cobrou ao governador Camilo, a vinda de outra areninha para a cidade de Cariré, conforme o mesmo já havia prometido, quando da última audiência realizada com Antônio Martins em seu gabinete na Capital.

Após o pronunciamento do prefeito Antônio Martins, fez uso da palavra o deputado estadual Sérgio Aguiar, para enaltecer o trabalho pioneiro do governador Camilo Santana na implantação de centenas de areninhas nos municípios cearenses, o que contribuirá para a prática esportiva de crianças e jovens e que os manterá afastados do mundo das drogas e com melhor qualidade de vida.



Após o pronunciamento do deputado Sérgio Aguiar, aconteceu o descerramento da placa de inauguração da areninha, que foi realizada em transmissão virtual com a participação do governador Camilo Santana, do deputado Sérgio Aguiar, do secretário Executivo do Esporte do Ceará, Francisco Williams Cabral Filho, do prefeito Antônio Martins, da secretária Liduína Evangelista Moraes e do vereador Márcio Brito (conforme vemos nas fotos acima).

Após descerramento da placa, o governador Camilo Santana solicitou ao prefeito Antônio Martins, que procedesse à entrega de uma réplica da placa de inauguração à família do homenageado, o ex-vereador Gerardo Honório de Brito, que dá nome à Areninha de Cariré.

De 03 a 31 de agosto haverá as eleições para a renovação dos Conselhos Municipais de Saúde de Cariré-CE


A partir de amanhã, o Conselho Municipal de Saúde (CMS) de Cariré inicia as eleições para renovação dos conselhos municipais de saúde, em parceria com o apoio total da Secretaria de Saúde de Cariré-CE. O cronograma das eleições prevê a realização das mesmas no período de 03 até 31 de agosto de 2021 (Veja na foto acima).

Vale salientar que as mencionadas eleições são realizadas de dois em dois anos. Têm direito a concorrer aos cargos existentes nos CMS, representantes das diversas Secretarias Municipais e os Trabalhadores da Saúde, além de 50% dos Usuários do SUS. 

Quais as atribuições do CMS?

➤Participar da formulação das metas para a área da saúde;
Reunir-se ao menos uma vez por mês; 
Acompanhar as verbas que são encaminhadas pelo SUS e também os repasses de programas federais.