Atendimentos odontológicos em forma de mutirão são realizados na unidade básica de saúde do distrito de Tapuio, em Cariré-CE


A Prefeitura Municipal de Cariré, através da Secretaria de Saúde via Unidade Básica de Saúde de Tapuio e sua Equipe de Saúde Bucal, realizou mutirão de atendimentos odontológicos na UBS do Tapuio, visando reduzir a demanda reprimida daquele populoso distrito e adjacências. 


Vale ressaltar que os mencionados atendimentos em forma de mutirões que vêm sendo realizados na área da Saúde Bucal do Programa Saúde da Família (PSF) estão sendo realizados graças à Indicação Nº 11/2022, de autoria da vereadora Virgina Souza Aguiar, que também é presidente da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Cariré-CE. 

Por sua vez, em seu perfil do Facebook, a secretária municipal da Saúde de Cariré, Rayla Aguiar, assim se expressou: "Agradeço à Equipe de Saúde Bucal pela disponibilidade e atenção direcionadas  aos pacientes e usuários atendidos na UBS de Tapuio". 

Cariré está na lista das 17 cidades cearenses que não tiveram emendas de deputados estaduais destinadas em 2022


Dentre os 184 municípios cearenses, 17 cidades não tiveram a destinação de emenda dos deputados estaduais no Orçamento de 2022, dentre as quais está incluída a cidade de Cariré. A informação é de levantamento do Diário do Nordeste com base em dados da Comissão de Orçamento, Finanças e Tributação da Assembleia Legislativa do Ceará.

Prefeitos citam que ações em saúde, educação e infraestrutura poderiam avançar mais com as emendas indicadas por deputados estaduais, mas procuraram outras formas de garantir os recursos para os municípios, como convênios com o governo federal e articulações com o governo estadual - tanto diretamente como com mediações dos próprios parlamentares estaduais.

MUNICÍPIOS SEM EMENDAS

Apesar da não obrigatoriedade, deputados estaduais podem destinar os recursos para municípios. Segundo levantamento do Diário do Nordeste, nem todos optaram por indicar emendas diretamente para as gestões municipais - escolhendo, por vezes, destinar para o próprio Governo ou para entidades do terceiro setor, por exemplo.

Contudo, 44 parlamentares destinaram, pelo menos, parte dos recursos para os municípios. Os recursos, no entanto, não foram indicados para 17 dos 184 municípios no Orçamento de 2022.

COMO ISSO AFETA A GESTÃO MUNICIPAL?

Prefeitos de cidades para as quais não foram destinadas emendas por deputados estaduais não são unânimes quanto ao impacto que essa ausência teve para a gestão municipal.

A falta de verba, para alguns, acaba atrapalhando a implantação de políticas públicas ou a continuidade na execução de obras. Outros, no entanto, acabaram sendo contemplados por recursos vindos do Governo do Ceará ou por meio de articulações dos próprios deputados estaduais.

FONTE: Diário do Nordeste / Ponto Poder