STDS / SENAR-CE promoveram o Curso de Conservas Vegetais na localidade de Juré, município de Cariré-CE


Nos dias 24 a 27 de Agosto aconteceu o Curso de Conservas Vegetais, no alpendre da Deuzimar, localidade rural de Juré, município de Cariré. O curso foi ministrado pela professora Valdiana do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), além da distribuição de apostilas, avental e toca, ofereceu também almoço e duas merendas para todos os participantes. A referida capacitação ensinou a fazer tempero completo líquido e pastoso, pasta de alho, molho de tomate e outros temperos e condimentos. O curso aconteceu em mais uma parceria do SENAR com a Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social de Cariré (STDS). 

Para a Secretária de Trabalho e Desenvolvimento Social de Cariré, Cláudia Nascimento Gonçalves, "este curso é mais uma vitória para o desenvolvimento sustentável da nossa agropecuária familiar. Algumas pessoas me perguntam o porque de tantos cursos, mas como qualificar, aperfeiçoar e aderir a novos aportes tecnológicos sem estar frequentemente aprendendo? Quem considerar que já sabe tudo estará sempre fadado ao fracasso, em ser aniquilado pelo futuro. Não podemos estar recebendo tantos produtos da agropecuária familiar sem primar pela sua qualidade que envolve etapas como envasamento, armazenamento e locomoção dos produtos".


Já o nosso Prefeito Antonio Martins declarou que "este Curso de Conservas Vegetais assegura uma diversificação de produtos da agropecuária familiar, os quais poderão fazer parte do PNAE, PAA e Compras Institucionais, no ano que vem, tais como pasta de alho, tempero completo e outros que normalmente temos comprado da grande indústria. Por isso, um dos cursos profissionalizantes da Escola Técnica é a agroindústria que qualifica a nossa mão-de-obra para tornar mais rentável a nossa principal atividade econômica, que é a agropecuária familiar."

AUTOR DA MATÉRIA:
Virgílio Félix de Lima - assistente social e coordenador de cursos da STDS de Cariré-CE.


FOTO/ARQUIVO

Campanha de multivacinação lançada na Região Norte, na cidade de Massapê

O secretário da Saúde do Estado, Henrique Javi (na foto), participou na manhã desta quarta-feira, 21 de setembro, do lançamento da Campanha Nacional de Multivacinação 2016 na Macrorregião de Saúde de Sobral, na Unidade Básica de Saúde Nossa Senhora de Fátima, em Massapê. A campanha começou na segunda-feira, 19 de setembro, para atualizar a caderneta de vacinação das crianças menores de cinco anos de idade, meninas de nove anos de idade e adolescentes de 10 a menores de 15 anos de idade. No Ceará serão mobilizados 10 mil profissionais de saúde em 2.368 postos fixos de vacinação, até 30 de setembro, com o de mobilização nacional em 24 de setembro. “Fazer saúde não é só com os médicos e enfermeiros, precisa da participação da comunidade, precisamos fazer a nossa parte”, enfatizou Henrique Javi no lançamento da campanha.

LEIA MAIS (Clicando no link da matéria original)...