Secretaria da Educação de Cariré promove a Aula Inaugural do Programa Brasil Alfabetizado (PBA)

Ontem, segunda-feira (18), a Secretaria da Educação de Cariré promoveu a solenidade de Abertura da Aula Inaugural do Programa Brasil Alfabetizado (PBA) - Ciclo 2015, na quadra coberta da Escola Infantil Francisco Hermínio Ponte, nesta cidade. O objetivo do PBA é promover a superação do analfabetismo entre jovens com 15 anos ou mais, adultos e idosos e contribuir para a universalização do ensino fundamental no Brasil. Sua concepção reconhece a educação como direito humano e a oferta pública da alfabetização como porta de entrada para a educação e a escolarização das pessoas ao longo de toda a vida.

A mesa de honra do cerimonial esteve assim formada: Virgina Souza Aguiar, primeira dama e secretária municipal da Educação; Doriedes Honório de Sousa, presidente da Câmara Municipal de Cariré, acompanhado dos vereadores Eduardo Durval de Brito, Maria Lucy Ximenes; Eduardo Miranda, secretário municipal de Transportes; Cícero Amâncio, secretário da Infraestrutura; Regina Farias Oliveira, secretária da Cultura, Esporte e Juventude; Cláudia Gonçalves, secretária do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS); Francisco Douglas Farias, gestor local do Programa Brasil Alfabetizado; Elvilema Feitosa Tabosa, diretora da Escola Infantil Francisco Herm´nio Ponte e representando os diretora/as de escolas da rede municipal de ensino; Paulo Roberto Braga, coordenador de turmas do PBA.

Depoimento de Vicente Firme
Depoimento de Benedito Freitas
Após a formação da mesa, houve os depoimentos dos alunos Vicente Firme, de Flores, e Benedito Freitas, da sede municipal, os quais foram alfabetizados no Ciclo de 2013, que falaram sobre a alegria de estarem lendo e escrevendo as palavras, se libertando da escuridão do analfabetismo. Conclamaram aos novos launos das turmas do Ciclo 2015 a valorizarem os ensinamentos dos professores/as alfabetizadores, não desistindo de aprender e não faltando às aulas.

Estiveram fazendo pronunciamentos, pela ordem: Francisco Douglas Farias, gestor local do Programa Brasil Alfabetizado; Virgina Souza Aguiar, secretária municipal da Educação; Doriedes Honório de Sousa,  presidente da Câmara Municipal de Cariré (na sequência das fotos acima). Enalteceram a importância do combate ao analfabetismo em nosso meio, o grande trabalho que vem sendo desenvolvido pela administração do prefeito Antônio Martins, com vistas à erradicação do analfabetismo no município de Cariré, que vem diminuindo gradativamente e colocando Cariré no topo das cidades da Zona Norte que mais tem alfabetizado jovens, adultos e idosos.

Entrega de kits escolares às turmas da sede e localidades

Após os referidos pronunciamentos, foram realizadas as entregas de kits escolares aos alunos matriculados no Ciclo 2015, por turmas da sede, distritos e localidades do município de Cariré-CE.



Na volta às aulas, secretária da Educação de Cariré realiza visita de inspeção à escolas da sede municipal



Ontem, segunda-feira (18), foram iniciadas as aulas do ano letivo de 2016, em todas as escolas da rede municipal de ensino de Cariré, tanto na sede como nos distritos e localidades. Na sede municipal, a primeira dama e atuante secretária da Educação, Virgina Souza Aguiar, esteve realizando visitas de inspeção ao Centro de Educação Infantil (CEI) e às escolas de ensino infantil Maria José Rodrigues Ponte e Francisco Hermínio Ponte. 

Na volta às atividades letivas de 2016, todas as escolas municipais estão devidamente preparadas, com materiais didáticos e fardamentos escolares já tendo sido distribuídos aos alunos, por parte da Secretaria Municipal da Educação (SME). É a volta às aulas!...

CONFIRA MAIS FOTOS, CLICANDO NO LINK ABAIXO...