CMS faz reivindicações pela melhoria da qualidade dos atendimentos do SUS, Programa de Saúde da Família (PSF) e Hospital Municipal de Cariré-CE

Na última terça-feira (29), às 9h, aconteceu na "Casa dos Conselhos, a reunião ordinária do Conselho Municipal de Saúde (CMS) de Cariré, referente ao mês de março de 2016. A reunião foi coordenada pelo atual presidente do CMS, Francisco Douglas Farias, que inicialmente convidou dois usuários do SUS para participarem do I Fórum Regional de Sobral, que debaterá sobre o tema Dengue, Ziva Vírus e Febre Chikungunya.

Em seguida, o conselheiro Ismael Paiva falou sobre o grande número de pessoas na Sala de Regulação da Secretaria da Saúde de Cariré, para marcar exames, pois está havendo bastante discussão entre os clientes do SUS, já que as cotas destinadas ao Município são poucas e não estão sendo suficientes para atender a todos.

Por sua vez, a conselheira e diretora do Hospital Municipal de Cariré, Lusileida Ximenes Portela, propôs a realização de uma reunião com os médicos do mencionado Hospital, para informar aos mesmos sobre a quantidade de vagas de exames disponíveis para Cariré, dando mais preferência aos pacientes graves que realmente tenham necessidades dos exames.

Enquanto isso, a maioria dos conselheiros de saúde solicitam que seja feita uma resolução por parte da Secretaria Municipal da Saúde de Cariré, no sentido que todos os profissionais dos Territórios do Programa de Saúde da Família compareçam aos seus locais de trabalho nos horários certos e que possam cumprir a carga horária completa. 

A resolução também é valida para todos os profissionais médicos que atuam no Hospital Municipal de Cariré, pois a diretora Lusileida Ximenes afirmou aos conselheiros presentes que será irá mudar a escala dos médicos, adaptando-a à nova resolução do Município. Após as discussões, os conselheiros presentes aprovaram a confecção da nova escala do Hospital e "não aceitando mandar médico substituto e que os médicos cheguem no horário correto, cumprindo suas cargas horárias de trabalho".