Espetáculo teatral da Paixão de Cristo será realizado nos dias 21 e 22 de abril, na quadra coberta de Cariré

FOTOS: CORTESIA DA SECRETARIA MUNICIPAL DA CULTURA E TURISMO


Estão sendo ultimados os preparativos para a apresentação da peça teatral sobre a Paixão de Cristo, nos dias 21 e 22 de abril de 2011, tendo como cenário, o grande palco ao ar livre que está sendo montado nas dependências do Ginásio Esportivo Raimundo Nery (quadra de esportes), desta cidade. O Espetáculo Teatral Paixão de Cristo de Cariré 2011 recebe total apoio da Prefeitura Municipal de Cariré, através da Secretaria da Cultura e Turismo, Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social, Secretaria da Infraestrutura, Secretaria de Transportes e Secretaria da Educação.

APRESENTAÇÃO

O projeto Espetáculo Teatral Paixão de Cristo de Cariré 2011 é uma ação do desenvolvimento para qualificação cultural de um conjunto de bairros, comunidades e/ou distritos do Município de Cariré, onde se concentra um elevado percentual de população que não tem acesso à cultura.

JUSTIFICATIVA

Como forma de criar oportunidades e revelar novos talentos, o Espetáculo Teatral Paixão de Cristo de Cariré 2011 reafirma o interesse cultural e religioso dos carireenses, durante mais de uma década e meia de apresentação da vida, morte e ressurreição de Jesus Cristo. Esse projeto, que tem sua culminância os dias 21 e 22 de abril de 2011,com estimativa de público de cinco mil pessoas por noite, que saem de suas casas para ao espetáculo que acontece no Ginásio Esportivo Raimundo Nery, de Cariré. Espera entre outras coisas, identificar, incorporar e integrar as tendências culturais vocacionadas do município, criando um espaço referencial básico do cidadão, somando a reafirmação da tradição que a cada dia vem atraindo um maior número de pessoas para as respectivas apresentações.

OBJETIVO GERAL

O objetivo geral desta proposta consiste em reforçar a tradição cultural e religiosa do município, em conjunto com outras ações culturais implementadas pelo setor público municipal, contribuindo para o fortalecimento da tradição das artes cênicas, realizando um espetáculo popular ao ar livre e que permita o acesso de grandes platéias ao teatro. Especificamente o projeto objetiva a inserção de 120 jovens, além de dezenas de figurantes, que se capacitarão na medida em que participem das oficinas e ensaios ao longo da preparação para apresentação do espetáculo.

Encerrado ontem(18), o cronograma de atividades do Projeto Renascer

FOTOS: VICENTE JOSÉ RODRIGUES




















Ontem(18), na quadra coberta Raimundo Nery, houve o encerramento do cronograma de atividades do Projeto Renascer, que trabalhou com os grupos e projetos que são atendidos pela Secretaria Municipal do Trabalho e Desenvolvimento Social e, que teve como objetivos, despertar em meio aos participantes, o significado da Páscoa, além de transmitir conhecimentos e vivências pascal em nossas vidas, unindo idosos, adolescentes e crianças. Participaram das ações realizadas pelo Projeto Renascer, os grupos de idosos de Anil, Arariús, Juré, Jucá, Muquem de São Pedro, Flores, Tapuio e sede municipal; o Projovem Adolescente de Arariús, Alto Feliz, Alto dos Honório, Boa Esperança, Caveira, Cacimbas, Flores, Jucá, Juré, Serrote Branco, Sede I e II, além do Projovem Urbano, alunos, professores e coordenadores; os PETIs de Arariús, Anil, Caiçara, Jucá, Tapuio, Sede I e II.

Por ocasião do evento, o assistente social Virgílio Félix leu uma bela mensagem pascal, representando a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social. Logo após, a primeira dama e secretária municipal do Trabalho e Desenvolvimento Social, Virgina Souza Aguiar, agradeceu a todos os grupos que participaram na realização do Projeto Renascer. Já o vice-prefeito Elmo Roberto Aguiar fez uso da palavra para desejar a todos os carireenses uma Páscoa cheia de paz, perdão e amor ao próximo. O prefeito Antônio Martins também agradeceu a presença do público presente ao evento e a todos os que participaram das atividades que foram promovidas pelo projeto, em localidades e distritos do Município de Cariré.

Estiveram presentes ao evento, o presidente da Câmara Municipal de Cariré, Francisco Nery Neto, o secretário de Transportes, Eduardo Miranda, a secretária da Cultura, Regina Farias e o secretário da Agricultura, Ubirajara Mesquita, além do vereador e líder do prefeito na Câmara Municipal, Irineu Brandão.

Encerrando com brilhanismo o Projeto Renascer, houve apresentações do Grupo da Terceira Idade Cidadã, com a encenação do "Lava-pés"; das crianças do PETI, na companhia do Projovem Adolescente; de alunas do Projeto "Dança Criança, Cresce Mamãe", com coreografias de ballet, além do Projovem Adolescente da Sede I e II, com exibição de dança. Ao final houve a distribuição de lembrancinhas da Páscoa entre os membros dos grupos.