Prosseguem as obras de complementação do sistema de esgotamento sanitário de ruas do centro e bairros periféricos da cidade de Cariré

FOTO:VICENTE J.RODRIGUES




FOTOS: CORTESIA RENATO BRANDÃO







Tendo como agentes participantes o Governo do Estado do Ceará e o Orçamento Geral da União (OGU) e empregando um total de 40 operários, prosseguem nesta cidade as obras de complementação do sistema de esgotamento sanitário de Cariré, já realizados os seguintes serviços: terraplanagem das lagoas de tratamento de esgotos, as quais se dividem em uma facultativa e duas de maturação; construídos um total de 627, 85 metros lineares de rede coletora de esgotos, o que corresponde a 14% de um total geral de 4.557, 33 metros lineares a serem executados até o final de abril do corrente ano.

FOTO & TEXTO: VICENTE J.RODRIGUES


Segundo informações do engenheiro civil e residente no canteiro de obras, Renato Oliveira Brandão, que por sinal é filho natural de Cariré, os bairros que serão beneficiados são os seguintes: Bairro de Fátima, Bairro do Paraíso, Bairro Campo de Aviação, Bairro do Fórum. Algumas ruas do centro da cidade também serão beneficiadas.

Conforme está escrito na placa indicativa da obra (primeira foto acima), afixada na entrada da cidade de Cariré, nas imediações da CE-183, o valor da mesma está orçado em R$ 1.316.224,29. Construtora licitada e ganhadora da concorrência para realizar os serviços foi a Santex Construções Limitada. São ainda co-participantes na realização das obras de complementação do sistema de esgotamento sanitário de Cariré, a Fundação Nacional de Saúde-Funasa e a Companhia de Água e Esgoto do Estado do Ceará-Cagece.

Conforme declarações do engenheiro Renato Oliveira Brandão (na foto), ainda faltam serem realizados os seguintes serviços: Revestimento de concreto da lagoa de tratamento e conclusão do restante da rede coletora de esgotos, o que corresponde ao total de 3.929,40 metros lineares. A previsão para a entrega dos serviços é para final de abril de 2012.

Segundo ainda Renato Brandão, a ampliação e complementação do esgotamento sanitário da cidade de Cariré, trará relevantes benefícios, dentre os quais, a melhora significativa da saúde pública - com a prevenção de doenças, o aumento da produtividade e da renda do trabalhador, além de contribuir para a valorização de imóveis do entorno.