1º Encontro de Apicultura de Cariré-CE realiza debates sobre novas tecnologias e melhoria na produção do mel de abelhas

Foi realizado no último dia 12 de Setembro, na Fazenda do Zé Valdir, a partir das 9:00 horas da manhã, o 1º Encontro de Apicultura de Cariré, que aconteceu na localidade rural da Rozilha. O encontro teve o apoio da Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), da Secretaria de Agricultura, Pesca e Agronegócio, pertencentes à Prefeitura Municipal de Cariré, da Universidade Vale do Acaraú (UEVA) e da Ematerce.  Na oportunidade participaram vários apicultores do Alto dos Honórios, Caiçara, Muquém de São Pedro e Rozilha, que tomaram conhecimento de diversificados aportes tecnológicos existentes para incremento da produção e aumento da rentabilidade financeira de suas colmeias. 

O Professor José Everton Alves da UVA - Doutor em Apicultura explicou que o produto menos rentável da apicultura, normalmente é o único que é explorado, ou seja, a produção do mel. Outros produtos bem mais rentáveis economicamente sequer são coletados pelos apicultores como o própolis, pólen e o veneno das abelhas; este último chega a 80 reais o grama, mais caro que a grama do ouro. Na ocasião, a UEVA prontificou-se com os apicultores que desejarem coletar estes novos produtos o acesso imediato aos compradores destes produtos. 

Da mesma forma houve várias trocas de experiências e dicas para incrementar a produção do mel em Cariré, que é muito baixa, em torno de 13 quilos por colmeias, enquanto que em outros locais do Ceará já ultrapassa aos 30 quilos. Por isso ficou acertado a necessidade de haver novo encontro que acontecerá no próximo dia 07 de novembro, a partir das 9:00 horas da manhã, onde haverá troca de cera bruta pela beneficiada, aquisição de novas princesas, acompanhamento do bebedouro das abelhas e outros. Também ficou acertado que todos os apicultores de Cariré ficam convidados em participar do novo encontro, em que será oferecido um almoço aos participantes e apresentado uma super colmeia aos  que será instalada na fazenda Rozilha. 

Já o nosso Prefeito Elmo Aguiar afirma que "A produção do mel e seus derivados é de fundamental importância para a diversificação e aumento da rentabilidade econômica do nosso agricultor-extrativista. Tomamos conhecimento que já existe em Cariré agricultores que tem na apicultura a sua principal fonte de renda entre todas as atividade agropecuárias que exerce, como é o caso do Antonio Lopes do Muquém de São Pedro. Nossa Prefeitura apoia todo o incremento desta atividade econômica que convive muito bem com o semiárido, ocorre todos os dias do ano e ainda tem muito mais a nos oferecer a partir do aumento da produção do mel e, principalmente, com com o início da sua diversificação, através desta parceria da UVA e do envolvimento dos nossos apicultores, em particular do Zé Valdir que vem dando suporte para estes encontros. E ainda vale lembrar, que juntamente com o restante do Ceará e do Nordeste, somos os produtores do mel mais delicioso do mundo, o 'mel do marmeleiro', através de reconhecimento internacional emitido pelos melhores especialistas mundiais".